Análise do parfor no curso de pedagogia da ufrrj à luz das reformas educacionais

AutorLeandro dos Santos
CargoBacharel em Ciências Sociais, Doutorando em Educação
Páginas1509-1526
Artigo recebido em: 08/03/2018 Aprovado em: 09/05/2018
ANÁLISE DO PARFOR NO CURSO DE
PEDAGOGIA DA UFRRJ À LUZ DAS
REFORMAS EDUCACIONAIS
Leandro dos Santos1
Resumo
O presente trabalho trata, em linhas gerais, dos processos de reformas educa-
cionais inicicados na década de 1990, enfatizando o lugar ocupado pelos orga-
nismos multilaterais, Unesco e Banco Mundial, na organização da Conferência
Mundial de Educação Para Todos de 1990. Os efeitos e a aplicação das diretri-
zes tiradas na Conferência de Jomtien in uenciariam a formulação e revisão
de toda legislação educacional brasileira, tendo incidência inclusive, e, prin-
cipalmente, nos processos de formação docente e nos programas, inclusive no
PARFOR.
Palavras-chave: PARFOR, reformas educacionais,  nanciamento educacional,
programas de formação docente.
ANALYSIS OF PARFOR IN THE PEDAGOGY COURSE OF
UFRRJ IN THE LIGHT OF EDUCATIONAL REFORMS
Abstract
is paper deals, in general, with the educational reform processes initiated in
the 1990s, emphasizing the place occupied by the multilateral organizations,
Unesco and the World Bank, in the organization of the World Conference on
Education for All of 1990.  e e ects and application Of the guidelines drawn
at the Jomtien Conference would in uence the formulation and revision of all
1 Bacharel em Ciências Sociais, Doutorando em Educação, Professor do Departamento de
Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E-mail:
marxcso@gmail.com/ Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº. Moquetá.
Nova Iguaçu - RJ. CEP: 26020-740.
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Leandro dos Santos
Brazilian educational legislation, including, especially, in teacher training pro-
cesses and in programs including PARFOR.
Key words: PARFOR, Educational reforms, educational funding, teacher trai-
ning programs.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste texto é apresentar brevemente o Programa
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAR-
FOR
),
tentando demonstrar que desde os anos de 1990, quando foi
formulada a maioria dos documentos o ciais que normatizam e re-
gulam a educação no Brasil, a ideia de uma plataforma nacional de
formação continuada voltada para os e as d ocentes da educação bá-
sica não havia sido levada a cabo até a criação do programa em 2009.
Além disso, nos dedicaremos a pensar ess e programa em um
horizonte maior, marcado pelas reformas que incidem sobre a edu-
cação a partir da década de 1990, considerando principalmente a re-
lação entre Estado e sociedade civil no processo de formulação tanto
dos documentos o ciais quanto das políticas públicas voltadas para
a área de educação.
A curiosidade acerca do tema surge, precisamente, durante
minha experiência: primeiro como professor, e, depois, como coor-
denador do curso de Pedagogia SISU/PARFOR da Universidade Fe-
deral Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A experiência inicia em 2011,
e permaneço até o momento. O problema que motiva essa re exão
emerge de uma problemática que surge ainda na entrada das primei-
ras turmas. Na ocasião existia uma distorção geral sobre o proces-
so de entrada dos docentes/ estudantes que ingressavam no curso;
tal distorção provocou a capilarização de um discurso tanto entre
os estudantes do programa quanto entre os estudantes ingressantes
pelo sistema SISU de que o processo de entrada dos estudantes do
PARFOR na universidade se dava de mo do facilitado. Usando uma
expressão bem popular, era como se os mesmos entrassem na UFRRJ
pela porta dos fundos, por um processo facilitado, sem legitimidade
social, por se tratar supostamente de uma plataforma assistencialista
do governo federal.
O desconforto gerado por esse discurso distorcido provoca-
va uma série de con itos entre os chamados legítimos – estudan-
tes ingressantes pelo sistema SISU – e os ilegítimos – estudantes in-
gressantes pela plataforma Paulo Freire no PARFOR. Esse discurso

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