Variáveis influenciadoras do consumo de redes sociais digitais entre usuários das Gerações X e Y

AutorAlípio Ramos Veiga Neto - Cíntia dos Reis Barreto - Vanessa Medeiros de Carvalho - Walid Abbas El-Aouar, Hilderline Câmara de Oliveira
CargoDoutor em Psicologia. Universidade Potiguar (UnP), Mestrado - Mestre em Administração. Universidade Potiguar (UnP) - Mestre em Administração. Universidade Potiguar - Doutor em Administração. Universidade Potiguar (UnP), Mestrado - Doutora em Ciências Sociais. Universidade Potiguar (UnP), Mestrado
Páginas110-129
Revista Global Manager
V. 14, N. 1, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
VARIÁVEIS INFLUENCIADORAS DO CONSUMO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS
ENTRE USUÁRIOS DAS GERAÇÕES X E Y
Alípio Ramos Veiga Netoa, Cíntia dos Reis Barretob, Vanessa Medeiros de Carvalhoc, Walid
Abbas El-Aouard, Hilderline Câmara de Oliveirae
a Doutor em Psicologia. Universidade Potiguar (UnP) - Mestrado. alipioveiga@unp.br
b Mestre em Administração. Universidade Potiguar (UnP). cintiabarreto@unp.edu.br
c Mestre em Administração. Universidade Potiguar. vanessa.mv@globo.com
d Doutor em Administração. Universidade Potiguar (UnP) - Mestrado. walidbranco@ gmail.com
e Doutora em Ciências Sociais. Universidade Potiguar (UnP) Mestrado. Hilderline.oliveira@unp.br
Informações de Submissão
Autor Correspondente: Walid Abbas El-
Aouar. Endereço: Av. Engenheiro
Roberto Freire, 3111 - Natal - RN - CEP:
59.090-000.
Recebido em: 18/04/2014
Aceito em: 22/05/2014
Publicado em: 04/06/2014
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar as variáveis influenciadoras do
consumo de Redes Sociais Digitais entre usuários das geraçõ es X e
Y, com base na literatura e em entrevistas em profundidade, com o
apoio da análise de conteúdo. Concluiu-se que as variáveis
pesquisadas na literatura foram confirmadas na pesquisa exploratória
qualitativa, bem como, pode-se conhecer que as variáveis
relacionadas aos benefícios hedônico s são as mais influenciadoras do
consumo das redes sociais digitais, sendo a variável “socialização” a
mais forte dentre todas as pesquisadas. Este estudo necessita de
aprofundamento por meio de uma pesquisa quantitativa, objetivando
trazer mais informações acerca das gerações X e Y, de forma a
abranger as ações de marketing das organizações.
Abstract
The ai m of this study was to investigate variables that influence of
consumption of Social Media among users of X and Y´s generations,
based on the literature and in-depth interviews. We used exploratory
qualitative research, with support from the content analysis. It was
concluded that the variables studied in the literature were confirmed
in qualitative research, as well as that know the variables related to
hedonic benefits are the most influential in co nsumption of social
media, and the variable "socialization" the strongest among all
surveyed. This study requires stepping through quantitative research,
aiming to bring more information about X and Y´s Generations, to
cover the marketing activities of organizations.
Palavras-chave
Marketing. Variáveis do Consumo.
Redes Sociais Digitais. Gerações X e Y.
Keywords
Marketing. Variables of Consumption.
Social Media. X and Y´s Generations.
Revista Global Manager v. 14, n. 1, p. 110-129, 2014
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1 INTRODUÇÃO
A atual Sociedade da Informação e do Conhecimento, caracterizada pela mudança de
valor do capital para as empresas, contribui para a forma com que as pessoas, envolvidas pela
dinâmica da pós-modernidade, utilizem as Redes Sociais Digitais, principalmente, o
Facebook, Twitter, Orkut, para conversarem, atualizarem contatos e realizarem diversos tipos
de ações.
O número de usuários de Internet no Brasil vem aumentando em uma crescente; no
segundo trimestre de 2012, chegou a 83,4 milhões de acessos (IBOPE, 2012). Em se tratando
de redes sociais brasileiras, o Facebook possui 30,9 milhões de usuários, o Twitter, 14,2
milhões de usuários e Orkut, 29 milhões de usuários; considerando apenas as três maiores
redes sociais citadas (IBOPE NIELSEN, 2012). Com estes dados, pode-se apontar que o
Brasil está se consolidado como um campo de utilização das mídias sociais (PETTA, 2012).
Desta forma, o impacto deste novo formato de rede social fica ainda mais evidente e percebe-
se o crescimento da necessidade de as empresas buscarem caminhos eficazes para chegarem
aos usuários.
O fluxo de informação compartilhado na rede tem crescido para as empresas que
buscam competir no mercado. Essas organizações precisariam repensar suas estratégias,
principalmente, as relacionadas a atingir esse consumidor online. Além de desenvolver
habilidades que componham a vantagem competitiva, dentre elas, a comunicação eficaz e
eficiente com seus diversos públicos por meio da Internet. As empresas que, por este meio,
conseguirem relacionar-se melhor com seus consumidores, poderão ganhar vantagem
competitiva. Nesse cenário, as organizações começam a repensar a maneira de trabalhar as
suas estratégias de marketing nas mídias sociais digitais, no intuito de acompanhar a mudança
do comportamento do consumidor (agora interativo), pois este tem um diálogo aberto com a
empresa sobre os produtos de seu interesse. Dessa forma, conhecer as variáveis que
influenciam o consumo destes indivíduos por meio das redes sociais pode contribuir para as
empresas no desenvolvimento de seus recursos na busca da vantagem competitiva,
principalmente, ao tratar da gestão do conhecimento.
Para um melhor entendimento dos consumidores, estes podem se agrupar em
segmentos como, por exemplo, as gerações que pertencem. Cada geração possui necessidades,
hábitos, interesses e comportamentos distintos. O termo gerações vem sendo muito estudado,
seu conceito apresenta algumas variações. Alguns autores, como Engelman (2009), separam
as gerações por períodos de nascimentos, que define os Baby Boomers como as pessoas que

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