• A pesquisa jurídica sem mistérios. Do projeto de pesquisa à banca

Editora:
Notadez
Data de publicação:
2008-07-25
Autores:

Descrição:

Este livro estuda a metodologia da pesquisa de uma forma didática e realista, dando noções absolutamente importantes no tocante à escolha do tema, delimitação do objeto, realização da pesquisa, etc. A obra é importante tanto para os acadêmicos, que têm a missão de realizar trabalhos de conclusão de curso, quanto para aqueles que pretendam realizar pesquisas em sede de cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

Para enfrentar a temática, a autora, Denise Pires Fincato, dividiu a obra em quatro capítulos. O Capítulo Primeiro trata da definição do que vem a ser o tema, escolha do professor orientador - que deve ser a pessoa com quem o aluno tenha afinidades teóricas, e estrutura do projeto de pesquisa. O Capítulo Segundo, por sua vez, trata de diretrizes que uma monografia jurídica deve ter, ou seja, delineia os passos para a redação da pesquisa, com a observância das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Capítulo Terceiro aborda as várias espécies de trabalhos científicos, destacando-se o artigo científico, o paper ou trabalho acadêmico, o trabalho de conclusão de curso, a monografia de especialização, a dissertação de mestrado e a tese de doutorado. Em contrapartida, o Capítulo Quarto contempla a defesa da monografia perante a banca.

Sem qualquer dúvida, trata-se de uma obra cuja leitura é essencial para aqueles que pretendam ingressar na vida acadêmica...