Adaptation and validation of an instrument of intercultural competence measurement for Brazilian college students/Adaptacao e validacao de instrumento de medida de competencias interculturais para estudantes universitarios Brasileiros.

AutorNeto, Manoel Guedes
CargoGestao de Pessoas em Organizacoes

Introducao

Para alcancar um bom desempenho no atual ambiente globalizado, os egressos de cursos de nivel superior devem ter alto grau de CIs, entendidas como habilidades, atitudes e conhecimentos necessarios para a interacao e a comunicacao com individuos de culturas diferentes (Beuckelaer, Lievens e Bucker, 2012). Programas de estudo no exterior ou intercambios internacionais sao vistos como importantes estrategias para fortalecer CIs em estudantes, pois oferecem aprendizados e experiencias que sao importantes para uma mudanca de atitude em relacao a diferencas culturais (Ballestas e Roller, 2013). A combinacao dessas duas condicoes faz com que a intensificacao dos programas de intercambio de estudantes de graduacao seja um dos fenomenos mais marcantes no processo de internacionalizacao do ensino superior das ultimas decadas.

De 1975 ate 2005, o estoque de alunos de terceiro grau que estudavam fora de seus paises de origem cresceu 4,5 vezes, alcancou de 2,7 milhoes (Varghese, 2008). Em 2009, esse numero chegou a 3,4 milhoes (Unesco. Institute for Statistics, 2012).

O Brasil nao ficou a margem desse processo. O numero de estudantes enviados ao exterior atingiu 19,9 mil em 2006 e 27,1 mil em 2010 (Unesco. Institute for Statistics, 2012). Esse numero tende a crescer significativamente no futuro proximo, em razao, dentre outras, do programa Ciencia sem Fronteiras, lancado pelo Governo Federal em 2011. Esse programa tem como meta enviar 64 mil alunos de graduacao para o exterior por um ano, ate o fim de 2015 (Ministerio da Educacao, 2013).

Em relacao a Administracao, varios pesquisadores tem enfatizado a importancia das CIs para profissionais da area. Johnson, Lenartowicz e Apud (2006), apos resumir as razoes que causam a intensificacao das atividades internacionais das empresas, sustentam que muitos fracassos em negocios, particularmente os que atravessam fronteiras, devem-se a falta dessas competencias pelos gestores. Por sua vez, Abbe, Gulick e Herman (2007) afirmam que CIs aumentam a probabilidade de gerentes expatriados concluirem suas missoes. Chiu, Lonner, Matsumoto e Ward (2013), apontam os conselhos de administracao de grandes empresas internacionais como um dos ambientes que mais podem se beneficiar de CIs.

Instrumentos de medida de CIs tem particular importancia para a gestao de recursos humanos. Greenholtz (2000) assinala que esses instrumentos permitem estimar a possibilidade de sucesso que pessoas engajadas em missoes internacionais terao nessas atividades. Permitem tambem identificar a necessidade de desenvolvimento dessas competencias e avaliar a efetividade de programas voltados para o seu incremento. Gabrenya Jr., Griffith, Moukarzel e Pomerance (2012) afirmam que, apesar de referencias as CIs serem comuns na gestao de recursos humanos, grande ambiguidade envolve ainda o constructo.

Portanto, nao e por acaso que estudantes de Administracao constituem elevada porcentagem dentre os que buscam intercambios internacionais. Dados da Unesco. Institute for Statistics (2012), mostram que 23% dos estudantes que cursam disciplinas fora de seus paises de domicilio estao matriculados em cursos de Administracao. Dos universitarios brasileiros que estudam nos Estados Unidos, principal destino deles, 21,1% cursam faculdades de Administracao. Esse numero e quase igual a soma dos que estudam Engenharia, Ciencias Medicas, Matematica, Ciencia da Computacao, Ciencias Fisicas e Ciencias da Natureza, que sao 22% do total (Institute of International Education, 2014), fenomeno que se repete mesmo em paises com ampla tradicao em engenharias, como Alemanha, China, Franca e Japao.

Os custos financeiros envolvidos nos programas de intercambio sao significativos. Para uma familia ou faculdade que arque com eles, dificilmente um intercambio de seis meses custa menos de R$ 20 mil. Se a faculdade no exterior for paga e o estudante nao tiver bolsa, o valor envolvido pode, com facilidade, ser tres ou quatro vezes maior do que esse. No caso do Ciencia sem Fronteira, tomando-se apenas o valor das bolsas e dos auxilios concedidos e multiplicando-o pelo numero de estudantes que o programa almeja que facam intercambio, chega-se a conclusao de que o gasto supera os R$ 4 bilhoes.

Apesar de a maioria das pesquisas confirmar que intercambios no exterior contribuem para o desenvolvimento de CIs, alguns estudos mostram que esse desenvolvimento pode variar muito de um estudante para outro, mesmo quando as experiencias pelas quais passam aparentam semelhancas. Ballestas e Roller (2013), ao sumarizar a revisao de literatura que fizeram, concluem que o conhecimento existente sobre os efeitos do intercambio nas CIs ainda nao e suficiente para afirmar que ele promova essas competencias.

O desenvolvimento e a validacao de escalas de medida de CIs tem consequencias praticas e teoricas importantes. Do ponto de vista da teoria, podem ajudar a identificar os constructos necessarios para a adaptacao de individuos a culturas diferentes e, dessa maneira, melhorar o entendimento desse fenomeno complexo. Do ponto de vista da pratica, podem permitir a identificacao de objetivos de programas voltados para promover o desenvolvimento dessas competencias e avaliar a efetividade desses programas (Chiu et al., 2013).

Consultando as bases de dados de artigos academicos--Spell, Scielo, Ebsco, Emerald, Sage, Science Direct--, os autores desta pesquisa nao identificaram instrumento de medida de CIs validado para o portugues, muito menos para estudantes universitarios. As palavras-chave consultadas foram: competencia intercultural e portugues; gestao intercultural e portugues; gestao multicultural e portugues; intercultural competence. Portuguese crosscultural competence e Portuguese. Do ponto de vista da pratica academica, a inexistencia de um instrumento de medida validado torna dificil a avaliacao dos ganhos de CIs auferidas pelos estudantes em intercambios e treinamentos voltados para esse fim. Do ponto de vista da teoria, e um dificultador para o desenvolvimento da pesquisa.

Portanto, a oferta de um instrumento de medida de CIs para estudantes universitarios foi o objetivo desta pesquisa. Partiu-se de um instrumento ja existente, o Cross Cultural Competence Inventory (CCCI) (Ross, Thornson, McDonald eArrastia, 2009). Apos sua traduccao e adaptaccao, verificou-se com tecnicas estatisticas sua validade para estudantes universitarios brasileiros.

Como objetivo secundario, a pesquisa propos-se a verificar se os constructos componentes do instrumento original eram validos num contexto diferente daquele em que tinham sido validados. Apesar de a teorizaccao sobre CIs vir sendo feita ha decadas, ainda existe debate consideravel sobre a definiccao e validade do conceito e de seus principais componentes. Compreender a natureza das CIs no local de trabalho, em organizaccoes em todo o mundo, continua a ser uma das metas mais importantes da Psicologia Social, entre outros campos do conhecimento (Chiu et al., 2013).

A escolha do instrumento a ser traduzido e validado recaiu sobre o CCCI, principalmente por ele nao ser um instrumento proprietario. Tanto os 149 itens que foram submetidos a analise fatorial exploratoria quanto os 49 que compoem o instrumento final estao disponiveis on-line. A escolha de outro instrumento implicaria a necessidade de pagamento ao detentor dos direitos sobre ele a cada nova aplicaccao. A escolha dos constructos e a geraccao dos itens que compoem o CCCI foram feitas de acordo com as recomendacoes dos especialistas em desenvolvimento de instrumentos de medida psicometrica e sua validacao foi feita por meio de uma analise fatorial exploratoria. Os constructos componentes do instrumento sao os mesmos usados por varios outros instrumentos que medem CIs.

As etapas percorridas por esta pesquisa foram: revisao da literatura sobre CIs; pesquisa dos instrumentos existentes em ingles; escolha do instrumento mais adequado para os fins propostos; traduccao desse instrumento; coleta de amostra de respostas ao instrumento traduzido suficiente para a feitura dos testes e das analises estatisticas. Esses passos e seus resultados sao apresentados na sequencia deste artigo.

O conceito e os instrumentos de medida de competencias interculturais

A importancia do entendimento da pesquisa sobre CIs para as areas de Relaccoes Internacionais e Negocios Internacionais tem sido reafirmada por diversos autores. Ruben (1989), por exemplo, num dos trabalhos tidos como seminais na area, ja chamava a atencao para a importancia da contribuicao pratica dos estudos sobre CIs para entender questoes como o fracasso de expatriados em missoes internacionais e ajudar a melhorar os processos de selecao de pessoas que devem residir fora dos paises com cujas culturas estao familiarizados. Johnson et al. (2006), em estudo sobre a pesquisa sobre CIs na area de Negocios Internacionais, tambem atribuiam importancia pratica a pesquisa sobre CIs e chamavam a atenccao para o fato de fracassos na area serem, com frequencia, atribuidos a baixos niveis de CIs por parte de gerentes.

Matsumoto e Hwang (2013) fizeram extensa revisao da literatura sobre os testes disponiveis para medir CIs. Eles discutem questoes associadas a validacao de conteudo e de constructo de escalas e reveem as evidencias em favor de dez testes. Os autores concluem que no estagio atual do desenvolvimento de testes, apesar dos progressos alcancados, varios desafios importantes permanecem. Os autores afirmam que desconheciam outras revisoes desses instrumentos e que a pesquisa de instrumentos de medida de CIs continua a ter importancia teorica e pratica para a pesquisa no campo de competencias interculturais.

Chiu et al. (2013) afirmam que, apesar das decadas de pesquisa sobre CIs, ainda ha consideravel debate sobre os componentes principais dessas competencias. Essa dificuldade levou Deardorff (2006) a usar o metodo Delphi para clarificar as caracteristicas das CIs. Apesar de ele ter definido que havia razoavel...

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