Analysis of the nursing service in the process of hospital strategic planning/El analisis del servicio de enfermeria en el proceso de planeamiento estrategico en hospital/Analise do servico de enfermagem no processo de planejamento estrategico em hospital.

Autorde Oliveira, Leonardo Rocha
CargoArtigo--Estrategia Empresarial
  1. INTRODUCAO

    Em razao da evolucao tecnologica e das novas necessidades de assistencia a saude, as instituicoes hospitalares passaram a ser gerenciadas como empresas complexas, usando modernas tecnicas de gestao e buscando maior competitividade no mercado.

    A estrutura do atendimento a saude no Brasil sofreu transformacoes ao longo da historia do pais, adaptando-se a realidade politica e economica. Atualmente, vigora o Sistema Unico de Saude (SUS), que gerencia os recursos e integra as acoes de saude no pais (KUAZAQUI; TANAKA, 2008). Nesse contexto situa-se o hospital, considerado como o ambiente mais complexo do sistema de atendimento a saude, o maior consumidor de recursos e o local onde se apresentam os novos avancos no atendimento (KURCGANT, 2005; JCR, 2008; MALAGUTTI; CAETANO, 2009).

    O ambiente de prestacao de servicos hospitalares tornou-se tao competitivo quanto o de qualquer empresa. Um dos caminhos escolhidos para obter vantagens competitivas e o planejamento estrategico, adotado para desenvolver o posicionamento da empresa e definir metas e oportunidades (KURCGANT, 2005). A formulacao e a implantacao do planejamento estrategico em uma organizacao pressupoem modificacoes na cultura organizacional, o que implica envolvimento de todos os integrantes dos mais diversos niveis hierarquicos da instituicao, pois a acao de cada individuo, em curto prazo, determinara os objetivos e metas da organizacao em longo prazo (MALAGUTTI; CAETANO, 2009).

    O servico de enfermagem constitui parte integrante do contexto hospitalar, tem cultura propria e representa a maior area em numero de profissionais do hospital (GUSTAVO, 2001). E um servico atuante vinte e quatro horas por dia e seu objetivo e garantir a continuidade da assistencia ao paciente. A equipe de enfermagem e constituida pelo enfermeiro, tecnicos e auxiliares de enfermagem, sob coordenacao do primeiro, responsavel legalmente pela equipe (KUAZAQUI; TANAKA, 2008).

    O servico de enfermagem, por suas caracteristicas, tem estreita relacao com as atividades de gestao da assistencia (JCR, 2008). Sua acao tem repercussao nos propositos do hospital como empresa, pois atua diretamente com o paciente e envolve acoes pertinentes aos processos de gestao da instituicao (COUTO; PEDROSA, 2007; LEE, 2009).

    A instituicao-alvo deste trabalho e o Hospital Sao Lucas da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (HSL/PUCRS), caracterizado como instituicao filantropica e de ensino, que adotou o planejamento estrategico como forma de atingir suas estrategias de gestao (GUSTAVO, 2001). O trabalho analisa a atuacao do enfermeiro no processo de implantacao do Planejamento Estrategico do HSL/PUCRS a partir da percepcao dos gestores do servico de enfermagem. A investigacao tem por finalidade contribuir para a avaliacao do Planejamento Estrategico no que se refere ao servico de enfermagem, apontando atividades criticas para o processo de implantacao. Deve ainda contribuir para a pratica de gestao das organizacoes hospitalares, as quais, cada vez mais, buscam posicao de destaque no competitivo mercado dos servicos de saude.

  2. ESTRATEGIA E GESTAO HOSPITALAR

    A tendencia no setor da saude tem sido adotar cada vez mais sistemas de gestao que garantam a qualidade, porque existe uma concorrencia cada vez mais acirrada, associada a uma forte regulamentacao do setor, em um cenario de economia globalizada (COUTO; PEDROSA, 2007).

    O setor hospitalar caracteriza-se por mudancas constantes, com impactos sociais e economicos que devem ser considerados nas tomadas de decisao de negocios. Segundo Malagon-Londono, Morera e Laverde (2003), "o hospital e o ponto focal das promessas mais comprometedoras do sistema de saude". E o local onde sao resolvidos os problemas de maior complexidade e tambem o meio de avaliacao de todos os resultados de projetos para melhorias do sistema de saude.

    O ambiente hospitalar e constituido por diferentes organismos que interagem com empresas e profissionais do mercado de saude e os influenciam. E um segmento com caracteristicas distintas, com variaveis controlaveis, tal como o gerenciamento dos colaboradores, e variaveis incontrolaveis, como a situacao politica e economica do pais, que interferem na qualidade dos servicos prestados a populacao (KUAZAQUI; TANAKA, 2008).

    Estrategias estabelecidas no processo de gestao hospitalar devem prever como a estrutura organizacional se comportara nas mais adversas situacoes, e o Planejamento Estrategico e um dos caminhos escolhidos pelos gestores para a obtencao de uma posicao de destaque no contexto da saude. Segundo Zanon (2001:1), "a assistencia medicohospitalar e tao complexa quanto uma orquestra sinfonica. Todos os seus instrumentos devem estar afinados, coordenados e dirigidos de forma a obter o rendimento maximo".

    O hospital e uma instituicao com caracteristicas peculiares, cuja concepcao como empresa e recente. O desafio de implantar o planejamento estrategico implica definir que posicao ser quer atingir no mercado, identificar recursos internos, suas competencias e deficiencias, e conhecer seus concorrentes (PORTER; TEISBERG, 2004).

    Historicamente, as decisoes estrategicas nos hospitais tem assumido uma caracteristica de padrao de comportamento (MINTZBERG; QUINN; 2001).

    A tarefa de administrar hospitais foi sendo construida gradativamente, em um processo de tentativa e erro, para solucionar os problemas que surgiam. Os modelos encontrados para administrar os hospitais foram reproduzidos de instituicao para instituicao, o que caracteriza um padrao de acoes que gerou base de conhecimento para as acoes futuras. A competitividade entre os hospitais determinou o aprimoramento das competencias das empresas hospitalares. Esse tipo de estrategia aproxima-se do que se conhece como estrategiapadrao, ou seja, quando alguem promove consistencia de comportamento em um fluxo de acoes padronizado (MINTZBERG, 2004).

    Outra situacao que pode ser descrita por um dos conceitos de Mintzberg (2004) para estrategia relaciona-se a imprevisibilidade caracteristica do setor de saude. E um setor altamente dinamico, no qual os gestores se deparam, frequentemente, com situacoes que requerem rapida tomada de decisao e envolvem o bem-estar ou ate mesmo a vida dos pacientes, bem como a sobrevivencia da organizacao. Tais situacoes resultaram em aprendizado para os gestores da saude, os quais aprenderam a trabalhar com estrategias emergentes sem modificar completamente o rumo da empresa. Nas estrategias emergentes, conforme Mintzberg e

    Quinn (2001:28), "os padroes se desenvolvem na ausencia de intencoes ou a despeito delas". Isso se refere a capacidade da empresa de adaptar-se rapidamente as necessidades do meio, sem que isso signifique total mudanca de estrategia (MINTZBERG, 1997).

    Santos (1998) observa que a organizacao hospitalar tem como caracteristica a elevada diferenciacao (e pobre integracao) entre as partes que a compoem, sendo permeada de natural tensao entre os profissionais nela atuantes. Isso traz dificuldades ao administrador hospitalar que busca harmonizacao e equilibrio. Em um extremo da organizacao estao os gestores, responsaveis pelos aspectos administrativos que mantem o funcionamento do hospital. No outro, estao os medicos e enfermeiros, responsaveis pela assistencia direta ao paciente.

    Paralelamente a atuacao dos profissionais da area tecnica na prestacao da assistencia ao paciente, evidencia-se o papel dos gestores como base estrutural para o funcionamento da instituicao. Para essa situacao, ha uma definicao de estrategia que se aproxima da forma de gestao caracteristica da area hospitalar. Trata-se da estrategia definida por Mintzberg e Quinn (2001:29) como guarda-chuva, na qual uma lideranca com controle parcial das acoes da organizacao define metas estrategicas ou limites dentro dos quais os demais precisam agir. Essa estrategia tambem pode ser chamada de deliberadamente emergente, uma vez que a lideranca permite propositadamente a flexibilidade de manobra e de padronizacao nos fluxos de acoes.

    Tal estrategia pode ser observada nos hospitais, pois muitas decisoes sao baseadas em aspectos tecnicos dos profissionais que prestam assistencia ao cliente. Essas decisoes tem embasamento na formacao de cada profissional, medicos e enfermeiros, os quais sao geralmente mais fieis a profissao do que a instituicao na qual trabalham. Assim, os rumos da organizacao, tais como as diretrizes e o negocio do hospital, sao delineados pelos gestores, que estabelecem os limites para o trabalho dos profissionais. As decisoes diarias de carater tecnico, porem, sao da competencia dos medicos e enfermeiros, conforme os principios norteadores de sua pratica profissional. Portanto, para uma organizacao hospitalar ter sucesso e necessario o conhecimento de suas competencias. Esse processo sera facilitado se houver articulacao entre a area administrativa e a area tecnica, pois a equipe que presta assistencia direta ao paciente e que tem o maior poder de manter o cliente ou afasta-lo em direcao a concorrencia.

    Ao analisar a organizacao hospitalar, Mintzberg (1997) propoe um modelo que caracteriza os hospitais em quatro dimensoes: cuidados (care), cura (cure), controle (control) e comunidade (community). Essas dimensoes sao representadas, respectivamente, pelos enfermeiros, pelos medicos, pelos administradores hospitalares e pela entidade mantenedora. Santos (1998:55), que afirma que essas dimensoes interagem dinamicamente e tendem a desenvolver naturais coalizoes de poder, destaca que:

    Os enfermeiros tendem a formar uma coalizao interna com os gerentes (contra os medicos) e uma "coalizao clinica" com os medicos (contra os gerentes), ao mesmo tempo em que estao mais distantes dos membros da comunidade. Os medicos tendem a estar mais distantes dos gerentes e relacionam-se clinicamente com os enfermeiros, mas tambem desenvolvem uma especie de coalizao de status com os membros da entidade mantenedora.

    O desafio de administrar a organizacao...

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