Análise e mapeamento de processos em uma empresa de engenharia prestadora de serviço ao setor ferroviário

AutorJanaina Marchi
Páginas65-79
Revista Global Manager
V. 17, N. 1, 2017
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
ANÁLISE E MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA
PRESTADORA DE SERVIÇO AO SETOR FERROVIÁRIO
Guilherme Foletto Moraa, Janaina Marchib, Tatiane Horbec, Andressa Henning Silvad, Gilnei Luiz
de Mourae
a Graduado em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. guifolmora@yahoo.com.br
b Graduanda em Administração. Universidade Federal de Santa Maria.marchijanaina@gmail.com.br
cMestranda em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. tatianehorbe@gmail.com
d Doutoranda em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. dedahs.as@gmail.com
eDoutor em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. mr.gmoura.ufsm@gmail.com
Informações de Submissão
Autor Correspondente Janaina Marchi,
endereço: Rua Riachuelo, 335 Santa
Maria - RS - CEP: 97050-010.
.
Recebido em 30/01/2015
Aceito em 04/03/2018
Publicado em 05/03/2018
Resumo
Com a privatização do transporte ferroviário e a concessão das linhas
à empresas privadas, surgiu um novo mercado para novas empresas
prestadora de serviços. A empresa analisada neste estudo, é uma
empresa prestadora d e serviço no setor ferroviário no Rio Grande do
Sul, especializada na manutenção de Via Permanente, abrangendo
todos os serviços existentes nesse setor. O presente trabalho tem
como objetivo o mapeamento dos processos relativos aos serviços
oferecidos pela empresa, visando criar um modelo a ser seguido a
fim de padronizá-los. Esta pesquisa classifica-se como descritiva
respaldada pela análise q ualitativa dos dados. P rimeiramente, foi
necessário o levantamento bibliográfico para conhecimento dos
conceitos e aplicações do Mapeamento de Processos. Para
levantamento dos procedimentos na realização do serviço foram
realizadas entrevistas não estruturadas e con versas informais com os
engenheiros da empresa e observação do trabalho no setor de
produção. Nos resultados, apresentam-se a descrição d a empresa, o
mapeamento dos processos, e sugestões de melhorias.
Abstract
With the privatization of rail transport and the granting of lines to
private companies, a ne w market for new companies providing
services. T he company a nalyzed in this study, is a ser vice provider
company in the railway sector in Rio Grande do Sul, specialized in
the maintenance of Permanent Way, covering all existing services in
this sector. This study aims to map the processes of the services
offered by the company, to create a model to be followed in order to
standardize them. T his research is classified as descriptive supported
by qualitative data analysis. First, the literature for knowledge of the
concepts and applications of Process Mapping was necessary. To
survey the procedures in performing the service interviews were
Palavras-chave
Análise de processos. Mapeamento de
processos. Transporte ferroviário.
.
Keywords
Process analysis. Process mapping.
Railway transport.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT