Adoções necessárias

AutorHélio Ferraz de Oliveira
Páginas71-73

Page 71

Adoção necessária é a terminologia utilizada para se descrever as adoções em que há a necessidade de uma maior atenção por parte do Poder Judiciário.

Cabe destacar, de início, que essa terminologia é indevidamente utilizada, pois toda adoção é necessária, toda criança e adolescente tem o direito à convivência familiar, seja no seio da família biológica ou no seio da família adotiva.

As adoções tidas como "necessárias" são: Adoção Tardia, Adoção de Grupo de Irmãos, Adoção Especial e Adoção Inter-racial abaixo melhor exemplicificadas.

Adoção tardia

É a adoção de crianças acima de 6 (seis) anos de idade e adolescentes. É considerada "especialmente necessária" em razão da dificuldade de localização de pretendentes à adoção com perfil adotivo para crianças mais velhas.

Page 72

Em geral o perfil adotivo restringe a idade aos primeiros anos de vida, impossibilitando à criança mais velha e ao adolescente a chance de serem adotados. Tal fato gera muita angustia nessas crianças e adolescentes uma vez que compreender melhor o acolhimento institucional e vêm no dia a dia das instituições as crianças mais novas obtendo uma nova oportunidade (neste ponto quem tiver a oportunidade de localizar o vídeo chamado "O que o destino me mandar" da Associação dos Magistrados do Brasil terá a oportunidade de aproximar à realidade das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente.

Os pretendentes que tiveram a oportunidade de realizar a adoção tardia tem oportunidade de visualizar que está não é complicada e ameaçadora quanto muitas vezes parece ser, as crianças mais velhas e os adolescentes, até por terem uma melhor percepção do processo adotivo em geral são muito carinhosos e demonstram muito carinho pela nova família.

Adoção de grupo de irmãos

Grande parte das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente é composta por grupo de irmãos e de acordo com a legislação inserida na Lei 12.010 de 2009, este grupo de irmãos não podem, salvo se justificadamente representar o seu melhor interesse, ser separado.

Necessário portanto um trabalho por parte do Poder Judiciário demonstrando a importância de se trabalhar com o tema do grupo de irmãos, possibilitando a estes, a possibilidade de convivência familiar plena em ambiente salutar ao seu desenvolvimento.

Page 73

Adoção especial

Diz-se por Especial a adoção de crianças e adolescentes com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT