Acreditação do ensino superior na Europa e Brasil: mecanismos de garantia da qualidade

AutorCleber Augusto Pereira - Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo - Maria de Lourdes Machado
CargoUniversidade Federal do Maranhão (UFMA) - Universidade do Minho (UMinho) - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)/Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES)
Páginas27-41
ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA EUROPA E BRASIL: mecanismos de garantia da qualidade 61
R. Pol. Públ., São Luís, v. 19, n. 1, p. 61-75, jan./jun. 2015
ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA EUROPA E BRASIL: mecanismos de garantia da qualidade1
Cleber Augusto Pereira
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo
Universidade do Minho (UMinho)
Maria de Lourdes Machado
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)/Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES)
ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA EUROPA E BRASIL: mecanismos de garantia da qualidade
Resumo: Estudo das políticas de qualidade no ensino superior brasileiro e europeu com o objetivo de discutir e comparar os sistemas
de acreditação e de avaliação na Alemanha, Reino Unido e Brasil. Assim, contextualiza e mapeia os cenários dos países e discute
os mecanismos de garantia da qualidade nos processos de avaliação e acreditação do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa
descritiva em que buscou-se o what is, previsto por Knupfer e McLellan (1996, p.1197) retratando “[...] o que existe hoje e agora em
relação a um problema ou fenômeno.” (MERTENS, 1998, p.174). Os resultados demonstraram algumas similaridades nos mecanismos
de garantia da qualidade mesmo considerando-se as políticas educacionais distintas. As contribuições assentam na confrontação das
metodologias de acreditação e avaliação em vigor pelas agências dos países e na análise quanto à forma de validação das políticas
de qualidade no ensino superior.
Palavras-chave: Agências de acreditação, ensino superior, Acreditação e avaliação, SINAES, A3ES.
HIGHER EDUCATION ACCREDITATION IN EUROPE AND BRAZIL: quality assurance mechanisms
Abstract: Study of quality policies in the Brazilian and European higher education in order to discuss and compare the accreditation
and evaluation systems in Germany, UK and Brazil. The quality assurance mechanisms in the evaluation and accreditation of higher
education were contextualized and mapped and discussed scenarios of countries. It is a descriptive study in which it was sought
to the “what is” provided by Knupfer and McLellan (1996, p.1197) portraying “what exists today and now in relation to a problem or
phenomenon” (MERTENS, 1998, p.174). The results showed some similarities in quality assurance mechanisms even considering the
different educational policies. The contributions are based on a comparison of accreditation and evaluation methodologies in place by
the agencies of the countries and analyzing the form of validation of the quality policies in higher education.
Key words: Accreditation agencies, higher education, accreditation and evaluation, SINAES, A3ES.
Recebido em: 25.02.2015 Aprovado em: 12.04.2015.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT