• Revista de Ciências Humanas

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2010-09-07
ISBN:
0101-9589

Descrição:

Revista de Ciências Humanas é um periódico multidisciplinar que publica textos inéditos (artigos regulares, comentários, resenhas de livros, depoimentos e obituários), com especial atenção aos textos que trazem resultados de pesquisas, revisões da literatura de pesquisa e reflexões críticas sobre experiências realizadas nas diferentes áreas das Ciências Humanas.

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  • Apresentação: gênero na psicologia em tempos sombrios
  • Editorial: da importância das ciências humanas
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  • Consumo, consumismo e seus aspectos transversais: uma revisão de literatura

    O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura sobre os principais aspectos que compõem e atravessam os fenômenos do consumo e do consumismo, tais como mercadoria, identidade, cidadania, distinção, felicidade, mídia e ideologia. A proposta deste texto é realizar um diálogo entre diversas teorias que versam sobre o consumo, baseado em uma compreensão dialética da realidade. A partir das obras de autores como Bauman, Baudrillard, Bourdieu, Campbell, Canclini, Lipovetsky, Marx, Adorno, Horkheimer, Thompson, Guareschi, entre outros, buscamos compreender as características e interfaces que estruturam as sociedades atuais, também chamadas de sociedade de consumo e, por conseguinte, os modos de vida e sociabilidades produzidos por essas sociedades.

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    Ao articular os estudos queer com a psicanálise e com a educação, encontramos a teoria de Deborah Britzman na construção de uma educação sexual que não esteja associada com a previsibilidade e com a estabilidade. Para compreender a pedagogia queer como um campo pedagógico que subverte o discurso ideal da educação, apresentamos os estudos queer e seus pressupostos epistemológicos. Coloca-se em xeque a estabilidade das identidades e dos saberes, através da recusa intencional da identidade normalizada que produz anormalidades. Questiona-se o porquê e o quê ensinar, as “normalidades inquestionáveis” que estão associadas aos conteúdos, métodos, hierarquias e identidades escolares. A proposta pedagógica de Britzman apostará na arte, na literatura, nos jogos, nos filmes, nas brincadeiras, nos depoimentos em primeira pessoa, nas músicas e nas conversas livres e não-hierárquicas. Sugere-se que esta pode ser uma metodologia profícua para a superação das resistências à criatividade e à educação sexual.

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