Análise Altmétrica da Produção Científica das Revistas brasileiras em Ciência da Informação Qualis A1 (2011-2017) no Mendeley

AutorVildeane da Rocha Borba, Gonzalo Rubén Alvarez, Sônia Elisa Caregnato
Páginas1-20
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 01-20, mai./ago.
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58658
Artigo
Original
ANÁLISE ALTMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS
REVISTAS BRASILEIRAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
QUALIS A1 (2011-2017) NO MENDELEY
Online attention at the Mendeley: an altmetric analysis of the scientific output of the Brazilian
journals in Information Science Qualis A1 (2011-2017)
Vildeane da Rocha BORBA
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e
Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre, Brasil
vildeane.borba@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-2067-9802
Gonzalo Rubén ALVARE Z
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre, Brasil
gonzalorubenalvarez@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-0677-5865
Sônia Elisa CAREGNATO
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
sonia.caregnato@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0002-5676-2763
Mais informações da obra no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Analisa a atenção online no Mendeley recebida pelas revistas brasileiras em Ciência da Inform ação Qualis A1
publicadas no período de 2011-2017.
Método: De caráter quali-quantitativo e exploratório, utilizou a altmetria para an álise dos dados.
Resultado: A pesquisa mostrou que 71,0% das publicações foram marcadas no Mendeley por pelo menos um usuário:
Transinformação (78,0%), Perspectivas em Ciência da Inf ormação (71,0%) e Informação & Sociedade (67,0%). Em
análise das marcações por perfil ocupacional dos usuários no Mendeley, destacam -se estudantes de mestrado (22,0%),
doutorado (20,0%) e graduação (16,0%). Na sua maioria, os usuários que marc am itens são de nacionalidade brasileira
(63,0%), mas há também marcadores do continente europeu: Port ugal (10,0%) e Espanha (6,0%) e sul-americano:
Colômbia (8,0%).
Conclusões: Conclui que o Mendeley tem demonstrado ser uma im portante mídia social para a altmetria e para a
avaliação da atenção online de publicações científicas.
PALAVR AS-CHAVE: Altmetria. Periódicos Científicos. Atenção online. Mendeley.
ABSTRACT
Objective: It analyzes the online attent ion received in Mendeley by Brazilian journals in Information Sci ence Qualis A1
published in the period of 2011-2017.
Methods: Of qualitative-quantitative and exploratory character, it applied altmetrics for data analysis.
Results: The survey showed that 71.0% of the publications were mar ked in the Mendeley by at least one user:
Transinformação (78.0%), Perspectivas em Ciência da Informação (71. 0%) and Informação & Sociedade (67.0%). In the
analysis of the markings by occupational profile of the users in Mendele y, masters (22.0%), doctorate (20.0%) and
graduate students (16.0%) stand out. Most users are of Br azilian nationality (63.0%), but there are also markers on t he
European continent: Portugal (10.0%) and Spain (6.0%) and Sout h America: Colombia (8.0%).
Conclusions: Concludes that, Mendeley has proven to be an important social media for t he altmetrics and evaluating
online attention.
KEYWORDS: Altmetrics. Scientific journals. Online attention. Mendeley.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 01-20, mai./ago.
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58658
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1 INTRODUÇÃO
A crescente demanda por indicadores de atividade e impacto em instituições de
pesquisa encontra-se atrelada à necessidade de demonstração do valor dos resultados
da investigação não só para a comunidade científica, mas também para a sociedade na
qual se encontram inseridas. Em decorrência dos debates surgidos sobre a inclusão das
mídias sociais na geração de indicadores para avaliação de impacto da ciência,
complementares aos tradicionais, emerge o campo da altmetria, como novas métricas
para estimar o uso e repercussão online das publicações científicas.
Priem et al. (2010) entendem que as métricas alternativas são essenciais para
capturar a diversidade do sistema acadêmico atual, tornando evidente tanto a
heterogeneidade do produto resultante da investigação, quanto o impacto em audiências
diversas do conhecimento registrado e divulgado na comunidade científica e na
sociedade. Araújo (2015a, p. 2) acrescenta que “[...] o fluxo informacional que o artigo
gera na web pode formar uma rede articulada por meio das interações em torno do artigo
(clicar, ler, compartilhar, comentar, favoritar). Tais dados podem dimensionar o impacto
social desse artigo”.
Historicamente, bases de dados de artigos de periódicos científicos foram
fundamentais para analisar a comunicação científica entre pesquisadores e rastrear a
dinâmica do desenvolvimento da ciência e tecnologia. Na atualidade, métricas alternativas
estão disponíveis para compreender o impacto da investigação científica para além da
academia, aparecendo muito mais rapidamente do que as citações convencionais e são
geradas por uma gama mais ampla de usuários, inclusive pelo público não acadêmico
(LOACH; ADAMS, 2015).
Souza e Almeida (2013) acreditam que as ferramentas sociais da web podem se
tornar um complemento aos estudos métricos de citação, possibilitando o
acompanhamento dos produtos que estão fora do escopo dos filtros tradicionais, tais
como blogs, micro blogs, listas ou fóruns de discussão, plataformas de mídias sociais,
programas de computador, entre outros.
Neste sentido, este artigo propõe uma análise altmétrica da atenção online
recebida pelas revistas brasileiras em Ciência da Informação Qualis A1 (2011-2017) no
Mendeley. Especificamente, pretende-se verificar a cobertura do Mendeley para as

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