1932: entre a imagem e a virtualidade

AutorChirsty Beatriz Najarro Guzmán
CargoDoutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas23-33
doi:10.5007/1984-784X.2015v15n24p23
23
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 15, n. 24, p. 23-33, 2015|
1932: ENTRE A IMAGEM E A VIRTUALIDADE
Christy Beatriz Najarro Guzmán
UFSC/CAPES
RESUMO: Entre a realidade e sua representação imagética, intervém a subjetividade de quem capta
essa realidade, cujas condições intelectuais, sociais e culturais se articulam para a configuração
analógica e dessemelhante do rosto imagético, conforme as considerações de Jacques Rancière sobre
a natureza das imagens. Nesse sentido, não só se contesta a existência de um discurso único sobre
um evento histórico, mas também a univocidade de tal evento. Levando isso em consideração, o
documentário 1932: cicatriz en la memoria (2005), dirigido por Carlos Henríquez Consalvi, para o
Museo de la Palabra y la Imagen (MUPI) de El Salvador, apresenta uma narrativa que compreende o
levante popular e etnocídio cultural de 1932, como a semente do Partido Comunista (PC)
salvadorenho, ao mesmo tempo em que na entrelinha se tece uma contra-narrativa, cuja linha de
pensamento vai no sentido contrário, colocando o indígena como protagonista, contestando o
discurso oficial sobre os eventos.
PALAVRAS-CHAVE: El Salvador 1932. Realidade. Imagem.
1932: BETWEEN IMAGE AND VIRTUALITY
ABSTRACT: Between reality and its image representation, the subjectivity of who captures this reality
interferes, the subjectivity of whose intellectual, social and cultural conditions are configured in face
of the imagistic face’s analogic and dissimilar arrangement, according to Jacques Rancière’s
considerations on the images’ nature. Therefore, the statement of the existence of a single speech
about an historical event is shaken, as well as the univocality of such an event. Taking this into
consideration, the documentary 1932: cicatriz en la memoria (2005), directed by Carlos Henríquez
Consalvi for the Museo de la Palabr y la Imagen (MUPI), of El Salvador, presents a narrative that
grasps the popular cleansing and cultural ethnocide of 1932 as the seed of the Salvadoran
Communist Party (PC). At the same time, another narrative whose line of thought goes in the
opposite direction is elaborated, placing the indigenous as the protagonist, challenging the official
discourse about the events.
KEYWORDS: El Salvador 1932. Reality. Image.
Christy Beatriz Najarro Guzmán é Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa
Catarina.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT