Revista de Ciências da Administração

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-10
ISBN:
2175-8077
Copyright:
COPYRIGHT Universidade Federal de Santa Catarina

Descrição:

A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como foco a divulgação da produção científica em Ciências da Administração e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento nestas áreas. O público-alvo é formado por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas administrativos.

Documentos mais recentes

  • Editorial
  • Investigando a Startup Enxuta: uma discussão sobre a metodologia de uma Organização da Sociedade Civil na perspectiva da Tecnologia Social

    Este ensaio teórico investiga a metodologia Startup Enxuta, utilizada pelo Social Good Brasil (SGB), uma Organização da Sociedade Civil, na capacitação de empreendedores sociais, procurando indicar se esta metodologia se configura como uma Tecnologia Social (TS). Conforme a literatura, por seu caráter crítico e propositivo, a Tecnologia Social se notabiliza por propor e propiciar Inovações Sociais (IS) geradoras de níveis de emancipação social. Os procedimentos metodológicos adotados no ensaio foram a pesquisa bibliográfica e a analítica hermenêutica de categorias teóricas e de documentos. A análise realizada partir dos cinco princípios da Startup Enxuta propostos por Eric Ries (Origem; Centralidade do Empreendedor; Ciclo de Feedback; Tempo; e Enfoque na Contabilidade) evidencia a existência de limites na metodologia utilizada pelo Social Good Brasil no que tange a instrumentalizar agentes sociais para a resolução de problemas sociais, o que obstaculiza a consecução de ações transformadoras e inclusivas. Isto porque, a lógica de mercado que a orienta pouco se identifica com o caráter crítico e propositivo da Tecnologia Social.

  • Carreira proteana e satisfação no trabalho: um estudo na Universidade Federal do Ceará

    Neste estudo, objetivou-se investigar a relação entre as percepções dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará quanto às atitudes da carreira proteana e a sua satisfação com o trabalho. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada com 417 técnico-administrativos em educação por meio de um questionário que avalia as duas atitudes da carreira proteana - orientação por valores e autodirecionamento - e as cinco dimensões da satisfação no trabalho, de Siqueira (2008). A análise dos resultados indicou um forte autodirecionamento de carreira e uma moderada orientação por valores. Quanto às dimensões da satisfação no trabalho, os servidores mostraram-se, predominantemente, mais satisfeitos com o relacionamento entre os colegas e com a chefia, corroborando estudos anteriores realizados com servidores de outras instituições. Adicionalmente, análises de correlação e de árvores de decisão mostraram as características do perfil dos respondentes, as quais podem influenciar nas atitudes da carreira proteana.

  • Sistemas de controle estratégico e comprometimento organizacional: um estudo em uma empresa pública do setor elétrico

    Os sistemas de controle têm sido utilizados como prática gerencial para controlar e monitorar a execução das diretrizes estabelecidas pela organização. Os estudos neste campo de pesquisa são crescentes. Entretanto, são escassas as pesquisas que associam as dimensões do modelo de alavancas de controle estratégico de Simons (1995) com o modelo tridimensional de comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1991). Sendo assim, levando-se em consideração que as alavancas de controle podem influenciar positivamente o comprometimento organizacional, esse estudo tem como objetivo central avaliar os relacionamentos entre as alavancas de controle estratégico propostas por Simons (1995) com o comprometimento organizacional em uma empresa pública de geração de energia elétrica. Dados coletados por meio de um levantamento (survey) e analisados através de correlações revelaram associações positivas entre as alavancas de controle estratégico com o comprometimento organizacional.

  • Policy Evaluation: Systematic Review about a pay-forperformance Programme in Public Health in Brazil

    The Program for Improving Quality and Access in the Primary Care (PMAQ-AB) is an unprecedented initiative in Brazilian public health considering the amount of funds transferred to municipalities. This systematic literature review aims to analyze how the PMAQ has been studied in the international and national literature to identify which aspects related to the public administration and public policies have been addressed. The PRISMA protocol for systematic reviews guides the entire process of research question definition, search, selection and analysis. The Atlas TI software. was used for coding and analysis of studies. It is concluded that there are gaps regarding studies about the formulation, implementation, and evaluation phases of the PMAQ. Finally, it is recommended that the international context of performance pay programs be considered in research and that comparative public policy studies be conducted.

  • Future Intention to disclose personal information via mobile apps

    This study analyses the future intention to disclose personal information in order to use apps and the framing effect in relation to privacy concerns. To test the effects, an experiment was conducted involving 405 participants, using a single-factor design with independent groups and covariates. The results indicate concern about privacy is negatively related to the future intention, confirming the effects of framing on future intention, with the effect being negative in relation to the negative framing of trust beliefs and positive in relation to the positive framing of risk beliefs, while the moderating effect was not confirmed. This paper contributes to two areas: 1) privacy, because it confirms the relationship between information privacy concerns and future intention (new proposed scale); and 2) decision-making, as it demonstrates the effects of framing on risk and trust beliefs in future intentions, which, as far as is known, has not previously been shown.

  • A relação entre características dos conselhos de administração e o risco de mercado de estatais listadas

    O objetivo deste estudo é investigar a relação entre características dos conselhos de estatais brasileiras listadas e seu risco de mercado, mensurado pela volatilidade dos preços das ações. Os conselhos de administração são responsáveis por supervisionar o gerenciamento dos riscos e, no caso de estatais, acrescenta-se a necessidade de criar controles para prevenir a corrupção. Considerando que o conselho deve deliberar sobre decisões estratégicas que, inerentemente, apresentam riscos, sua atuação e características pode impactar a estabilidade da empresa. A partir de uma população de 31 estatais listadas, foram selecionadas aquelas com maior liquidez em bolsa, no período de 2015 a 2017. O tamanho do conselho apresenta relação positiva com o risco, enquanto a proporção de mulheres e a proporção de membros independentes apresentaram relações negativas com o risco. No entanto, observou-se que as relações foram não significativas, sugerindo possíveis interferências e falhas de governança nessas empresas.

  • Welcome back: Repurchase intention of Brazilian customers on e-commerce websites

    The present study aimed to analyze the relationship between the website information quality, privacy, security and trust, as well as its influence on Brazilians consumers intention to buy back online. To reach this objective, a theoretical model was elaborated, followed by a survey with a sample composed of more than four hundred consumers who have already made purchases online, and the data were statistically tested through the Structural Equations Modeling. From the analysis of the results, it was evidenced that the website information quality and the perceived privacy positively affect the perceived security, and that the security, in turn, positively impacts trust shown to the website. In addition, it has been proven that the consumers repurchase intention in online shopping environment is strongly affected trust shown to the website.

  • Editorial
  • O significado do sacrifício nos rituais de alisamento capilar e autoimagem feminina

    As pessoas consomem baseadas na forma como se veem e querem ser vistas, principalmente no que refere-se ao consumo estético, apresentando, muitas vezes, condutas sacrificiais pela efetivação de seus desejos. Associados a estereótipos negativos, cabelos cacheados ou crespos, geralmente, são submetidos a mudanças estruturais a partir de alisamentos, para seguir padrões socialmente aceitáveis. Neste contexto, esse trabalho objetiva compreender o significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A pesquisa, de abordagem qualitativa interpretativista a partir da história oral e análise de conteúdo temática, percebeu que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por fatores, como o tempo, dinheiro, risco à saúde e o próprio processo; e a maioria delas é influenciada a realizar o alisamento por influência dos elogios, julgamentos e preconceitos capilares alheios.

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