Apresentação

Páginas3-8
Apresentação | 3
APRESENTAÇÃO
Os Cadernos FGV Direito Rio são publicados pela Escola de Direito
do Rio do Janeiro da Fundação Getulio Vargas e têm como objetivo
fomentar o debate sobre o ensino jurídico. Os textos apresentados têm
o propósito de colaborar na consolidação da comunidade acadêmica
da Escola, com referências comuns na teorização e na aplicação da me-
todologia de ensino, e de (re)apresentar idéias para o aprimoramento
do ensino no país. Neste Caderno, são reeditados dois textos de perío-
dos históricos distintos, anos 50 e anos 70, que são complementares e
inauguram questões que nos são atuais. O terceiro artigo desta edição
é específ‌ico sobre técnicas de sala de aula, não abordadas diretamente
pelos anteriores.
A expansão do ensino jurídico, ocorrida no Brasil a partir dos anos
90, trouxe para o ensino um grande número de prof‌issionais, em grande
parte sem preparação prévia e sem ref‌lexão sobre a própria prática. A mera
reprodução da tradição de ensino formal transforma o direito em algo es-
tanque e morto, porque ausente dos problemas vivos, cujo enfrentamento
é crucial para a sociedade e para a legitimação do próprio direito. S T-
 D e J F representam uma tradição de pensamento,
inserido na prática educativa, que atribui ao ensino jurídico a tarefa de
vivif‌icar o direito.
A Educação Jurídica e a crise brasileira’1, de F C
 S T D, de 1955, e ‘Classe Dirigente e Ensino Jurídico
– uma releitura de San Tiago Dantas’2, de J  A F
N, de 1976, são propostas que partem de uma teoria da sociedade e
descem ao grau de detalhamento de currículos, seleção dos temas de dis-
ciplinas e postura do professor. Obviamente, as propostas são pontos de
1. Publicado originalmente na Revista Forense nº 159, p. 453, 1955.
2. Publicado na Revista da Ordem dos Advogados do Brasil, em 1977.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT