Análise jurídico-filosófica do sacrifício de animais não humanos no candomblé

AutorPedro Henrique Moreira da Silva
CargoMestrando em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela ESDHC. Bacharel em Direito pela ESDHC. Bacharelando em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Advogado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8217-2169 / e-mail: pedroadvdireito@gmail.com
Páginas27-43
Dom Helder - Revista de Direito, v.2, n.2, p. 27-43, Janeiro/Abril de 2019
ANÁLISE JURÍDICO-FILOSÓFICA DO
SACRIFÍCIO DE ANIMAIS NÃO
HUMANOS NO CANDOMBLÉ
Pedro Henrique Moreira da Silva1
Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
Artigo recebido em: 03/12/2018
Artigo aceito em: 08/02/2019
1 Mestrando em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela ESDHC. Bacharel em Direito pela ESDHC.
Bacharelando em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Advogado. ORCID: https://orcid.
org/0000-0002-8217-2169 / e-mail: pedroadvdireito@gmail.com
Resumo
O estudo pretende suscitar a questão
do conito entre liberdade religiosa e
direito animal, no que tange ao sacrifí-
cio de animais não humanos nos cultos
de Candomblé – religião de matriz afri-
cana. Recorrendo ao método hipotéti-
co-dedutivo e à pesquisa bibliográca,
buscar-se-á uma análise da temática
pelas perspectivas do Direito e da Fi-
losoa, sem furtar-se da consideração
dos aspectos éticos, sociais, étnicos,
teológicos e do ordenamento jurídico
internacional. Isto é, ao mesmo tempo
em que os animais não humanos serão
apresentados nas perspectivas dos prin-
cípios da dignidade – que decorrem das
noções de “outridade” –, também serão
consideradas as dimensões da liberda-
de religiosa e da necessidade de coesão
sociocultural para fortalecimento do
debate. Nesse sentido, justica-se a pes-
quisa pela complexidade do tema, pela
necessidade de coerência sócio-política
na discussão e em razão do futuro jul-
gamento da pauta pelo Supremo Tribu-
nal Federal – que mais que recorrer às
jurisprudências estrangeiras, também
deve se preocupar com a as dimensões
losócas e teológicas que envolvem a
causa religiosa e animal.
Palavras-chave: liberdade religiosa;
Direito Animal; Candomblé; Religião;
Direitos Fundamentais.
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Dom Helder Revista de Direito, v.2, n.2, p. 27-43, Janeiro/Abril de 2019
e study intends to raise the issue of the
conict between religious freedom and
animal rights, regarding the sacrice of
animals in the cult of Candomblé – re-
ligion of african origin. Using the hypo-
thetical-deductive method and the biblio-
graphical research, it will seek an analysis
of the thematic by the perspectives of Law
and Philosophy, without evading the
consideration of ethical, social, ethnic,
theological and international legal order.
at is, at the same time that animals
will be presented in the perspective of the
principles of dignity – which stem from
the notions of otherness – the dimensions
of religious freedom and the need for so-
cio-cultural cohesion to strengthen the de-
bate will also be considered. In this sense,
the research is justied by the complexity
of the topic, by the need for socio-political
coherence in the discussion and due to the
future judgment of the agenda by the Su-
preme Court - that rather than resort to
foreign jurisprudence, must also be con-
cerned with the philosophical and theolo-
gical dimensions that involve the religious
and animal cause.
Keywords: religious freedom; Animal
Rights; Candomblé; Religion; Funda-
mental rights.
Abstract
JURIDIC-PHILOSOPHICAL ANALYSIS OF THE
SACRIFICE OF ANIMALS IN THE CANDOMBLÉ
Introdução
A liberdade religiosa consagra-se na Declaração Universal dos Direitos Hu-
mental – essencial para o alcance da dignidade humana. Nesse sentido, o Estado
não pode impor ou vetar religiões e mais, deve tratar de viabilizar o exercício das
crenças – seja no que tange aos rituais, liturgias e demais organizações.
Referido direito ganha importante destaque no ordenamento pátrio, tendo
em vista a constituição religiosa do Brasil. Isto é, com o processo de colonização
e as particularidades que lhe são próprias, o desenvolvimento social no país foi
consideravelmente miscigenado e plural – resultando na absorção de identidades
religiosas já consolidadas e na produção de novas identidades e crenças. É o que se
verica, por exemplo, nos casos da Umbanda e do Candomblé que, por meio do
esforço dos africanos para conservarem a tradição originária em face da imposição
da doutrina católica no império, se sobressaíram como religiões sólidas e que agre-
gam inúmeros crentes.

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