Apresentação

AutorPaula Castello Miguel
Ocupação do AutorDiretora Acadêmica da FDV
Páginas9-10

Page 9

Honra-me de forma significativa o convite para apresentar a obra que ora lhe chega às mãos. Convites desta natureza são sempre recebidos com carinho e alegria. Nesse caso, em especial, ele se reveste da mais alta consideração e responsabilidade, em função das qualidades intrínsecas dos organizadores e da capacidade que possuem de investir, sempre, em produção intelectual acadêmica de qualidade irretocável.

O livro reflete, assim, seus idealizadores, acadêmicos de reconhecimento nacional, sérios, competentes, aglutinadores. Referenciados por todos aqueles que militam no Direito do Trabalho e na pesquisa jurídica, Carlos Henrique Bezerra Leite e Vitor Salino de Moura Eça possuem uma vasta produção acadêmica e dominam o terreno por onde caminham, se apropriando de saberes e práticas do cotidiano dos cursos jurídicos nos quais exercem a docência e a pesquisa. A vivência na magistradura enriquece e alimenta a produção científica e permite um ensino que associa teoria e prática de forma natural.

Sensíveis na descoberta de talentos e na potencialização das capacidades de graduandos, mestrandos e doutorandos, conseguem conduzir a todos pelos meandros da pesquisa jurídica de forma a torná-la algo desafiador e prazeroso. A associação entre a prática docente e a prática da magistratura facilita o encontro com os grandes problemas com os quais os profissionais do Direito e em especial os do Direito do Trabalho têm que se enfrentar. A aproximação com o espaço onde se produz, por excelência, o fazer jurídico no Direito do Trabalho, qual seja, os tribunais, dá a eles a percepção do que é mais relevante para se investigar e isso influencia na qualidade de suas produções acadêmicas.

Ao compartilhar a autoria desta obra com seus alunos, tendo já alcançado os patamares acadêmicos de maior qualificação, Bezerra Leite e Salino deixam evidenciada a humildade intelectual que lhes é característica e valorizam aqueles que, em tese, deveriam valorizá-los e de fato os valorizam, os alunos. Reforçam, assim, a ideia de que aprendiz é quem se dispõe a aprender e que, portanto, somos todos aprendizes, ainda que educadores do mais alto naipe, como são os dois. Aproximam-se dos alunos de forma natural e os conduzem aos resultados que hoje vemos na composição desta obra. Os grandes mestres aprendem enquanto ensinam. Teorizar é apenas uma das partes do processo de ensinar e aprender.

Ao idealizar e executar a presente obra, os autores dão vida a um projeto maior de...

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