Afastamento do serviço

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas86-87

Page 86

Por ocasião da transposição para o regime estatutário serão múltiplas as situações que um celetista poderá se encontrar sem prejuízo do vínculo jurídico trabalhista, e que interessa considerar:

  1. fruindo benefício por incapacidade do INSS;

  2. prestando serviços em outro ente federado como cedido, emprestado ou requisitado;

  3. ausente ou desaparecido;

  4. detido ou foragido;

  5. suspenso de suas funções;

  6. submetido a processo de sindicância ou inquérito;

  7. ocupante de cargo eletivo; e

  8. litigando com o ente federado

Cada uma dessas contingências deverá ser disciplinada na lei implantadora do regime estatutário, segundo a conveniência da Administração Pública e o interesse público.

Benefício do INSS

O servidor manter-se-á na condição anterior de percipiente de prestação previdenciária até que se resolva a manutenção do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Sobrevindo alta médica deinitiva irrecorrível, dar-se-á a referida transposição.

Requisitado

Nada impede que seja transposto, na ocasião ajustando o que for necessário para a nova situação. Vale dizer, consignar nos registros pessoais do servidor a nova condição desse afastado.

Ausente ou desaparecido

Declarado ausente pela autoridade competente, deve ser tido como falecido, promovendo-se as devidas anotações em seu cadastro, funcionais na condição vigente quando da ocorrência.

Existem pessoas que deixaram a sua residência e não se tem notícia do novo paradeiro, por pouco tempo, sem tecnicamente ser ausente ou desaparecido.

No caso do desaparecido tecnicamente ele faleceu.

Foragido da justiça

A igura do foragido corresponde praticamente a do ausente. Seu contrato deve ser suspenso até que seja capturado ou recapturado.

Page 87

Detido ou recluso

Da mesma forma, o contrato de trabalho deve ser suspenso e aguardar o julgamento e, se for o caso, o cumprimento da pena.

Embora não impossível, raramente um celetista recolhido à prisão poderá continuar trabalhador para o ente federado.

Suspenso administrativamente

Por qualquer motivo disciplinar, se estiver suspenso, da mesma forma estará suspenso o seu contrato de trabalho e sem possibilidade formal de transposição para o regime estatutário até que cesse a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT