Apresentação

AutorFelipe Dutra Asensi
Ocupação do AutorCoordenador de Publicações
Páginas3-4
APRESENTAÇÃO
A edição nº 07 dos Cadernos FGV DIREITO RIO apresenta uma abordagem
fortemente plural, e isto re ete no seu próprio título. Ensinar o direito é uma
atividade complexa que, nos dias atuais, implica uma postura interdisciplinar,
de um lado, e conceber o direito para além da sala de aula, de outro. Fazer o
direito, por sua vez, diz respeito à atividade de construção de concepções acerca
de como este campo de saber funciona na vida real e com sujeitos reais.
Neste sentido, a presente edição busca discutir o processo de construção de
metodologias de ensino inovadoras que variam desde a concepção de um curso
de graduação, até atividades de extensão da sala de aula e cursos de capacita-
ção com aparato tecnológico so sticado. Em todos os artigos observamos uma
discussão a respeito do ensinar e fazer em direito e, mais propriamente, como
a atividade de aprendizado, pesquisa e capacitação são fundamentais para a sua
compreensão e transformação.
Com a discussão acerca das novas formas de ensinar o direito, esta edição
também permite a discussão a respeito do presente e futuro daqueles que dina-
mizam as compreensões sobre o direito: os professores e pesquisadores. Assim, a
análise das perspectivas que se apresentam aos professores de direito no mundo
de hoje, associada aos desa os de implementação de pesquisas genuinamente
cientí cas em nosso país, também recebem destaque nesta edição. Vejamos:
Mário Machado inaugura a discussão com uma apresentação de como foi
construído e concebido o curso de Teoria do Estado Democrático, que é mi-
nistrado na Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas. Para tanto, faz um
resgate dos principais desa os metodológicos para viabilizar a construção de
um curso que desperte a visão interdisciplinar dos alunos de forma crítica.
Paula Almeida relata a iniciativa de realizar atividades de ensino para além
da sala de aula. A professora discute o projeto que coordena na FGV DIREITO
RIO de organização de visitas guiadas aos Tribunais Internacionais e apresenta
os principais impactos no processo de ensino e aprendizado para os alunos.

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