• A Prova no Processo do Trabalho 2014

Editora:
LTR
Data de publicação:
2014-03-26
Autores:
ISBN:
978-85-361-2900-6

Descrição:

Este livro de Manoel Antonio Teixeira Filho é um dos mais completos sobre a matéria. A sua 10ª edição atesta o sucesso que a obra vem obtendo, e cuja leitura se tornou indispensável para juízes, advogados, membros do Ministério Público, Professores e Acadêmicos de Direito. Um autêntico livro de cabeceira.
O autor tem procurado manter o livro atualizado, não apenas do ponto de vista legislativo, mas, também, quanto a novos temas de interesse do processo do trabalho.
A atitude crítica do autor se manifesta em diversos pontos do texto, como, por exemplo, no Capítulo referente ao ônus da prova, onde extrai peculiar interpretação do art. 818, da CLT.
Particularmente, nesta 10ª edição o Prof. Teixeira Filho reformula alguns pontos de vista manifestados nas edições anteriores, tendo o cuidado de chamar a atenção do leitor para este ato.
A obra está dividida em três partes. A primeira trata de generalidades acerca da matéria, compreendendo temas como: natureza jurídica da prova; conceito; verdade real e verdade formal; objeto da prova; finalidade da prova; princípios reitores; momento e lugar de produção; classificação; meios de prova; ônus da prova; procedimento probatório; valorização da prova; revelia e produção de provas; produção antecipada de provas; a prova na ação rescisória; prova e cognição. A segunda cuida dos deveres processuais das partes e de terceiros. A terceira esmiúça o interrogatório das partes; a confissão; a prova documental; a prova testemunhal; a prova pericial; a inspeção judicial; as presunções e os indícios; a justificação judicial.
O que caracteriza o livro é o fato de o autor haver examinado, com profundidade e segurança, todos os aspectos da prova no processo do trabalho, sem perder de vista a realidade prática. Esse é, sem dúvida, um dos motivos do enorme sucesso que a obra vem alcançando.