• INTERthesis. Revista Internacional Interdisciplinar

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-11
ISBN:
1807-1384

Descrição:

A Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis visa prover um fórum para estudos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências Humanas. Os editores crêem que um entendimento abrangente dos fenômenos requer uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a Revista aceitará contribuições originais com temática interdisciplinar, estabelecendo pontes entre disciplinas principalmente em áreas temáticas tais como Estudos de Gênero, Sociedade e Meio Ambiente e Condição Humana na Modernidade.

Documentos mais recentes

  • Editorial
  • Pávlov no Caribe ou nova psiquiatria revolucionária cubana (1959-1969)

    Na década de 1960, no início da Revolução, a Psiquiatria Cubana sofreu uma transformação radical. Enquanto em Cuba o modelo soviético foi copiado e o governo declarou o socialismo como a única alternativa política, os psiquiatras cubanos que apoiavam o marxismo-leninismo ocuparam as principais posições de poder. Deste modo, o pavlovismo e a reflexologia foram estabelecidos como as únicas teorias que permitiram guiar a clínica psiquiátrica. O objetivo deste ensaio é analisar o contexto histórico e sociopolítico em que o marxismo-leninismo se tornou a referência fundamental da psiquiatria cubana nos primeiros anos da Revolução. Palavras-chave: Marxismo-leninismo. Psiquiatria. Revolução cubana.

  • Desemprego, juventude e crise estrutural do capital: o precariado na cena contemporânea

    Discutir acerca do conceito precariado não é modismo. Trata-se de um debate sobre o entendimento da geopolítica do capital em tempos de crise e de conflito potencial. Com base em autores como István Mészáros (2009), Giovani Alves (2007, 2012, 2013), Mandel (1990) entre outros. Destaca-se que o objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre a expansão do ensino superior, crise estrutural do capital e suas implicações na visibilidade do precariado. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, a partir de análise documental e resultados de pesquisa empírica, com vistas a indicar a premência em se discutir acerca do precariado e sua relação com a expansão da educação superior no Brasil num contexto de crise estrutural do capital e neoliberalismo. Os resultados, apontam como tendência que o processo expansionista da educação superior no atual momento histórico mais do que se constituir em uma possibilidade de emancipação humana, encontra-se sob a regência do capital e se transmuta em uma mercadoria barata, de fácil consumo e de pouco conteúdo, e isso se espraia dessa forma em todos os níveis do sistema de ensino brasileiro cuja visibilidade reside no precariado. Palavras-chave: Crise estrutural. Educação Superior. Precariado.

  • Programa Nacional de Alimentação Escolar: os descompassos nas práticas de sua implementação

    O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) propõe fornecer alimentação adequada e educação alimentar e nutricional a todos os estudantes do ensino básico da rede pública. Sua implementação tem sido analisada e avaliada principalmente pelas áreas da saúde pública e gestão de recursos naturais. A partir da teoria da transição e de outros referenciais sociológicos, nosso objetivo é avaliar o potencial do PNAE para desenvolver práticas alimentares efetivamente mais saudáveis e sustentáveis. O trabalho empírico consistiu em entrevistas com atores importantes envolvidos na implementação do PNAE em escolas estaduais em Florianópolis, Santa Catarina, principalmente em função do processo de terceirização da implementação do programa. Entre as principais conclusões destacamos a recepção negativa do alimento saudável pelos atores envolvidos nas escolas, pois confronta-se com o imaginário que liga infância à ingestão de grande quantidade de açúcares de baixa qualidade. Também avaliamos como um problema relevante para a efetivação dos objetivos do PNAE a terceirização da Alimentação Escolar, ao dificultar a sintonia entre os diferentes saberes e percepções sobre os alimentos saudáveis e sustentáveis. Apesar destes problemas, o programa tem potencial para influenciar novas práticas alimentares, caso se diminuam as distâncias simbólicas sobre os entendimentos do que seria saudável e sustentável. Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar. Sustentabilidade. Teoria da Transição. Práticas Alimentares.

  • As árvores não chegam ao céu: dos limites do crescimento à emergência da abundância frugal

    O artigo apresenta uma reflexão sobre Desenvolvimento Sustentável, partindo da crise entre os conceitos crescimento e desenvolvimento, desembocando na realidade insustentável da atual lógica de Mercado e consumo até propor uma alternativa: a via do Decrescimento e da abundância frugal. Não se propõem aqui alternativas negativas, como de redução ou crescimento negativo, para solucionar as problemáticas apresentadas, mesmo que estas sejam negadas, mas propõe-se a necessidade de reflexão e ação conscientes e realistas sobre a realidade catastrófica na qual a humanidade está caminhando. Por meio de uma reflexão analítica, o artigo se constrói na perspectiva interpretativa e na crítica econômica que buscam um Desenvolvimento Sustentável real e consciente. Palavras-chave: Desenvolvimento Local. Decrescimento. Desenvolvimento Sustentável. Estudos Críticos do Desenvolvimento.

  • Mudanças sociopolíticas e governança municipal. A complexidade como vínculo

    Las modernas y complejas sociedades actuales están cambiando rápidamente superando viejos modelos y paradigmas, de tal forma que nos encontramos en un periodo de nuevos tiempos o entre dos épocas. En el ámbito municipal el sistema político aparece como elemento fundamental en estos procesos de cambios. Fenómenos políticos ponen de manifiesto que los marcos teórico-conceptuales habituales han mostrado sus límites, por lo que aparece necesario la procura de nuevas arquitecturas explicativas. La idea-término que establece un vínculo transversal entre estos diversos conceptos es la complejidad. Palabras clave: Complejidad. Paradigma. Desarrollo Humano Sostenible. Policentrismo. Gobernanza.

  • Violência doméstica e familiar contra as mulheres, políticas públicas e delegacias especializadas em Santa Catarina

    Este artigo busca analisar, de acordo com a Lei 11.340/2006 (BRASIL, 2006), a implementação de políticas de atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar no âmbito das Delegacias Especializadas de Santa Catarina. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado material bibliográfico e documental, envolvendo a literatura especializada sobre o tema e o levantamento de dados em bases especializadas/oficiais do estado de Santa Catarina. Por meio do levantamento realizado e da análise, foi possível verificar a instalação de Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs), distribuídas nas regiões da grande Florianópolis, Oeste, Serrana, Sul do Estado e Vale do Itajaí. No entanto, é preciso atentar para o fato de que as diretrizes orientam para a criação de Delegacias de Atendimento à Mulher. Palavras-chave: Violência Doméstica e Familiar. Violência de Gênero. Políticas Públicas. Lei 11.340/2006. Delegacias de Atendimento à Mulher.

  • A batalha: construção de saberes de mulheres que exercem a prostituição em Salvador/BA

    O artigo objetiva problematizar sobre as formas e modos de socialização e agenciamento construídos pelas mulheres e outros atores no cenário da prostituição, assim como perceber e enunciar os saberes e aprendizados que surgem nesta prática social, ou seja, na “batalha” da vida. A pesquisa teve uma perspectiva etnográfica, contou com a participação de 10 interlocutoras formais, com idades entre 30 e 65 anos, que se encontravam na batalha pela vida – expressão por elas utilizada para se referir ao trabalho como prostitutas nas ruas – desde a adolescência. O referencial teórico está ancorado no campo de estudos autobiográficos em Educação e numa perspectiva interdisciplinar de análise, conjugando orientações dos campos da Psicologia (ao tratar dos contextos familiares e construção de subjetividades) e da Antropologia (ao considerar a socialização um eixo importante para composição de uma etnografia das interações). Os resultados apontaram uma categoria que parece explicar em profundidade a experiência de ganhar/fazer a vida na rua, batalha, portanto, é uma expressão que aponta o modo de fazer e construir a vida na rua e na prostituição. A expressão “tô na batalha, tô na vida”, assim como a leitura dos significados e sentidos atribuídos a esta expressão pelas mulheres, aponta, nesta pesquisa, uma categoria que exprime o trabalho exercido pelas mulheres prostitutas na rua, no Centro de Salvador (BA). Palavras-chave: Batalha. Saberes. Mulheres Pobres. Prostituição.

  • Sexualidade e religião na pós-modernidade: reflexões e avanços da teoria queer
  • Walter Benjamin: um contemporâneo de seu próprio tempo

    Neste artigo pretendemos discutir a contemporaneidade de Benjamin em relação ao seu próprio tempo e ao nosso. Primeiro vamos definir o que Agamben está chamando de contemporâneo para, em seguida, entender por que Walter Benjamin pode assim ser caracterizado a partir de seus escritos sobre a Modernidade e, principalmente, sobre a imagem cinematográfica na Modernidade. Finalmente iremos contrapor as ideias de Benjamin às de Theodor W. Adorno para pensarmos a possibilidade de aproveitar os efeitos do choque – considerando que choque e trauma são noções chave para entendermos o funcionamento das sociedades atuais – em nosso benefício. Queremos aqui destacar a sensibilidade do exercício crítico de Benjamin e sua notável capacidade de compreender transformações subjetivas durante diferentes épocas, de prognosticar dilemas e de propor abordagens consistentes e atuais, como se constata em análises contemporâneas sobre mídia, o corpo, a arte, a política cultural e, principalmente, o cinema. Palavras-chave: Subjetividade. Modernidade. Memória. Trauma. Cinema.

Documentos em destaque