• Revista Global Manager

Editora:
Faculdade da Serra Gaúcha
Data de publicação:
2010-07-20
ISBN:
1676-2819

Documentos mais recentes

  • Editorial
  • Clima organizacional no setor público: um estudo de caso da secretaria de administração no setor de RH na Prefeitura de Palmares do Sul

    A pesquisa de clima organizacional é utilizada para verificar como está o clima dentro dos setores dos órgãos públicos e privados, para identificar as carências, as falhas e as oportunidades de melhoria na prestação dos serviços oferecidas aos funcionários públicos e à população de Palmares do Sul. Através desta pesquisa, buscam-se formas de melhorar o clima organizacional dentro do setor de RH de Palmares do Sul. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre o clima organizacional dentro do setor público, mais especificamente dentro de um setor de Recursos Humanos. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário composto por nove questões abertas, em que os entrevistados foram seis funcionários públicos e uma estagiária de RH da Prefeitura Municipal de Palmares do Sul e três funcionários da seção de finanças. Para compor a análise de resultados, foi feita uma investigação através do método de triangulação de sujeitos, objetos e fenômenos. Subsequentemente à análise dos resultados acerca dos pontos apresentados, foi analisado o nível em que o clima organizacional se encontra e como ele mais o ambiente em outras partes da empresa que se utilizam dos seus serviços. Concluiu-se que os funcionários não se sentem à vontade com o clima organizacional dentro do ambiente. É notável a necessidade de melhorias, adaptações e implantações de algumas alternativas que possibilitem um ambiente que ofereça mais motivação, já que os próprios funcionários do setor não se sentem felizes, o que afeta também outras partes da Prefeitura.

  • Da proteção à promoção: o papel do direito na inovação aberta

    O desenvolvimento econômico e social de uma nação está relacionado ao próprio desenvolvimento em inovação, traduzido pela capacidade de produção de novos produtos e processos produtivos. No cenário atual, a inovação aberta configura o principal modelo de gestão da inovação e, portanto, de promoção de desenvolvimento. Partindo desse plano de fundo, auxiliado pela análise de obras, estatísticas e artigos científicos, foi elaborado este trabalho, o qual tem por objetivo analisar o papel do Direito na inovação aberta. Para tanto, analisou-se a relação entre inovação e desenvolvimento, bem assim a conexão entre o direito e os modelos fechado e aberto de gestão da inovação. Ao final, conclui-se, pois, que o direito, além de fornecer mecanismos de proteção jurídica da inovação por meio da propriedade intelectual, deve se valer de técnicas de encorajamento de condutas desejadas (sanções positivas) para promover a inovação a partir do modelo aberto de gestão.

  • Aprendizagem de língua espanhola através de canções e poemas

    O presente trabalho visa demonstrar o quão importante é propor o uso de canções e poemas nas aulas de língua espanhola, sobretudo nas Séries Finais e Ensino Médio. Para tal, observaram-se as atuais propostas educacionais nesse âmbito. Buscou-se interagir poesia e música, pois esta, de forma geral, está mais próxima aos estudantes brasileiros devido a inúmeros motivos, é necessário conscientizar acerca da cultura popular. Dessa forma são apresentadas reflexões acerca do estágio supervisionado durante o Curso de Letras – Espanhol da Universidade de Pelotas realizado no Ensino Fundamental (9° ano). Parte-se do pressuposto de que ao trabalhar com letras de canções e poemas se tenha uma ótica que faça a intermediação entre letra de canção e texto poético no ensino aprendizagem, já que canções e poemas são instrumentos didáticos que podem trazer conscientização na aprendizagem da língua espanhola. O processo de ensino-aprendizagem pode ser promovido através da canção e do poema, haja vista eles podem permitir ao aluno ler, interpretar e compreender essa linguagem.

  • RH estratégico: seus benefícios no ambiente de trabalho

    Com as mudanças na área de recursos humanos, esse setor deixou de ser burocrático para se tornar um setor mais importante na organização. Pois além da valorização dos colaboradores, está em busca do crescimento contínuo da empresa. O objetivo deste artigo é apresentar os benefícios do RH Estratégico quando inserido no ambiente de trabalho e seus desafios nas organizações. Para a realização do projeto foram realizadas exclusivamente pesquisas bibliográficas, artigos e notícias vinculadas ao tema abordado. Conclui-se que o RH Estratégico tende a trazer benefícios às empresas, tais como o aperfeiçoamento dos processos de recrutamento e seleção, definição de um perfil baseado na cultura e nos valores corporativos da empresa, nas habilidades técnicas de comportamento e assim possibilitando realizar contratações mais assertivas, assegurando a formação de equipes competentes e empenhadas fatores que influenciam no crescimento da organização e durabilidade no mercado.

  • Análise da satisfação de clientes de uma indústria de placas eletrônicas em Caxias do Sul/RS

    A importância em realizar a pesquisa de satisfação com os clientes está em compreender melhor qual a sua necessidade, verificar as questões levantadas e medir como está seu relacionamento com a clientela. Dessa forma, tem-se a oportunidade de aumentar sua satisfação e diminuir a chance de o cliente buscar um novo fornecedor para seu produto. Este artigo buscou identificar quais são as melhores ações que podem ser realizadas para atender o cliente em uma empresa que produz placas eletrônicas em Caxias do Sul/RS. Para esse estudo em questão, será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com característica descritiva e quantitativa com o uso de uma enquete. Ela tem como foco atender as maiores sugestões e reclamações dos clientes, tais como o prazo de entrega do produto e o reajuste de preços. Esses dois aspectos interferem diretamente na satisfação do cliente. Os resultados apontam que será possível ter uma melhoria nas próximas pesquisas se as ferramentas adequadas forem utilizadas. Dessa forma, o cliente terá o nível de satisfação elevado e, ao mesmo, tempo as reclamações tendem a diminuir.

  • Planejamento financeiro pessoal: uma análise de três corretores de imóveis do município de Xangri-Lá-RS

    O presente trabalho descreve as atividades desenvolvidas no Trabalho de Conclusão de Curso integrado ao Bacharelado em Administração de Empresas. Pesquisa-se sobre a importância das finanças pessoais como alavanca de sucesso para corretores de imóveis no município de Xangri-lá, a fim de entender a percepção da importância desta ferramenta pelos entrevistados. Para tanto, é necessário ver a porcentagem destes corretores que são bem-sucedidos, verificar ainda o entendimento sobre educação financeira dos mesmos e, se necessário, traçar alguma maneira de melhorar essa educação financeira. Realiza-se, então, uma pesquisa com 3 corretores de imóveis da cidade, através de um questionário onde buscou alcançar todos os objetivos. Diante disso, verifica-se que os 3 entrevistados têm noção da importância da gestão financeira para alavancar bons resultados, porém nem todos têm uma boa educação financeira, e não conseguem colocar a teoria na pratica, o que impõe a constatação de que por mais que tenham a noção da importância desta ferramenta, falta a educação financeira para que seja possível atingir os melhores resultados.

  • Influência de variáveis socioeconômicas no spread bancário brasileiro

    Como forma de gerenciar seus ativos e garantir lucros, mesmo diante dos riscos de inadimplência, de liquidez e de taxa de juros, os bancos em geral, focalizam o spread bancário. Neste contexto, estudos como os de Saunders e Schumacher (2000), Afonso, Kohler e Freitas (2009) e Silva, Ribeiro e Modenesi (2016), tiveram como objeto de estudo o spread bancário. Mas, após a realização de uma revisão de literatura mais aprofundada, verificou-se a necessidade de avançar na pesquisa quanto à influência de variáveis socioeconômicas que, hipoteticamente, poderiam afetar o comportamento do spread bancário. Diante disso, o presente estudo objetivou examinar quais as variáveis, caracterizadas no contexto socioeconômico e monetário, mais influenciaram o spread bancário brasileiro entre os anos de 2002 a 2016. Com essa finalidade, realizou-se sequencialmente a verificação da estatística descritiva e de correlação linear dos dados, e a análise de regressão linear múltipla por etapas, tendo o spread bancário brasileiro como variável dependente e como variáveis independentes: a inadimplência, o volume de crédito, os índices de inflação (INPC e IPCA), a taxa de juros Selic, a taxa de câmbio, a renda, a taxa de desemprego, o Produto Industrial Nacional (PIN) e o Produto Interno Bruto (PIB). Em suma, os resultados da pesquisa permitiram concluir que as variáveis que mais influenciaram as variações do spread bancário brasileiro entre os anos de 2002 a 2016 foram à renda, a taxa Selic, o Produto Interno Bruto, o Produto Industrial Nacional e o volume de crédito.

  • Avaliação de desempenho logístico de fornecedores: identificação de fatores cruciais

    Para uma operação produtiva ser eficiente é imprescindível que ela seja suprida de recursos materiais conforme sua necessidade. Nesse sentido, as empresas que almejarem liderar os segmentos em que atuam precisam ser capazes de identificar fornecedores confiáveis e ágeis a ponto de absorver as demandas de um mercado cada vez mais mutável e dinâmico. Diante do contexto apresentado, este estudo objetivou identificar os fatores de maior relevância no processo de avaliação de desempenho logístico de fornecedores. Para tal, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, onde foram elencados os aspectos presentes na literatura e verificadas as relações existentes entre eles. Como resultado da pesquisa evidenciou-se dois elementos principais diante do escopo pretendido: qualidade e flexibilidade dos parâmetros de entrega.

  • Inovação pedagógica e as práticas docentes: utilizando a tecnologia em sala de aula

    A inovação pedagógica aliada a utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem tornou-se uma possibilidade real de ultrapassar os métodos convencionais de ensinar. Percebe-se a necessidade de se estabelecer uma relação entre a inovação pedagógica e a tecnologia, com a intenção de promover uma contribuição significativa para o ensino-aprendizagem dentro das instituições educativas. Considerando a inovação tecnológica como uma possibilidade de "quebra" de paradigma, tanto social quanto tecnológico, entre alunos e docentes, o objetivo deste estudo foi compreender qual a percepção dos professores sobre o uso da tecnologia nas práticas docentes. De natureza qualitativa descritiva, esse artigo assume o caráter de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, aplicado a professores na instituição onde atuam. Concluiu-se que o uso da tecnologia em sala de aula torna-se aliada da inovação pedagógica acrescentando as práticas docentes maiores possibilidades de concretização do processo de ensino-aprendizagem.

Documentos em destaque