• Revista de Ciências da Administração

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-10
ISBN:
2175-8077
Copyright:
COPYRIGHT Universidade Federal de Santa Catarina

Descrição:

A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como foco a divulgação da produção científica em Ciências da Administração e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento nestas áreas. O público-alvo é formado por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas administrativos.

Documentos mais recentes

  • Modelo de Defasagem Distribuída Polinominal para Teste de Estresse do Sistema Financeiro no Brasil

    Este estudo objetiva propor um modelo de defasagem distribuída polinomial para prever a inadimplência do sistema financeiro brasileiro com base em variáveis macroeconômicas. O modelo estima coeficientes que consideram efeitos defasados das variáveis explicativas na inadimplência. Os modelos mais comumente utilizados em testes de estresse (regressão linear, séries temporais e dados em painel) não consideram que a mudança em uma variável tem um efeito distribuído pelos períodos posteriores. O modelo foi estimado para o período de janeiro de 2004 a fevereiro de 2016, em que a inadimplência foi prevista em função de variáveis macroeconômicas relacionadas a taxa de juros, produção industrial, desemprego e índice Ibovespa de ações. O modelo proposto apresentou menor erro de estimação que os modelos mais comumente utilizados na literatura, indicando que sua utilização é mais adequada. Palavras-Chave: Risco de crédito, teste de estresse, modelo de defasagem distribuída polinomial.

  • Estratégias de Hedge para o Etanol Brasileiro: análise a partir de operações de contratos futuros doméstico e estrangeiros

    As mudanças ocorridas no mercado internacional de biocombustíveis provocaram significativas alterações no mercado de etanol brasileiro. Diante dessa situação, este trabalho objetivou avaliar a eficiência do hedge e risco de base do etanol brasileiro utilizando contratos futuros no Brasil e EUA entre 2010 a 2019. Para isso, foi utilizado um modelo de hedge simultâneo de câmbio e preços. Os resultados indicam que a utilização de contratos estrangeiros não foi eficiente na maior parte dos anos, sobretudo em razão das variações cambiais, choques de oferta e intervenções nos mercados de combustíveis de ambos os países. Além disso, a operação com contratos americanos oferece maior variação no risco de base, sobretudo pelo fator cambial. No entanto, observa-se que, nos períodos de menores volatilidades cambiais e de redução dos efeitos domésticos na regulação do mercado, a efetividade do hedge com contratos estrangeiros foi próxima daquela utilizando contratos nacionais, sugerindo-se uma alternativa na procura por contratos com maior liquidez. Palavras-chave: Etanol; Contratos Futuros; Eficiência do Hedge; Risco de Base

  • Habilitadores de Inovação para a Base da Pirâmide

    O objetivo desse artigo é analisar as características dos habilitadores de inovação para a base da pirâmide no contexto brasileiro. A estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de casos múltiplos em três empresas de setores distintos. Os resultados evidenciaram que os principais habilitadores externos às organizações foram a estabilidade econômica, as políticas públicas e a qualidade dos fornecedores. Entre os habilitadores internos, destacaram-se a criação de conhecimento e aprendizagem e o reconhecimento do valor e da necessidade da inovação. Sob o ponto de vista teórico, os resultados deste estudo avançam na identificação e compreensão de habilitadores que, apesar de facilitarem o desenvolvimento e implementação de inovações para o mercado da base da pirâmide, encontram-se dispersos na literatura, sem que haja, inclusive, uma nomenclatura unânime acerca dos mesmos. Sob a perspectiva dos praticantes, as evidências deste estudo contribuem para que gestores tenham a percepção de quais fatores internos e externos podem habilitar as organizações a inovar nesse mercado. Palavras-Chave: Inovação; Habilitadores; Base da Pirâmide; Baixa Renda.

  • Fatores da Qualidade do Serviço que Afetam a Fidelidade dos Alunos e suas Intenções em Recomendar a Escola: um estudo no setor da educação pública

    Este estudo desenvolveu um ensaio teórico-empírico com 1550 alunos do ensino médio de escolas públicas paraibanas. O objetivo foi avaliar o impacto da qualidade do serviço educacional sobre intenções em recomendar a terceiros e fidelidade dos discentes, bem como em que medida esses efeitos se diferem em relação aos fatores demográficos e motivacionais. Foram apreendidas as expectativas do alunado e suas percepções de desempenho em relação a 18 atributos. Capturou-se ainda o quão propensos estavam em rematricular- se e em recomendar a escola. Ao empregar regressão linear múltipla, verificou-se que quatro e três atributos, respectivamente, apresentaram efeito significativo sobre fidelidade dos consumidores e intenção em recomendar a organização. Atendimento do pessoal administrativo e imagem corporativa constituem-se pontos de interseção, impactando positivamente nas duas variáveis comportamentais. Heterogeneidades no impacto da qualidade do serviço sobre fidelidade e intenções de recomendar foram percebidas nos agrupamentos de faixa etária, renda familiar, motivação e gênero. Palavras-chave: Qualidade do serviço. Fidelidade. Intenções em recomendar. Ensino público.

  • Impacto do Sistema de Gestão de Transporte no Desempenho das Operações e na Relação com Fornecedores de Serviço de Transporte: uma percepção dos usuários

    As empresas estão investindo em Tecnologia da Informação (TI) e aproveitando ao máximo, as vantagens que ela proporciona, para mudar os processos de negócio e melhorar o desempenho das operações. Dentro deste contexto, pretende-se aqui investigar o uso de um Sistema de Gestão de Transporte (TMS). O objetivo geral deste estudo é avaliar o impacto do uso do TMS e sua relação com o desempenho das operações de transporte das empresas e com os prestadores de serviços de transporte na percepção dos usuários. O método utilizado foi a pesquisa survey e um modelo conceitual foi elaborado e validado utilizando modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). O resultado indica que os benefícios de um TMS têm impacto positivo no desempenho das operações de transporte, que, por sua vez, têm impacto positivo na relação com fornecedores de serviço de transporte. Palavras-Chaves: Sistema de Gestão de Transporte (TMS), Logística, Desempenho, Gestão de TI.

  • Percepção de Justiça Organizacional e Intenção de Turnover em Empresas de Auditoria

    O estudo objetiva verificar a relação da percepção de justiça organizacional com satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e intenção de turnover de auditores de empresas de auditoria. Uma pesquisa de levantamento foi realizada com os 2.561 auditores cadastrados no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, utilizando-se do questionário traduzido da pesquisa de Parker e Kohlmeyer (2005), e a amostra por acessibilidade compreendeu os 106 respondentes do instrumento de pesquisa. Na análise dos dados aplicou-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa mostram que a percepção de discriminação (justiça organizacional) apresenta relação negativa e significativa com a variável satisfação no trabalho e comprometimento organizacional. Por outro lado, apresenta relação positiva e significativa com a intenção de turnover. Assim, conclui-se que os resultados indicam que a percepção de justiça organizacional dos auditores independentes pesquisados influencia significativamente sua satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e intenção de saída da empresa de auditoria. Palavras-chave: Justiça Organizacional; Satisfação no trabalho; Comprometimento organizacional; Turnover; Auditores Independentes.

  • O Sentido do Trabalho para o Agente Funerário

    O objetivo do presente artigo é investigar o sentido do trabalho para o agente funerário. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e analisados por meio de estudo lexical e de conteúdo. Os discursos apontam que, apesar das dificuldades e limitações de sua atuação profissional, os agentes funerários encontram sentido em seu trabalho, principalmente por meio da valorização e reconhecimento do seu serviço pelos clientes. Esta pesquisa contribui para os estudos sobre o sentido do trabalho, principalmente com profissionais desvalorizados socialmente e que são considerados “sujos”. Contribui também para ampliar a discussão sobre a importância do trabalho para os indivíduos que, mesmo não tendo prazer na execução de suas atividades, procuram ter bom desempenho em virtude de outros elementos. Novas categorias são propostas para complementação ao tema, como satisfação e preconceito. Palavras-chave: sentido do trabalho, agente funerário, funerárias, trabalho.

  • Tensões Organizacionais Inerentes como Elemento Distintivo à Natureza dos Negócios Sociais

    Os Negócios Sociais (NS) são como organizações lucrativas e possuem, simultaneamente, um propósito social e, em alguns casos, ambiental. A necessidade de conciliar esses objetivos pode fazer com que os NS sofram tensões organizacionais específicas em suas atividades. Nesse sentido, a complexidade que apresenta esse campo, devido ao seu caráter aparentemente axiomático, é justamente o fator motivacional dessa pesquisa, que tem por objetivo compreender as tensões relativas aos NS. Por meio de uma revisão da literatura em NS e de achados empíricos a partir de um estudo de casos múltiplos, foi possível identificar que os NS enfrentam desafios únicos ao combinarem objetivos distintos. Os resultados desta pesquisa demonstram que as tensões que ocorrem nas quatro dimensões organizacionais identificadas nos estudos de Smith, Gonin e Besharov (2013) proporcionam um desequilíbrio permanente característico a esse tipo organizacional que o distingue de organizações provenientes de outros setores da sociedade, identificadas nesse artigo como: tensões relacionados ao desempenho, à aspectos organizacionais, ao pertencimento e à aprendizagem, as quais, de acordo com a revisão teórica e achados empíricos, são inerentes aos NS. Palavras-chave: Negócios Sociais; Empreendedorismo Social; Tensões Organizacionais.

  • A Reciprocidade entre Estrutura (organizacional) e os Agentes (líderes e liderados): um estudo sobre liderança relacional a partir da teoria da estruturação de Giddens

    Este artigo analisa as influências recíprocas da estrutura organizacional nos líderes e nos liderados e destes enquanto agentes na estrutura organizacional, levando em consideração os construtos das Teorias da Estruturação de Giddens e da Liderança Relacional. O referencial teórico destaca os construtos da Teoria da Estruturação (ações não premeditadas; recursividade entre ação humana e estrutura social; dualidade da estrutura; rotinas e regras) e da liderança relacional (que mais se aproxima da Teoria da Estruturação). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizou entrevistas semiestruturadas com todos os 32 empregados de empresa do setor de infraestrutura. Os resultados indicam que a organização mudou devido à influência recíproca entre agente (líder-liderado) e estrutura (organização), como em Giddens e também de acordo com os pressupostos da liderança relacional, resultante das capacidades de: provocar mudanças; utilizar regras e recursos disponíveis; enfrentar consequências não premeditadas. Este artigo contribui com lacuna na literatura de liderança ao recorrer à Teoria da Estruturação. Palavras-chave: Liderança Relacional; Teoria da Estruturação; Recursividade; Organização-líderes-liderados.

  • A pesquisa Científica que Critica a Publicidade Estereotipada: uma busca histórica nas publicações em marketing e publicidade (1971-2018)

    Este artigo fornece uma revisão abrangente e sistemática da literatura crítica da publicidade comercial. Foi realizado um estudo bibliométrico a fim de mapear a temática do pensamento crítico na grande área da publicidade comercial e marketing. As bases consultadas – Periódicos Capes, Google Scholar, Scopus e Direct Science – indicaram que há disseminação do pensamento crítico no campo da publicidade comercial entre os anos 1971 e 2018. Constatou-se que há publicações críticas em periódicos prestigiados nas áreas de marketing e publicidade, há presença expressiva de pesquisadores realizando estudos relacionados a este campo de estudo e o tema se apresenta oportuno (o interesse é crescente entre os pesquisadores). Conclui-se com a sugestão de uma agenda de pesquisas futuras que investiguem outras bases de dados e pensamento em outras áreas da comunicação. Palavras-chave: Publicidade comercial; Estereótipo; Bibliometria; Pensamento crítico.

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