Análise da relação entre valor de mercado e desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras

AutorGeorgia Saiani Mendes, David Ferreira Lopes Santos
Páginas67-85
Revista Global Manager
V. 17, N. 3, 2017
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE VALOR DE MERCADO E DESEMPENHO
ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRAS.
Georgia Saiani Mendesa, David Ferreira Lopes Santosb
a Graduanda em Administração de Empresas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
georgia_smendes@hotmail.com
b Doutor em Administração de Empresas. Universidade Estadual Paulista “Júlio d e Mesquita Filho”.
david.lopes@fcav.unesp.br
Informações de Submissão
Georgia Saiani Mendes, endereço: Rua
Prudente de Moraes, 2188 Ribeirão
Preto- SP - CEP: 14020-055.
Recebido em 13/06/2016
Aceito em 15/07/2018
Publicado em 15/07/2018
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação do desempenho
econômico-financeiro com o valor de mercado de empresas
brasileiras dos setores não financeiros, com dados retirados da
BM&FBOVESPA no período de 2009 a 2013. Foi formulada uma
base de dados anuais com informações de 175 empresas, a partir do
Sistema Economática e submetida à análise de regressão com dados
em painel. Em função das características dos dados e com o suporte
teórico, construiu-se um modelo e xplor atório de análise que
permitisse o entendimento da influência do desempenho ec onômico e
financeiro no valor de merca do das empresas. Observou-se que a
variável de desempenho ROI exerce influência positiva e
significativa na criação de valor de mercado e, por outro lado, a
variável WACC exerce influência negativa e significativa na criação
de valor de mercado, já a Margem Líquida exerce influência negativa
e quase nula no valor de mercado. Diante disso, foi possível observar
nos limites das restrições do modelo que estas variáveis confirmam a
expectativa teórica que o valor de mercado da empresa depende dos
fundamentos financeiros e econômicos das firmas.Escrever entre 100
a 250 p alavras. Introduzir o assunto, aprese ntar o tema, explicitar d o
que se trata o trabalho, expressar o método de pesquisa, objetivos e
resultados obtidos ou, se for o caso, resultados esperados.
Abstract
This research aimed to analyze the relationship of economic and
financial performance with the market value of Brazilian companies
of non-financial sectors, with data from the BM &FBOVES PA in the
period 20 09 to 2013. It was formulated on an annual database with
information from 1 75 companies from the Sistema Economática and
subjected to regression analysis with panel data. Depending on the
characteristics of the data and the theoretical support, we have built
up an exploratory analysis model that would allow the understanding
of the influence of economic and financial performance in the market
value of companies. It was observed that the ROI performance
variable has positive and significant influence in creating market
value and, on the other hand, the WACC variable has a significant
negative influence on the creation of market value as the net margin
Palavras-chave
Indicadores de Desempenho,
Direcionadores de Valor, Performance,
Criação de Valor.
Keywords
Performance Indicators, Value Drivers,
Performance, Value Creation.
Revista Global Manager v. 17, n. 3, p. 67-85, 2017
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carries negative influence and almost zero market value. Thus, it
observed the limits of the model constraints that these variables
confirm the theoretical expectation that the market value of the
company depends on the financial and economic fundamentals of the
firms.
1 INTRODUÇÃO
Em ambientes competitivos a longevidade das empresas está diretamente associada a
fundamentos econômicos e financeiros sólidos e políticas de negócios orientada à criação de
valor (DAMODARAN, 2007). A literatura financeira é uníssona em postular que a
maximização do valor da empresa é a razão de ser das organizações, em que pese a existência
de outros vieses de negócio (ROSS, WESTERFIELD e JAFFE, 2002; ASSAF NETO, 2010;
DAMODARAN, 2007; DANTHINE e DONALDSON, 2006).
No interesse de analisar os fundamentos das empresas e até mesmo a qualidade do seu
processo de gestão, é prática do mercado e da própria academia o uso de diferentes
indicadores de desempenho que sejam capazes de refletir a competitividade e direcionar ao
valor da empresa (BRITO e BRITO, 2012).
Os indicadores de desempenho são, então, drivers do processo de gestão com vistas a
reportar os acionistas e demais stakeholders quanto às decisões das empresas que em última
instância devem se refletir na capacidade de criação de riqueza (NASCIMENTO et al., 2011).
Nesta corrente, estudos empíricos foram empreendidos como forma de verificar a
relação entre desempenho e valor de mercado, como Krauter (2004) e Paiva, Savoia e Sousa
(2008) que utilizaram de desempenho financeiro, por outro lado, O’Byrne e Stewart (1996),
West (2005), Chen e Dodd (1997) procuraram relacionar medidas de desempenho econômico
(EVA®) em suas pesquisas. Assim, encontrou-se uma lacuna teórica para a realidade
brasileira em discutir os efeitos dos desempenhos financeiros e econômicos no valor de
mercado das empresas brasileiras para o período 2009-2013.
A pesquisa teve como objetivo destacar, meio as oito medidas de desempenho
econômico-financeiras calculadas, quais métricas são significativas para explicar o valor de
mercado das empresas não financeiras listadas na BM&FBOVESPA no período de 2009 a
2013. É importante denotar também que o trabalho abrange todas as empresas da
BM&FBOVESPA que possuem os dados necessários para os cálculos realizados no trabalho.

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