Alignment between information technology and business: the case of a medical cooperative in Parana/Alinhamento entre tecnologia da informacao e negocios: o caso de uma cooperativa medica no Parana/Alineamiento entre tecnologia de la informacion y negocios: el caso de una cooperativa medica en Parana.

AutorPinto, Gilmar Jose da Silva
CargoArtigo--Tecnologia de informacao
  1. INTRODUCAO

    O mercado de planos de saude no Brasil torna-se cada dia mais competitivo, principalmente com a entrada de novas operadoras e seguradoras. Em consequencia, a busca das operadoras de planos de saude por novas oportunidades de crescimento e lucro constitui atividade altamente complexa. Suas estrategias orientam-se para as mudancas competitivas e abrangem a diferenciacao crescente de produtos, fusoes, aquisicoes, aliancas e, principalmente, a expansao geografica de sua atuacao.

    Nesse contexto, o alinhamento das estrategias de tecnologia da informacao com as estrategias de negocios pode tornar-se uma excelente ferramenta de gestao, possibilitando a geracao de diferenciais competitivos.

    A existencia desse alinhamento entre as estrategias de Tecnologia da Informacao (TI) e as estrategias da organizacao tem sido apontada como um dos principais fatores de retorno dos investimentos e de agregacao de valor ao negocio (MICHAEL, 2007; BYRD; LEWIS; BRYAN, 2006; RIVARD; RAYMON; VERRAULT, 2006; AUDY; BRODBECK, 2003; HENDERSON; VENKATRAMAN, 1993). Apesar disso, os executivos de TI parecem considerar a obtencao desse alinhamento como seu principal desafio, conforma apontam Luftman, Kempaiah e Nash (2006).

    Em razao disso, buscou-se analisar o grau de alinhamento entre TI e negocios em uma organizacao do setor de gestao de saude, por meio de um estudo de caso baseado em uma pesquisa qualitativa. Buscou-se tambem perceber o papel da TI nesse contexto, avaliando se as solucoes implementadas estao alinhadas a estrategia, se estao somente provendo ajustes e acertos de processos internos da organizacao, ou se vao na direcao oposta das estrategias da organizacao. A elucidacao dessa questao esta diretamente ligada a consecucao do objetivo principal deste trabalho.

    Nas secoes seguintes sao apresentados os conceitos teoricos que embasam a pesquisa. Em seguida, e mostrada a metodologia empregada e os principais resultados encontrados. Depois disso, sao realizadas algumas consideracoes finais e indicadas sugestoes para trabalhos futuros.

  2. QUADRO TEORICO DE REFERENCIA

    2.1. Estrategia organizacional

    O conceito de estrategia vem sendo discutido ha muitos seculos, mas a atencao a questao aumentou nos ultimos anos, tanto no meio academico quanto nas empresas, em virtude da tentativa das organizacoes de buscar obter posicao privilegiada e de destaque em suas areas de atuacao.

    Wright, Kroll e Parnell (2000) definem estrategia como planos da alta administracao para alcancar resultados consistentes com a missao e os objetivos gerais da organizacao. Diversos estudiosos do assunto compartilham essa ideia de estrategia como um plano, um curso de acao conscientemente definido. Outros consideram que estrategia e um padrao de comportamento ao longo do tempo.

    Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) seguem essa segunda linha, a das estrategias como padroes, a partir da perspectiva de estrategias deliberadas e emergentes. As estrategias deliberadas sao aquelas definidas formalmente em estagio previo a sua implementacao, ao passo que as emergentes sao aquelas em que o padrao realizado nao corresponde expressamente ao que era pretendido. Nenhuma estrategia, porem, e puramente deliberada ou totalmente emergente (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000).

    Diferentes compreensoes de estrategia levam a desdobramentos distintos na pratica empresarial. Isso fez com que Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) identificassem dez visoes sobre o processo de formulacao de estrategias, que sao classificadas como escolas do pensamento estrategico.

    As dez escolas estao distribuidas em tres grupos:

    1) as escolas do design, do planejamento e do posicionamento, denominadas prescritivas por tentarem determinar como as estrategias devem ser formuladas de modo que sejam facilmente identificadas e implementadas, como uma receita a ser seguida;

    2) as escolas empreendedora, cognitiva, de aprendizado, do poder, cultural e ambiental, denominadas descritivas, pois buscam identificar os elementos que determinam o modo pelo qual as estrategias sao formuladas. Nestas escolas ha um processo de investigacao do processo de formacao da estrategia; e

    3) a escola da configuracao, considerada uma escola mista, isto e, que comporta caracteristicas tanto prescritivas quanto descritivas. Tem como objetivo, dentre outros, identificar padroes de comportamento e seus ciclos.

    Vale ressaltar que tanto nas escolas descritivas quanto na escola de configuracao podem ser encontradas raizes da escola prescritiva, principalmente da escola do design, visto que esta escola e a base para a formacao das outras escolas do pensamento estrategico de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000).

    Estrategias envolvem mudancas oportunas e necessarias, em razao dos cenarios nos quais as organizacoes atuam, e exigem dos dirigentes e administradores a utilizacao de metodos que lhes permitam manter e melhorar seu desempenho em um ambiente em transformacao.

    Portanto, conduzir uma organizacao complexa em ambiente dinamico e de mudancas rapidas e uma tarefa dificil, o que faz da administracao estrategica um dos grandes desafios dos administradores. Diante da dinamica do mercado e das constantes evolucoes tecnologicas, o planejamento estrategico deve levar em consideracao os recursos e tecnologias disponiveis, pois nesses recursos pode estar o diferencial que tanto as organizacoes buscam (HENDERSON;

    VENKATRAMAN, 1993).

    A tecnologia da informacao (TI) surge como um dos fatores de geracao de inovacao, novos negocios e influencias organizacionais, de acordo com Venkatraman (1997) e Chan (2001), que a evidenciam como promotora de mudancas estrategicas nas organizacoes.

    2.2. Estrategias de TI

    A TI evoluiu de uma orientacao tradicional de suporte administrativo para um papel de suporte ou mesmo viabilizacao da estrategia da organizacao, conforme ja percebido por Johnston e Carrico (1988) ainda na decada de 1980. A visao da TI como arma estrategica competitiva tem sido muito discutida e enfatizada desde entao, pois a TI nao so sustenta as operacoes de negocio existentes, como tambem permite que se viabilizem novas estrategias empresariais (LAURINDO et al., 2001; HENDERSON; VENKATRAMAN, 1993).

    A tecnologia da informacao pode ser conceituada como o conjunto de recursos tecnologicos e computacionais para guarda, geracao e uso da informacao (REZENDE, 2002b). Esta fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e perifericos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicacoes; gestao de dados e informacoes (STAIR, 1998). A tecnologia da informacao surge como uma ferramenta essencial de geracao de inovacao e suporte para as estrategias da organizacao.

    Entretanto, para se destacarem em um mercado de grande concorrencia, as organizacoes precisam disponibilizar produtos de qualidade, praticar bons servicos e atendimento, adequar suas politicas de precos aos clientes, cumprir prazos e estar atentas as mudancas de mercado (REZENDE, 2002a).

    Essas necessidades forcam as organizacoes a reavaliar seus valores comerciais, humanos e tecnologicos, que, por si sos, podem nao garantir o alcance das principais metas organizacionais. Esses valores merecem atencao especial, analise estrategica e planejamento efetivo que envolva toda a organizacao, principalmente no que tange a adocao da TI, para que as metas organizacionais sejam alcancadas (REZENDE; ABREU, 2000).

    Nessa perspectiva, dois fatores sao vitais para as organizacoes no atual momento de competitividade: a definicao de uma estrategia de posicionamento no mercado e a utilizacao da TI como recurso para a definicao e manutencao desse posicionamento estrategico (OLIVEIRA; PINOCHET; BERTOLIN, 2001).

    Venkatraman (1997) visualiza a TI como promotora de mudancas estrategicas nas organizacoes por meio de seus tres tipos de uso, que classificou como sendo "revolucionarios": 1) o redesenho do processo do negocio, em que a TI e usada para realinhar as atividades e relacionamentos do negocio em busca de maior desempenho; 2) o redesenho dos relacionamentos do negocio, em que a TI e usada para agregar valor ao negocio em toda a sua cadeia de valor; e 3) a redefinicao do escopo do negocio, em que a TI e parte de uma extensao dos produtos e mercados, alterando alguns dos papeis das organizacoes.

    Dessa forma, o planejamento estrategico da TI (PETI) e fundamental e pode ajudar as organizacoes na formulacao de estrategias para o negocio, atuando na configuracao das atividades da cadeia de valor, nas aliancas estrategicas e na integracao do mercado (KING; SETHI, 1999).

    Para Reich e Benbasat (1996), existem dois grandes processos, ou estagios, na formulacao das estrategias de negocio e de TI: o processo intelectual e o processo social. O primeiro estagio busca a consistencia interna entre a missao, os objetivos, o plano de negocio e o plano de TI. Esses planos, que sao influenciados pela metodologia de formulacao de componentes estrategicos (missao, objetivos e planos), precisam levar em conta o ambiente externo da organizacao. A compreensao das atividades de planejamento tambem e considerada essencial para permitir a identificacao dos principais fatores que influenciam o alinhamento. O segundo estagio busca obter o nivel de compreensao mutua necessario e o engajamento dos membros da organizacao com a missao, objetivos e respectivos planos de negocios e de TI, determinados pelo conhecimento dos participantes do ambiente externo e de todo o processo de planejamento da empresa e do negocio.

    Zviran (1990) indica que e fundamental que o planejamento de TI considere as necessidades e a estrategia organizacionais para realizar seu proprio planejamento. Nessa mesma linha, Premkumar e King (1992) definem o PETI como recurso usado para auxiliar o planejamento estrategico empresarial (PEE) na identificacao das oportunidades de TI que apoiem os negocios empresariais, no desenvolvimento de arquiteturas de informacao baseadas nas necessidades dos usuarios e no desenvolvimento de planos de acao...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT