• Revista Global Manager

Editora:
Faculdade da Serra Gaúcha
Data de publicação:
2010-07-20
ISBN:
1676-2819

Documentos mais recentes

  • Editorial
  • Evidenciação de informações na gestão pública: mais que uma previsão legal, um instrumento de legitimidade

    O objetivo deste estudo é mensurar o nível de disclosure obrigatório dos maiores municípios do Brasil, nas respectivas páginas eletrônicas disponíveis na Internet, e identificar quais os aspectos que explicam este nível de evidenciação. Nesse sentido, a Teoria da Legitimidade pressupõe que o processo de legitimação da gestão pública está atrelado ao cumprimento do contrato social, o que está ameaçado pela ocorrência da problemática da assimetria informacional. Uma das formas de minimizar este problema e reafirmar a legitimidade dos gestores públicos seria a adoção de boas práticas de transparência por meio da evidenciação de informações públicas. A este embasamento teórico, soma-se estudos empíricos que indicam que os municípios não cumprem com a totalidade das obrigações legais quanto à transparência e evidenciação de informações, e que não há uma uniformidade na quantidade de informações disponíveis quanto à gestão pública municipal. Desta forma, para mensurar o nível de disclosure obrigatório (NDO) de municípios do Brasil, constituiu-se uma vaiável dependente a qual corresponde a um conjunto de 40 indicadores de informações obrigatórias. E para cada possível aspecto explicativo deste nível de evidenciação, uma variável independente. Os dados foram analisados estatisticamente pelo método dos mínimos quadrados ordinários (OLS) – robusto. Os resultados indicam que nenhum município evidenciou todas as informações pesquisas. Ademais, aspectos ligados ao tamanho das cidades, o partido político do prefeito municipal e características sociais podem explicam o nível de evidenciação municipal dos municípios.

  • A influência da aprendizagem organizacional na inovação de produtos na indústria de transformação de Santa Catarina

    Com a intensa concorrência internacional, as mudanças tecnológicas e a necessidade dos consumidores de buscar produtos e serviços novos, o mercado tem pressionado as organizações a buscar algo inovador para se manterem no mercado competitivo. Estudos têm notado que a aprendizagem organizacional pode ser vista como uma variável fundamental para o desempenho da inovação e, consequentemente, para a sobrevivência das empresas. Mesmo diante da Crise Econômica Brasileira desde 2015 uma das regiões menos afetadas e que ainda mantem maior índice de emprego é o Estado de Santa Catarina. O objetivo geral deste estudo é analisar a influência da aprendizagem organizacional (AO) no desempenho de inovação de produtos (DIP), nas indústrias de transformação de Santa Catarina. Foi aplicada uma pesquisa quantitativa descritiva em organizações pertencentes ao setor da indústria de transformação, formada por 24 setores industriais. Participaram da pesquisa diversos setores industriais, localizados nas regiões Vale do Itajaí, Sul, Norte, Oeste, Grande Florianópolis e Serrana do estado de Santa Catarina. Com os principais resultados da pesquisa foi possível constatar que no que se refere a aprendizagem organizacional, as indústrias de transformação estão percebendo que o item de maior influência na Aprendizagem Organizacional é o “enfrentamento de situações adversas por parte de seus colaboradores” com uma carga fatorial de 96%, por isso os incentivam a enfrentarem situações novas e desconhecidas. Identificou-se que o fator que mais influência no Desempenho de Inovação de Produtos é a “eficiência”, ou seja, as empresas estão mais preocupadas em melhorar seus processos e métodos de inovação. E por fim, atendendo ao objetivo geral, foi possível comprovar que há influência da aprendizagem organizacional no desempenho de inovação de produtos. A relação se deu por uma carga de 62%. Dessa forma, é positiva a relação de Aprendizagem Organizacional permite as organizações pesquisadas a obterem melhor Desempenho de Inovação de Produtos.

  • Afinal por que os líderes, tidos como competentes profissionalmente, falham? Uma reflexão sobre as incompetências pessoais

    O presente trabalho teve por objetivo analisar as características profissionais que podem levar os líderes a falharem nas empresas, visando contribuir para o desenvolvimento das competências de liderança. Tratou-se de um estudo de caso que teve como objetos de estudos os laudos do mapeamento de competências de um programa de desenvolvimento de liderança de uma empresa prestadora de serviço de cartões de crédito na cidade de São Paulo (SP). Os resultados demonstraram que, apesar de bons índices na avaliação por competências, os líderes obtiveram resultados medianos na apuração do balanced scorecard, sendo que os principais motivos para esse resultado estavam relacionados às questões de personalidade e de comportamento, aqui denominadas incompetências pessoais, e que foram: deixar de entregar os resultados no tempo esperado, não inspirar confiança aos seus subordinados, resistir à mudança e deficiência no envolvimento com os clientes.

  • Direito o direito de ser e estar, com saúde trajetória, inserção social e saúde dos migrantes contemporâneos no Brasil

    O estudo tem como objetivo analisar e identificar a trajetória e a inserção social e de acesso à saúde dos migrantes na contemporaneidade no Brasil. A pesquisa apresenta, em seu referencial metodológico, a Análise Contextual, proposta por Hins, Chaves e Cypress, que pressupõe quatro níveis contextuais, que se interligam: contexto imediato, específico, geral e metacontexto. Para tal, foram utilizadas 65 publicações, oriundas de pesquisa online e de fontes bibliográficas impressas. A coleta de dados foi realizada em agosto e setembro de 2019. Em relação aos resultados, ressalta-se os conceitos de região, assim como, o de identidade e formação do espaço dos migrantes. No que se refere a gestão em saúde, verifica-se que estas são norteadas pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), da Lei de migração de 2017, sendo notória, a garantia de direitos desses migrantes, desde a Constituição de 1988. Concluiu-se, a partir do levantamento realizado, que o migrante enfrenta, praticamente, as mesmas dificuldades que o brasileiro, no que se refere ao acesso aos serviços de saúde, dada a alta demanda deste serviço.

  • Orçamento base zero: estudo bibliométrico dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos

    O presente estudo teve como objetivo verificar o perfil dos artigos com o tema orçamento base zero publicados nos 25 Congressos Brasileiro de Custos realizados no período de 1994 a 2018. Para atender os objetivos do artigo, fez-se o uso da metodologia descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, além de utilização de estudo bibliométrico. A análise dos artigos publicados engloba alguns aspectos, entre eles, a quantidade de artigos publicados, gênero dos autores, quantidade de autores por artigo, titulação dos autores, dentre outros. Os resultados demonstraram que foram publicados cinco artigos com o tema no CBC. Houve um empate entre gêneros dos autores. Com relação à quantidade de autores por artigo, constatou-se que é mais comum escrever em conjunto. Observou-se, que sobre a titulação dos autores dos artigos publicados, a maior parte possui mestrado. Evidenciou-se pela Lei de Zipf a frequência de palavras dos títulos e palavras-chave. Quanto aos objetivos e conclusões dos artigos verificados, constatou-se que os autores alcançaram suas metas. Em relação a sugestão de trabalhos futuros, somente um artigo não recomendou.

  • O que fazer na hora da compra e no momento pós compra? O comportamento do consumidor de pneumáticos

    O comportamento do consumidor estuda os processos que envolve indivíduos e grupos e procura entender como estes compram, usam e descartam produtos e ou serviços visando satisfazer suas necessidades e desejos. Nesta direção, este artigo tem por objetivo identificar o comportamento do consumidor de pneumáticos no processo decisório de compra considerando dois estágios: compra e pós compra de pneumáticos e serviços afins. Para atender este propósito foi realizada pesquisa por meio do método survey, com a aplicação de um questionário para 331 clientes e possíveis clientes de uma empresa do ramo varejista de pneumáticos e serviços afins. Por meio da técnica grupo de foco efetivou-se entrevista em profundidade com gestores e clientes da empresa, utilizando-se de um questionário com questões abertas. Considerando os três estágios analisados do processo decisório de compra, conclui-se que o consumidor prefere ir às lojas em que já fez alguma compra. Considera o atendimento como o principal influenciador na hora de decidir pela compra de um produto e fica frustrado quando o produto comprado não atende suas expectativas.

  • Editorial
  • Aprendizagem de língua espanhola através de canções e poemas

    O presente trabalho visa demonstrar o quão importante é propor o uso de canções e poemas nas aulas de língua espanhola, sobretudo nas Séries Finais e Ensino Médio. Para tal, observaram-se as atuais propostas educacionais nesse âmbito. Buscou-se interagir poesia e música, pois esta, de forma geral, está mais próxima aos estudantes brasileiros devido a inúmeros motivos, é necessário conscientizar acerca da cultura popular. Dessa forma são apresentadas reflexões acerca do estágio supervisionado durante o Curso de Letras – Espanhol da Universidade de Pelotas realizado no Ensino Fundamental (9° ano). Parte-se do pressuposto de que ao trabalhar com letras de canções e poemas se tenha uma ótica que faça a intermediação entre letra de canção e texto poético no ensino aprendizagem, já que canções e poemas são instrumentos didáticos que podem trazer conscientização na aprendizagem da língua espanhola. O processo de ensino-aprendizagem pode ser promovido através da canção e do poema, haja vista eles podem permitir ao aluno ler, interpretar e compreender essa linguagem.

  • RH estratégico: seus benefícios no ambiente de trabalho

    Com as mudanças na área de recursos humanos, esse setor deixou de ser burocrático para se tornar um setor mais importante na organização. Pois além da valorização dos colaboradores, está em busca do crescimento contínuo da empresa. O objetivo deste artigo é apresentar os benefícios do RH Estratégico quando inserido no ambiente de trabalho e seus desafios nas organizações. Para a realização do projeto foram realizadas exclusivamente pesquisas bibliográficas, artigos e notícias vinculadas ao tema abordado. Conclui-se que o RH Estratégico tende a trazer benefícios às empresas, tais como o aperfeiçoamento dos processos de recrutamento e seleção, definição de um perfil baseado na cultura e nos valores corporativos da empresa, nas habilidades técnicas de comportamento e assim possibilitando realizar contratações mais assertivas, assegurando a formação de equipes competentes e empenhadas fatores que influenciam no crescimento da organização e durabilidade no mercado.

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