A admissão do ensino domiciliar (homeschooling) pelo ordenamento jurídico brasileiro

AutorYane Silva dos Santos, Albino Gabriel Turbay Junior
CargoGraduada em Direito pela Universidade Paranaense, UNIPAR. - Doutor em Direito pela ITE/Bauru/SP, Docente da Unipar, Universidade Paranaense
Páginas55-75
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SANTOS, Y. S. dos; TURBAY JUNIOR, A. G.
ISSN 1982-1107 Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, v. 23, n. 1, p. 55-75, jan./jun. 2020
A ADMISSÃO DO ENSINO DOMICILIAR (HOMESCHOOLING) PELO
ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
Yane Silva dos Santos1
Albino Gabriel Turbay Junior2
SANTOS, Y. S. dos; TURBAY JUNIOR, A. G. A admissão do Ensino Domiciliar
(Homeschooling) pelo ordenamento Jurídico brasileiro. Revista de Ciências
Jurídicas e Sociais da UNIPAR. Umuarama. v. 23, n. 1, p. 55-75, jan./jun. 2020.
RESUMO: O presente trabalho analisou a admissibilidade do ensino domiciliar
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e julgados dos tribunais brasileiros, bem como na Constituição Federal e leis
infraconstitucionais que regulamentam o direito à educação. Com o estudo
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mecanismo de integração social, cultural e de desenvolvimento pessoal, sendo
verdadeira garantia do princípio da liberdade pessoal e dignidade da pessoa
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que restrinja o acesso da criança ou adolescente em idade escolar ao pluralismo
ideológico e didático, bem como às variadas formas de cultura e diversidade
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sociedade. Ademais, pôde-se observar que a estrutura adotada pelo ordenamento
jurídico aponta para a obrigatoriedade do exercício do direito à educação em
instituições regulares de ensino, sejam elas escolas públicas ou privadas,
inexistindo, atualmente, uma forma de regular e controlar o ensino ministrado
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próprias, bem como integrando o ensino ministrado nas escolas, constatando-se
a inadmissibilidade do ensino domiciliar pelo ordenamento jurídico brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino domiciliar; Educação como Direito Social;
Família e Estado.
ADMISSION OF HOMESCHOOLING BY THE BRAZILIAN LEGAL
SYSTEM
ABSTRACT: This study analyzed the admission of homeschooling in the
Brazilian legal system, based on a literature review and cases ruled by Brazilian
DOI: 10.25110/rcjs.v23i1.2020.8256
1Graduada em Direito pela Universidade Paranaense - UNIPAR.
2Doutor em Direito pela ITE/Bauru/SP - Docente da Unipar - Universidade Paranaense
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Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, v. 23, n. 1, p. 55-75, jan./jun. 2020 ISSN 1982-1107
courts, as well as the Brazilian Federal Constitution and infra-constitutional laws
that regulate the right to education. With the study and research on the subject, it
was possible to verify that the right to education is a mechanism of social and
cultural integration, as well as personal development, being a true guarantee of
the principle of personal freedom and dignity of the human being. In this sense,
in spite of the fact that the family is also responsible for providing it, it has
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restricts schoolchildren’s access to ideological and didactic pluralism, as well as
to the varied forms of culture and social diversity, so that the child can develop
the sense of otherness necessary for good socializing. In addition, it could be
observed that the structure adopted by the legal system points to the compulsory
exercise of the right to education in regular educational institutions, whether in
public or private schools, and that at the moment, it is not possible to regulate
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way, transmitting their own values and conceptions, as well as integrating the
education provided at schools, noting that homeschooling is inadmissible in the
Brazilian legal system.
KEYWORDS: Homeschooling. Education as Social Right. Family and State.
LA ADMISIÓN DE LA ENSEÑANZA DOMICILIAR
(HOMESCHOOLING) POR ORDEN LEGAL BRASILEÑO
RESUMEN: Esta investigación analizó la admisibilidad de la educación en
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sentencias de los tribunales brasileños, así como en la Constitución Federal y
leyes infra constitucionales que regulan el derecho a la educación. Con el estudio
e investigación sobre el tema se pudo constatar que el derecho a la educación
es un mecanismo de integración social, cultural y desarrollo personal, siendo
una verdadera garantía del principio de libertad personal y dignidad humana.
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imposibilidad de su total efectividad en un modelo de enseñanza que restringe
el acceso del niño o adolescente en edad escolar al pluralismo ideológico y
didáctico, así como a las variadas formas de cultura y diversidad social, para que
desarrolle la alteridad necesaria para la buena convivencia en sociedad. Además,
se observó que la estructura adoptada por el ordenamiento jurídico apunta a
la obligatoriedad del ejercicio de derecho a la educación en las instituciones
educativas regulares, sean escuelas públicas o privadas, en la actualidad, no hay
forma de regular y controlar la enseñanza que se imparte en casa. Así, se constató
que la familia cumple con el deber de brindar la educación de sus hijos de manera
complementaria, transmitiendo sus propios valores y concepciones, así como

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