O Brasil e as empresas transnacionais: os novos rumos para a transnacionalização das empresas nacionais

AutorJosé Carlos Carvalho
CargoMestrando em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos - SP
Páginas89-104
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O Brasil e as empresas transnacionais: os novos rumos para a transnacionalizão das empresas nacionais
Scientia iuriS, Londrina, v. 15, n. 1, p. 89-104, jun. 2011
O BRASIL E AS EMPRESAS TRANSNACIONAIS: OS NOVOS RUMOS
PARA A TRANSNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS NACIONAIS
BRAZIL AND THE TRANSNATIONAL COMPANIES: THE NEW
DIRECTIONS FOR NATIONAL COMPANIES TRANSNATIONALISATION
José Carlos de Carvalho Filho*
Resumo: O Brasil passou a atuar ativamente nas negociações e
discussões no cenário internacional e tudo se deve ao amadurecimento
da economia nacional, em face às grandes empresas estrangeiras, e à
postura dos Diplomatas Empresariais brasileiros. Nesse viés, as Empresas
Transnacionais nacionais têm criado alianças a fim de fortalecer a disputa
por mercados internos e externos aproveitando-se da onda globalizante
que aproximou economias e Estados. Fusões, Aquisições, Joint Ventures
e outras formas de cooperação possuem, agora, papéis vitais na economia
nacional que se encontra mais receptiva a novos investimentos e
preparada para disputar por mercados antes nunca possibilitados. Estas
tendências preparam o Brasil para uma nova ordem econômica.
Palavras-chave: Empresas Transnacionais; Diplomatas Empresariais;
cooperações; onda globalizante.
Abstract: Brazil has started to act aggressively in negotiations and
discussions on international scene and it is due to the maturation of the
national economy, given by the large foreign companies, and the Brazilians
Business Diplomats attitudes. In this vein, the National Transnational
Companies have created alliances to strengthen the competition for
domestic and foreign markets by taking advantage from the globalizing
wave that brought together economies and States. Mergers, Acquisitions,
Joint Ventures and other forms of cooperation now play an important
role on national economy which is more receptive to new investments
and ready to compete for markets never before possible. These trends are
preparing Brazil for a new economic order.
Key-words: Transnational Companies, Business Diplomats; cooperation;
globalizing wave.
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo demonstrar as novas tendências das
Empresas Transnacionais a partir da formação de alianças entre companhias
brasileiras e estrangeiras. Estas grandes firmas estão dispostas a atuarem no
* Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos  SP. Email:
jcfilholaw@hotmail.com
DOI: 10.5433/2178-8189.2011v15n1p89
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José Carlos de Carvalho Filho
Scientia iuriS, Londrina, v. 15, n. 1, p. 89-104, jun. 2011
cenário nacional e internacional desenvolvendo estratégias empresariais capazes
de mantê-las ativas e preparadas para competirem e crescerem em face aos
demais concorrentes.
Em um primeiro momento, observa-se que os termos Empresas Multinacionais
(EMNs) e Empresas Transnacionais (ETNs) serão tratados diferentemente, pois
possuem entendimentos distintos. Uma será fruto da evolução da outra, ou
seja, as Empresas Transnacionais surgem como uma reconstrução dos conceitos
lapidados, no decorrer do tempo, por organizações internacionais e autores do
que antes era tido como Empresas Multinacionais.
Nessa era globalizada, não se pode negar que haja uma aproximação entre
os povos e os Estados muito maior do que há décadas, mas deve-se restringir o
seu entendimento principalmente ao âmbito econômico e tecnológico, os quais
são os responsáveis pela ponte entre as culturas. Nem tudo é vislumbrado como
fruto da onda globalizante e, o que se destaca, está diretamente relacionado ao
comércio internacional que investe e determina todas as mudanças.
As facilidades possibilitadas pela globalização é que permitem a
compreensão desta matéria como responsável pela crescente expansão das
Empresas Transnacionais brasileiras aos quatro cantos do globo. O comércio
internacional desde sempre foi um provocador das fusões culturais e, a partir das
Transnacionais, têm-se criado verdadeiros mercados capazes de desenvolverem
meios que possibilitem as conquistas de suas ambições e anseio por lucratividade.
O estudo fará uma leitura acadêmica da atual situação empresarial brasileira
ao relatar quais as posturas dos Diplomatas Empresariais nacionais e seus
objetivos na busca pela transnacionalização. Far-se-á uma análise das Empresas
Transnacionais do Brasil e, mesmo que o Estado nacional disponha de todos os
atrativos que as Empresas Transnacionais estrangeiras almejam  mão-de-obra
barata, legislações flexíveis, apoio governamental - o que as levam percorrerem
esta contramão?
1 AS EMPRESAS TRANSNACIONAIS E SUA EVOLUÇÃO
As Companhias Transnacionais (ETNs) são empresas que nascem com o
objetivo de expandirem seus negócios além dos países os quais possuem sede. O
que essas empresas não imaginavam é que também seriam responsáveis por toda
a modificação da dinâmica mundial a partir de suas redes de negócios.
Inicialmente, se faz relevante um esclarecimento quanto à diferença
terminológica entre Empresas Multinacionais e Transnacionais, este último que
será abordado no presente estudo, pois podem nos remeter a parcelas diferentes
de conceituação.

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