• Revista Global Manager

Editora:
Faculdade da Serra Gaúcha
Data de publicação:
2010-07-20
ISBN:
1676-2819

Documentos mais recentes

  • Editorial

  • Avaliadores

  • Visão baseada em recursos e legitimidade dos stakeholders (clientes) do segmento supermercadista de blumenau-sc-Brasil

    A Visão Baseada em Recursos (RBV) uma combinação de fatores que analisam o ambiente interno da organização, o que ela exerce bem, o meio competitivo em que está inserida, seus concorrentes e o que o mercado está exigindo. O estudo possui como objetivo analisar a Visão Baseada em Recursos na percepção dos gestores dos maiores supermercados de Blumenau SC e caracterizar os fatores que compõe a legitimidade dos Stakeholders. Foi realizada uma pesquisa com oito gestores dos grandes supermercados de Blumenau e com quatrocentos Stakeholders (clientes). A pesquisa caracteriza-se como descritiva e abordagem quantitativa. A análise dos dados em RBV, ocorreu com os oito gestores de supermercados de Blumenau. Foram utilizadas técnicas de análise descritivas como: média, desvio-padrão e correlação ...

  • Cultura organizacional e saúde do trabalhador: reflexões sobre as relações entre indivíduos e o trabalho nas organizações

    Este estudo apresenta uma revisão de literatura de artigos que versavam sobre a influência da cultura organizacional na saúde do trabalhador. Para desenvolver esta síntese os objetivos específicos da pesquisa foram: explorar concepções sobre sofrimento do trabalhador, conceituar cultura organizacional, analisar a relação do trabalho e o indivíduo, e fazer a relação entre como a cultura pode influenciar no sofrimento do trabalhador. As principais referências utilizadas neste trabalho foram: Hofstede (1980); Zarifian (2001); Dejours (1994); Mendes (2007); Schein (2009); Geertz (2008) e Fleury e Fischer (1996). Para isso utilizou-se como método de pesquisa uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória com levantamento de dados bibliográficos. Utilizou-se como principal técnica de aná...

  • A percepção dos acadêmicos da facos sobre as danceterias no litoral norte gaúcho: um estudo de caso

    O presente estudo busca identificar as percepções que os acadêmicos da FACOS, possuem em relação as danceterias do Litoral Norte Gaúcho no período de 2016/1, bem como o perfil socioeconômico dos acadêmicos e as danceterias que frequentam. Autores como Kotler e Armstrong (1998) e Kotler (2007), serviram como norteadores do tema. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem de natureza exploratória e descritiva com a aplicação da técnica Survey e o estudo de caso. A técnica utilizada para a coleta dos dados foi a quali-quanti. Para responder os objetivos propostos, foram identificados primeiramente, na pesquisa qualitativa, os atributos mais valorizados pelos frequentadores das danceterias, após foi aplicada a pesquisa quantitativa, em uma amostra de 248 acadêmicos da FACOS. Percebeu-se...

  • Análise da relação entre valor de mercado e desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras

    Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação do desempenho econômico-financeiro com o valor de mercado de empresas brasileiras dos setores não financeiros, com dados retirados da BM&FBOVESPA no período de 2009 a 2013. Foi formulada uma base de dados anuais com informações de 175 empresas, a partir do Sistema Economática e submetida à análise de regressão com dados em painel. Em função das características dos dados e com o suporte teórico, construiu-se um modelo exploratório de análise que permitisse o entendimento da influência do desempenho econômico e financeiro no valor de mercado das empresas. Observou-se que a variável de desempenho ROI exerce influência positiva e significativa na criação de valor de mercado e, por outro lado, a variável WACC exerce influência negativa e si...

  • Motivações para participar da economia colaborativa - um estudo comparativo entre os consumidores de boa vista e Porto Alegre

    Uma das lacunas nos estudos de comportamento organizacional consiste em compreender as motivações que levam os consumidores a participarem de ações e negócios sustentados pela economia colaborativa, que veem alterando as tendências e hábitos de consumo atualmente no Brasil e no Mundo. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi identificar as motivações que levam os consumidores a participarem da economia colaborativa. Foi realizada uma pesquisa comparativa do tipo qualitativa de caráter exploratória, com consumidores das cidades de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, e de Boa Vista, em Roraima. Após o estudo, de abordagem teórico-empírico, os resultados convergiram, indicando que as motivações, que conduzem à participação na economia colaborativa, nas duas cidades, se assentam no ut...

  • Políticas públicas de fomento à inovação em pequenas e médias empresas no Brasil: estudo de caso da empresa dublauto gaúcha

    Para fazer-se inserir no cenário de competitividade mundial, o Brasil depara-se num crescente amadurecimento de políticas e ações voltadas ao adiantamento tecnológico e à inovação como ferramenta de competitividade e progresso nacional. Numa análise da atual política brasileira de fomento à inovação, este trabalho visa analisar a importância das políticas públicas de incentivo ao aumento da competitividade de pequenas e médias empresas brasileiras a partir do estudo de caso da empresa Dublauto Gaúcha. Para isso realizou uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Foram realizados entrevista com um dos diretores e questionários on-line com os dois diretores da empresa para informações complementares. No contexto de inovação analisado, verificou-se que as políticas pú...

  • Um olhar sobre o sentido do trabalho para docentes de uma instituição de ensino superior pública

    Este estudo tem por objetivo analisar o sentido do trabalho para docentes de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem qualitativa, com docentes de uma instituição de ensino superior pública. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que para os docentes o sentido do trabalho está predominantemente associado à dimensão individual de desenvolvimento pessoal, reconhecimento, evolução do conhecimento, sentimento de pertença seguido da dimensão organizacional de autonomia e contribuição social

  • Inserção de aplicativos e jogos na cultura empresarial

    Este estudo aborda a inserção de aplicativos e jogos como aliados dos gestores na implantação de processos cada vez mais eficientes e desafiadores. A fim de concretizar tal estudo, buscou-se fundamento através de entrevistas e questionários aplicados aos gestores e colaboradores da Empresa DGT. Diversos fatores coexistem quando se opta pelo desenvolvimento de aplicativos e softwares associados a elementos de gamificação e suas respectivas estratégias de motivação no contexto corporativo. Em suma, o objetivo dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível de comprometimento dos funcionários, facilitar a introdução de mudanças na organização e estimular a inovação. A gamificação é apresentada como um conjunto de ferramentas capazes de não só apresentar alternativas tangíveis...

Documentos em destaque