Introdução

AutorMarília Maciel - Luiz Fernando Marrey Moncau
Ocupação do AutorCentro de tecnologia e sociedade da FGV Direito Rio
Páginas9-10
A informação que consumimos molda a forma como vemos o mundo. Por essa
razão, o desenvolvimento das sociedades democráticas ao longo do século XX
foi acompanhado pelo aperfeiçoamento de normas e regulações que buscam
garantir a liberdade dos meios de comunicação, a diversidade de conteúdo e
opiniões, e a liberdade de expressão e de exercício da atividade jornalística.
A tarefa de garantir um ambiente de comunicação saudável e livre, entre-
tanto, é tão complexa quanto fundamental. Af‌i nal, trata-se de um tema com
relevantes especif‌i cidades técnicas, em um ambiente em que variadas tecnolo-
gias estão em constante e acelerado desenvolvimento.
Com a digitalização, os desaf‌i os tornaram-se ainda maiores. Por conta da
chamada convergência digital, empresas que operavam em mercados distintos
passaram a disputar clientes e a oferecer os mesmos serviços. Dos anos 1990
até hoje, a linha que separava as empresas de telecomunicações das empresas
de Internet apagou-se quase por completo, ao menos aos olhos do consumi-
dor, que recebe todos esses serviços ofertados de maneira agregada em com-
bos e pacotes.
Com o amadurecimento das tecnologias digitais, faz cada vez menos sen-
tido discutir serviços de telecomunicação e radiodifusão separadamente. Con-
tudo, cada um deles tem peculiaridades técnicas, um histórico legislativo e,
portanto, diferenças importantes para o exercício da atividade regulatória.
Nesse contexto, até mesmo para aqueles que acompanham de perto os
desenvolvimentos regulatórios e dos meios de comunicação, torna-se difícil ter
uma visão suf‌i cientemente geral sobre o tema. Na ausência dessa visão, muitos
podem ser os equívocos de compreensão e de formulação de políticas públicas.
O “Mapeamento da mídia digital no Brasil” oferece uma interessante con-
tribuição para suprir essa lacuna. Parte de uma série de pesquisas coordenadas
e f‌i nanciadas pela Open Society Foundations1 sobre o impacto da digitalização
no jornalismo e nos meios de comunicação, esta publicação traz os resultados
1 Consulte http://www.opensocietyfoundations.org/projects/mapping-digital-media.
INTRODUÇÃO
POR MARÍLIA MACIEL E LUIZ FERNANDO MARREY MONCAU
CENTRO DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE DA FGV DIREITO RIO

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