Acolhimento institucional

AutorHélio Ferraz de Oliveira
Páginas75-76

Page 75

"Aparelho de Acolhimento Institucional" é a atual denominação dos antigos "abrigos" ou "orfanatos", essa alteração ocorreu em meados julho de 2009, quando da elaboração das novas diretrizes técnicas para serviços de acolhimento de crianças e adolescentes editado pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Através de profundas modificações, as novas diretrizes buscam a melhoria dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes prezando sempre pela reinserção da criança ou adolescente junto com a sociedade, seja pela reintegração junto à família de origem, seja pela colocação em família substituta (adoção).

Entre outras alterações destaca-se o "PIA" ou Plano Individual de Atendimento, um plano de ação estabelecido pelo corpo técnico do abrigo e aprovado pelo Poder Judiciário em que se estabelecem as medidas para o integral atendimento das crianças ou adolescentes acolhidos, estabelecendo prazos e estratégias de ação.

Page 76

O aparelho de acolhimento institucional também passa a ser um importante articulador da rede em relação à re-estruturação familiar, com destaque às ações de formação e análise dos genomas familiares (ação pioneira e que trás grande resultado quando corretamente articulada).

A articulação da rede de atendimento é outra importante modificação realizada no acolhimento de crianças e adolescentes, uma vez que se passa a assegurar à criança e ao adolescente uma maior participação junto à sociedade em que se encontra inserida.

Certo é que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT