Adoção de Métodos Científicos como Componente Metodológica e sua explicação nas Dissertações Publicizadas entre 2010 e 2014 de um Programa de Pós-Graduação em Administração

AutorRuy Tadeu Mambrini Ribas - Luis Carlos Cancellier de Olivo
CargoMestrando em Administração Universitária. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Florianópolis, SC. Brasil - Doutor em Direito. Professor de Direito Público e Administrativo no Programa de Pós-Graduaçao em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Florianópolis, SC. Brasil
Páginas81-90
Artigo recebido em: 15/05/2014
Aceito em: 09/02/2015
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p81
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
81
ADOÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS COMO COMPONENTE
METODOLÓGICA E SUA EXPLICITAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES
PUBLICIZADAS ENTRE 2010 E 2014 DE UM PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Adoption of Scientific Methods as a Methodological
Component and its Explicitation in the Dissertations of a
Graduate Program in Administration Between 2010 and 2014
Ruy Tadeu Mambrini Ribas
Mestrando em Administração Universitária. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: ruy.ribas@ufsc.br
Luís Carlos Cancellier de Olivo
Doutor em Direito. Professor de Direito Público e Administrativo no Programa de Pós-Graduaçao em Administração Universitária da
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: luis.cancellier@ufsc.br
Resumo
O presente estudo procura ressaltar a importância da
adoção de determinadas componentes metodológicas
para que uma produção intelectual possa se pretender
verdadeiramente científica. Assim sendo, discorre
sobre as principais “escolas” de metodologia – a saber,
indutiva, dedutiva, hipotético-dedutiva e dialética –
para, em seguida, buscar nas dissertações de mestrado
de um Programa de Pós-Graduação em Administração
menções – por parte dos autores – da adoção de um dos
referidos métodos como paradigma para a condução
da exposição acadêmica que realizaram. O estudo não
analisa a adequação da escolha metodológica nem a
correta aplicação dos pressupostos de cada método,
mas sim, a ostensividade das escolhas feitas ou não.
Trata-se de pesquisa de natureza descritiva, quanto aos
fins, e classificada, quanto aos meios, como um estudo
de caso. Analisadas todas as dissertações apresentadas
entre os anos de 2010 e 2014, percebeu-se baixa taxa
de aderência a uma das metodologias por parte dos
autores que, se realizaram opções metodológicas, não
as explicitaram ao longo de seus textos.
Palavras-chave: Metodologia Científica. Método
Indutivo. Método Dedutivo. Método Hipotético-
dedutivo. Método Dialético.
Abstract
This study seeks to highlight the importance of
adopting certain methodological components to make
an intellectual production truly scientific. Therefore, it
briefly discusses the main “schools” of methodology –
namely, inductive, deductive, hypothetical-deductive
and dialectical – to then seek the thesis of one Graduate
Program in Administration for statements – by the
authors – about the adoption of one of these methods
as paradigm for conducting the academic exhibition
held. The research does not review the adequacy of the
methodological choices nor the correct application of
the methodos, but only the statement of methodological
option or choice itself. It is a descriptive research, as
to the purposes, and classified as to the means, as a
case study. Analyzed all essays submitted between the
years 2010 and 2014 it was possible to perceive the low
adherence rate of the theses to specifically one of the
scientific methods. In other words, the authors did not
make explicit throughout their work if they defined (and
thus followed) any methodological paths whatsoever.
Keywords: Scientific Methodology. Inductive Method.
Deductive Method. Hypothetical Method. Dialectical
Method.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT