Análise de eficiência na gestão de recursos das Instituições Federais de Ensino Superior à luz da nova administração pública

AutorSaulo Silva Lima Filho - Blênio Cezar Severo Peixe
CargoMestre em Contabilidade (UFPR) - Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)
Páginas88-103
88
Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 17, n. 43, p. 88-103, abr./jun., 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI : https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n43p88
Análise de eficiência na gestão de recursos das Instituições
Federais de Ensino Superior à luz da nova administração
pública
Analysis of efficiency in the management of resources of Federal Institutions of Higher Education in
light of the new public administration
Análisis de la eficiencia en la gestión de los recursos de las Instituciones Federales de Educación
Superior a la luz de la nueva administración pública
Saulo Silva Lima Filho*
Mestre em Contabilidade (UFPR)
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em
Contabilidade – PPGCont (UFPR), Curitiba/PR, Brasil
saulima@ufpr.br
https://orcid.org/0000-0003-2199-8386
Blênio Cezar Severo Peixe
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)
Professor do Programa de Pós-Graduação em
Contabilidade– PPGCont /(UFPR), Curitiba/PR, Brasil
bleniocsp@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8271-0628
Endereço do contato principal para correspondência*
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico, Campus III, CEP:80210-170–Curitiba/PR, Brasil
Resumo
O presente estudo analisa a relação entre as perspectivas de eficiência alocativa, técnica e social nas
Instituições Federais de Ensino Superior. Utilizando conceitos ligados à Nova Administração Pública,
especialmente quanto à busca pela eficiência institucional, que otimiza recursos na promoção de melhores
bens e serviços à sociedade, são obtidos os escores de eficiência por meio da Análise Envoltória de Dados,
para verificar a diferença estatística entre grupos (teste de Kruskal-Wallis) e, por fim, analisar a relação entre
esses conceitos mediante Regressões Simultâneas. Os resultados apontam que, dentre as três perspectivas
de eficiência analisadas, somente o aspecto social, correspondente à proporcionalidade de utilização dos
serviços educacionais, que varia significativamente entre as instituições. Em contrapartida, considerando a
similaridade das perspectivas de eficiência alocativa e técnica, percebe-se que o gasto de recursos públicos
e os indicadores de qualidade de ensino são homogêneos. Ou seja, a qualidade de ensino e seu custo
equivalem entre as instituições.
Palavras-Chave: Nova Administração Pública; Eficiência no Gasto Público; Análise Envoltória de Dados;
Instituições Federais de Ensino Superior
Abstract
This study analyzes the relationship between allocative, technical and social efficiency perspectives in Federal
Institutions of Higher Education. Using concepts related to the New Public Administration, especially regarding
the search for institutional efficiency, which optimizes resources in the promotion of better goods and services
to society, efficiency scores are obtained through the Data Envelopment Analysis. Then, to verify the statistical
difference between groups (Kruskal-Wallis test) and, finally, to analyze the relationship between these
concepts through Simultaneous Regressions. The results show that, among the three perspectives of
efficiency analyzed, only the social aspect, corresponding to the proportionality of the use of educational
services, which varies significantly between institutions. On the other hand, considering the similarity of the
perspectives of allocative and technical efficiency, it is clear that the expenditure of public resources and the
teaching quality indicators are homogeneous. In other words, the quality of teaching and its cost are equivalent
between institutions.
Keywords: New Public Administration; Efficiency in Public Spending; Data Envelopment Analysis; Federal
Higher Education Institutions
Saulo Silva Lima Filho, Blênio Cezar Severo Peixe
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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 17, n. 43, p. 88-103, abr./jun., 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI : https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n43p88
Resumen
Este estudio analiza la relación entre las perspectivas de eficiencia asignativa, técnica y social en las
instituciones federales de educación superior. Utilizando conceptos relacionados con la Nueva Administración
Pública, especialmente con respecto a la búsqueda de la eficiencia institucional, que optimiza los recursos en
la promoción de mejores bienes y servicios para la sociedad, los puntajes de eficiencia se obtienen a través
del Análisis de Envolvimiento de Datos, para verificar la diferencia estadística entre grupos (prueba de
Kruskal-Wallis) y, finalmente, para analizar la relación entre estos conceptos a través de regresiones
simultáneas. Los resultados muestran que, entre las tres perspectivas de eficiencia analizadas, solo el aspecto
social, correspondiente a la proporcionalidad del uso de los servicios educativos, que varía significativamente
entre las instituciones. Por otro lado, considerando la similitud de las perspectivas de eficiencia técnicas y de
asignación, está claro que el gasto de recursos públicos y los indicadores de calidad de la enseñanza son
homogéneos. En otras palabras, la calidad de la enseñanza y su costo son equivalentes entre las
instituciones.
Palabras clave: Nueva Administración Pública; Eficiencia en el gasto público; Análisis de Envolvente de
Datos; Instituciones Federales de Educación Superior
1 Introdução
O estudo formal da administração pública teve uma relevante contribuição ao final da década de 70,
quando se notou a necessidade de reformulação do papel do governo, tornando-o mais ágil e dinâmico na
promoção de bens e serviços à sociedade. Uma contrapartida ao modelo de administração pública
burocrático, que era voltado à prevenção da corrupção e nepotismo, mas que pecava em morosidade,
centralização e autoritarismo (MATIAS-PEREIRA, 2018).
Nesse ambiente surgiu a Nova Administração Pública (NAP), também conhecida como Administração
Pública Gerencial, em que diversos governos buscavam alternativas de aumento de produção e redução de
custos, visando metas de austeridade e meios alternativos de produção (DENHARDT; CATLAW, 2017).
Com o movimento de mudança gerencial, a NAP trouxe a eficiência institucional, percebida pela
produtividade observada frente aos recursos utilizados, comparáveis entre instituições que desempenham
papéis similares, como uma premissa de gestão (MATTOS; TERRA, 2015), o que surtiu reflexos inclusive ao
ambiente acadêmico.
No caso das Instituições Federais de Ensino Superior, os recursos passaram a se destinar à
ampliação da oferta de vagas e manutenção da qualidade de ensino, aliados à gestão econômica de recursos.
Em outras palavras, a eficiência nas instituições de ensino corresponde ao serviço social de transformação
do capital humano, inclusive por meio da formação acadêmica, extensível a maior parcela da população
possível, sem deixar de zelar pela economicidade do recurso público (FØRSUND, 2017).
Consoante a esse entendimento, Mattos e Terra (2015) defendem a necessidade de análise conjunta
da eficiência por diferentes aspectos institucionais. Tanto pela perspectiva alocativa, relacionada ao adequado
uso de recursos orçamentários e financeiros; técnica, pela realização eficaz de suas atividades fins; e social,
quanto à extensão dos serviços públicos à maior parcela possível da população.
Posto isso, tendo em vista as mudanças gerenciais defendidas pela NAP, especialmente quanto à
oferta eficiente de bens e serviços à sociedade, o presente trabalho analisa qual a relação entre as
perspectivas de eficiência Alocativa, Técnica e Social nas Instituições Federais de Ensino Superior?
À vista disso, o objetivo de pesquisa é analisar a relação entre as perspectivas de eficiência Alocativa, Técnica
e Social nas Instituições Federais de Ensino Superior. Para tanto, utilizam-se diferentes ferramentas de
análise, que correspondem à mensuração dos escores de eficiência, com o auxílio da metodologia de Análise
Envoltória de Dados (CASA NOVA; SANTOS, 2008; BOUERI, 2015), para então verificar se há diferenciação
entre as variâncias encontradas perspectivas de eficiência, a fim de analisar a relação entre as diferentes
eficiências encontradas (GUJARATI, 2011; FÁVERO; BELFIORE, 2017).
O presente estudo se mostra relevante por diferentes enfoques, especialmente quanto ao viés teórico,
pela compilação de diferentes conceitos de avaliação de eficiência institucional, permitindo que o desempenho
de organizações possa ser analisado de maneira sistêmica.
Entende-se ainda sua relevância em termos sociais, de maneira que seja observado se instituições
de ensino são hábeis em gerir o ensino com qualidade, à elevada parcela da sociedade, com custos
adequados. Por fim, o aspecto profissional, sob a avaliação da qualidade das instituições de ensino superior,
por meio do trade-off entre a prestação de serviços e os recursos públicos consumidos.
A estrutura do artigo possui um referencial teórico, fundamentado pelos pressupostos da NAP em
particular quanto à eficiência e accountability, após isso são apresentadas as variáveis e hipóteses de
pesquisa, seguidos dos aspectos metodológicos, para então realizar a análise dos dados. Por fim, discorre-
se sobre as considerações finais e conclusões do estudo.
2 Referencial Teórico
O estudo tem como base os pressupostos defendidos pela Nova Administração Pública,

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