"20 ANOS DO PPGSS UERJ": Desafios da Pos-Graduacao no Brasil:ENTREVISTA COM A COORDENACAO DA AREA DE SERVICO SOCIAL NA CAPES.

Autorde Almeida, Carla Cristina Lima

EP - Desde 2016 e notadamente a partir do resultado das eleicoes presidenciais de 2018, o desenvolvimento do capitalismo no Brasil caminha de costas para a nossa fragil e ainda recente experiencia de democracia. Assistimos ao aprofundamento de praticas e discursos neoconservadores que se expressam em medidas de contrarreforma, de anulacao das fronteiras entre Estado e religiao e de nao reconhecimento da alteridade como principio de sociabilidade, levando ao aprofundamento de formas historicas de preconceito e estigma. Na avaliacao da coordenacao, como tal contexto impacta a universidade publica e a pos-graduacao na atual conjuntura?

Denise Bomtempo Birche de Carvalho / Joana Valente Santana / Inez Stampa - A agenda do governo federal, resultante das eleicoes presidenciais de 2018, tem por base uma perspectiva teorica e pratica ultraconservadoras que expressa: 1. a continuidade dos interesses das fracoes da classe dominante, com a defesa do avanco das privatizacoes dos servicos publicos, a desregulamentacao das relacoes trabalhistas, o esfacelamento dos direitos sociais e politicos referentes as conquistas democraticas--adquiridas pela organizacao da classe trabalhadora, partidos politicos, movimentos sociais, sociedades cientificas, dentre outros; 2. uma proposta de sociabilidade pautada na desvalorizacao dos avancos nas discussoes mundiais sobre a importancia de preservacao do meio ambiente, da alimentacao saudavel e seguranca alimentar, educacao, ciencia e tecnologia como forcas motrizes do desenvolvimento de um pais, diversidade de genero, direitos humanos, raca, etnia e orientacao sexual, somente para citar alguns exemplos. A pauta conservadora incide em processos regressivos de direitos das mulheres, indigenas, quilombolas, direitos LGBTs, movimentos sociais urbanos e rurais, agravando, em especial, a vida dos jovens negros da periferia no Brasil, onde o exterminio--que se fazia presente nos governos anteriores--toma uma forma exacerbada; 3. pela desconstrucao da producao do conhecimento cientifico, com a defesa, em seu lugar, de uma concepcao conservadora na forma de compreender e intervir no mundo, baseada em valores religiosos e que negam o papel da ciencia como elemento fundamental para descobertas de solucoes para o desenvolvimento humano. Neste particular, a educacao brasileira sofre os influxos desses elementos que, por sua vez, impactam as universidades publicas e o sistema de pos-graduacao por meio da desvalorizacao do papel dessas universidades na sociedade brasileira, e a constante defesa do ensino privado e a distancia; a intencao, e em muitos casos, a perspectiva da aposentacao precoce de docentes e pesquisadores doutores, pela iminente reforma da previdencia, o que devera impactar fortemente os programas de pos-graduacao no Brasil; os salarios pouco atrativos a docentes em inicio de carreira; as condicoes de infraestrutura das universidades publicas, que dificultam sobremaneira o cotidiano da vida docente, discente e dos servidores tecnico-administrativos; o excessivo trabalho docente, sobretudo para os que atuam no sistema de pos-graduacao; o progressivo desinvestimento em pesquisa por parte do Estado, o que afeta docentes e discentes, sobretudo na pos-graduacao; a desvalorizacao das universidades pelo lugar que ocupam na sociedade em relacao aos questionamentos filosoficos e sociologicos da vida humana. Ha um tensionamento em relacao a perspectiva do pensamento critico construido e disseminado nas universidades, particularmente as publicas. Por conta disso, tem-se produzido e disseminado um discurso conservador de depreciacao do oficio do professor e do educador, em todos os niveis, que, na pratica, vem estimulando a vigilancia e o controle do trabalho docente, materializada por ameacas de registro em video ou audio, do ser e do fazer no ambito do trabalho docente.

EP - Ao longo dos anos tem se verificado muitas medidas de contingencia-mento dos recursos para pesquisa e parametros para producao de conhecimento com repercussoes deleterias nas diferentes areas cientificas, inclusive sem levar em conta dinamicas proprias desses grupos, sobretudo os das carreiras de humanas. Enquanto area, como enfrentar essa perspectiva, que muitas vezes se reduz a afirmacao de uma logica produtivista no ensino superior?

Denise Bomtempo Birche de Carvalho / Joana Valente Santana / Inez Stampa - O contingenciamento de recursos as universidades publicas brasileiras nao e recente e nem e uma exclusividade do governo atual. Entretanto, nesses quatro primeiros meses de...

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