Análise de maturidade da gestão do conhecimento em uma tutoria de cursos de graduação a distância

AutorMileide Marlete Ferreira Leal Sabino, Marilda Todescat, Neri dos Santos, Alexandre Marino Costa
CargoUniversidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. email: mileide.sabino@gmail.com - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. email: marildat@gmail.com - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. email: nerisantos@gmail.com - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. email: marino@cse.ufsc.br
Páginas69-85
R C A
Análise de Maturidade da Gestão do Conhecimento em uma Tutoria de Cursos de Graduação a Distância
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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RESUMO
O objetivo geral deste artigo foi de realizar um diagnóstico
do grau de maturidade em Gestão do Conhecimento - GC na
Tutoria dos Cursos de Graduação a distância do Departamento
de Ciências da Administração da UFSC. Este trabalho é decor-
rente de um estudo de caso com abordagem quantitativa,
caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, documental
e aplicada, baseada em uma estrutura teórica e conceitual
pertinente ao tema. Para a identicação da maturidade em
GC, adotaram-se sete critérios baseados no modelo de Batista
(2012). A análise das respostas demonstrou que a maioria dos
critérios está com o nível baixo de maturidade em GC, com
exceção do critério da tecnologia. Os resultados da pesquisa
quantitativa mostram um diagnóstico sobre a maturidade
em Gestão do Conhecimento, apontando os pontos fortes e
oportunidades de melhorias, proporcionado uma orientação
quanto às ações e iniciativas para o desenvolvimento de um
futuro Modelo de GC para a Tutoria.
Palavras-Chave: Gestão Universitária; Educação a Distância;
Tutoria; Gestão do Conhecimento
ABSTRACT
The general objective of this article was to make a diagnosis of
the degree of maturity in Knowledge Management - (GC) in the
tutoring of distance courses of graduation at the Department
of Administration Sciences at UFSC. This work is the result of
a case study with a quantitative approach, characterized as a
descriptive, documentary and applied research, based on a
theoretical and conceptual structure relevant to the theme.
To identify maturity in CG, seven criteria were adopted based
on Batista’s model (2012). The analysis of the answers showed
that most of the criteria have a low level of maturity in GC,
with the exception of the technology criterion. The results of
the quantitative research show a diagnosis on the maturity
in Knowledge Management, pointing out the strengths and
opportunities for improvement, providing guidance on the
actions and initiatives for the development of a future KM
Model for Mentoring.
Key-words: University Management; Distance Education;
Mentoring; Knowledge management
ANÁLISE DE MATURIDADE DA GESTÃO DO
CONHECIMENTO EM UMA TUTORIA DE
CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Knowledge Management Maturity Analysis
in a Distance Graduation Course Tutorial
Mileide Marlete Ferreira Leal Sabino
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
email: mileide.sabino@gmail.com
Marilda Todescat
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
email: marildat@gmail.com
Neri dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
email: nerisantos@gmail.com
Alexandre Marino Costa
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
email: marino@cse.ufsc.br
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e61580
Submetido: 16/02/2019
Aceito: 19/06/2020
Mileide Marlete Ferreira Leal Sabino • Marilda Todescat • Neri dos Santos • Alexandre Marino Costa
Revista de Ciências da Administração • v. 21, n. 55, p. 69-85, Outubro. 2019
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1 INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo, as organizações de-
vem estar preparadas para enfrentar e aprender a lidar
com uma turbulência de acontecimentos, e um dos
principais desaos é a capacidade de gestão do poten-
cial intelectual, caracterizada pela sua complexidade.
Essas constantes mudanças provocam alterações
profundas no modo como elas foram, são e serão ad-
ministradas. As incertezas provocadas pelo processo
da Revolução da Informação, desregulação e os novos
modelos gerenciais são os grandes desaos que os
indivíduos, as organizações e a sociedade têm que
enfrentar no cotidiano (SOARES, 2012).
Assim, as organizações compreendem que, ao
longo do tempo, o conhecimento torna-se impres-
cindível e os estudos sobre criação e a gestão do co-
nhecimento organizacional ganham evidência; uma
vez que o conhecimento organizacional pode ser visto
como impulsionador de desenvolvimento, este tende
a evoluir. Por ser o ativo mais importante da organi-
zação, é o principal ingrediente do que se produz, se
faz, se compra e se vende (STEWART, 1998).
No atual cenário pelo qual passa o Brasil e por
consequência as Instituições Públicas, faz-se mais que
necessário, o desenvolvimento de um estudo capaz de
alavancar uma eciente Gestão Pública, calcada nos
valores essenciais para uma Administração Pública de
qualidade, tendo como vetores principais a melhoria
dos serviços prestados à comunidade de maneira
geral, a maximização dos recursos públicos aplicados
e a plena satisfação do servidor público em oferecer
serviços de qualidade à sociedade e seus usuários.
Meyer Junior (2000) contribui para este conceito
ao armar que os administradores públicos, especi-
camente os universitários, devem romper barreiras
internas, estruturais, burocráticas e, principalmente,
comportamentais para que as instituições possam
se alinhar dentro de uma nova realidade e cumprir a
sua missão, prestando serviços relevantes à sociedade.
Importante lembrar que o Brasil, a exemplo
de tantos outros países, que já adotam políticas
públicas levando em consideração a visão holística
na administração, não pode deixar de aplicar um
gerenciamento ecaz do conhecimento, onde tem que
haver critérios lógicos de manutenção, disseminação,
compartilhamento e perenização dos conhecimentos,
pois segundo Meyer Junior (2000, p. 142):
A sociedade atual, baseada em alta tecnologia e denominada
“sociedade do conhecimento” destaca-se pelo capital intelectual
considerado fator crítico, estratégico e diferenciador entre as
organizações, países e regiões. Isto coloca as instituições de
ensino superior, por denição “organizações do conhecimento,
no centro das mudanças. Contudo, esta posição estratégica não
está sendo devidamente entendida pelos administradores uni-
versitários, pelo setor produtivo e muito menos pela sociedade.
As empresas privadas e públicas necessitam de
uma implementação da Gestão do Conhecimento
para sobreviver na economia da informação (BA-
TISTA, 2012). A Gestão do Conhecimento é um
método integrado de criar, compartilhar e aplicar
conhecimento para aumentar a eciência; melhorar
a qualidade e a efetividade social; e contribuir para a
legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade
na administração pública e para o desenvolvimento
brasileiro (BATISTA, 2012).
No tocante, Sveiby (2001) elucida que os tra-
balhadores do conhecimento são os principais res-
ponsáveis pela criação de riqueza organizacional. O
sucesso e a sobrevivência das empresas dependem
do desempenho de seus colaboradores. Neste caso,
a tutoria pode obter a eciência e ecácia mediante
uma gestão do conhecimento integrada à gestão do
mesmo. Pois segundo o autor, as organizações so-
mente podem melhorar seu desempenho obtendo
o que as pessoas têm de melhor, ou seja, gerenciado
as competências de sua equipe a m de se conseguir
maior produtividade e consequentemente melhores
resultados.
Nas universidades, a Gestão do Conhecimento
(GC) permite que uma organização esteja ciente do
conhecimento individual e coletivo que permeia
toda sua estrutura, para que possa fazer uso mais
ecaz do conhecimento que possui, anal, são ativos
intelectuais.
Diante deste contexto, a gestão do conhecimento
na tutoria de educação a distância pode colaborar
para um melhor rendimento dos alunos no que se
refere à aprendizagem e para a melhoria do desem-
penho do curso em termos da gestão (NUNES, 2012).
Assim, sob a luz dos referenciais teóricos utiliza-
dos neste estudo é que resultaram na proposta deste

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