Introdução

AutorPedro Rubim Borges Fortes
Ocupação do AutorEditor
Páginas9-13
Alguns fenômenos são muito comentados sem que necessariamente se tornem
objeto de uma ref‌l exão mais profunda. Exemplo pródigo disto é justamente o
fenômeno da globalização do ensino jurídico, que tem sido constantemente
apresentado como aspecto típico da nossa experiência contemporânea e si-
multaneamente não tem recebido a devida atenção com a profundidade que o
tema merece. É cada vez mais comum o intercâmbio acadêmico, não apenas
entre professores, mas também entre alunos. Novas tecnologias de informa-
ção facilitam também a circulação de livros, artigos e sentenças estrangeiras.
Assim, o f‌l uxo de ideias e teorias tem sido constante, sendo importante ref‌l e-
tirmos sobre seu impacto para as faculdades de direito, as salas de aula e a
postura do professor.
Começamos nossa ref‌l exão com uma entrevista O que signif‌i ca ser uma
escola de direito global? com a Diretora Pamela Schwikkard, em que a Diretora
da Escola de Direito da University of Cape Town fala sobre cooperações acadê-
micas globais, alerta para o perigo do imperialismo jurídico, explica a agenda
global de sua escola após o f‌i m do isolamento causado pelo Apartheid e ref‌l ete
sobre o signif‌i cado de ser uma global Law school.
Em seu artigo O ensino jurídico local-global, Joaquim Falcão lembra que o
fenômeno da globalização do ensino jurídico é centrado em nossas aldeias glo-
bais, sendo que o desaf‌i o das escolas de direito consiste em formar prof‌i ssio-
nais com ambições e atuações locais-globais. Em sua análise, destaca o Diretor
da FGV DIREITO RIO os desaf‌i os da democratização e da agenda prioritária,
criticando a importação de teorias fora do lugar, vislumbrando oportunidades
no vácuo de ef‌i ciência democrática e apresentando a agenda jurídica global
como arena de competição e consensos.
Seguimos ref‌l etindo a partir do texto Ensino do direito para um mundo em
transformação: a experiência da FGV Direito SP, em que os coautores Oscar
Vilhena Vieira, Maria Lúcia L. M. Pádua Lima e José Garcez Ghirardi apresentam
o caso da internacionalização da Escola FGV Direito SP como ponto de partida
para a ref‌l exão sobre as transformações profundas geradas pela globalização.
INTRODUÇÃO

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