Todeschini, Giacomo. Commerciare nell'Occidente medievale: Il Sacro quotidiano. Tradução por Selvino José Assmann

AutorSelvino José Assmann
CargoDoutor em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense, PUL - Itália
Páginas409-423
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p409
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.
ORIGENS MEDIEVAIS DA RACIONALIDADE ECONÔMICA MODERNA
MEDIEVAL ORIGINS OF MODERN ECONOMIC RATIONALITY
ORÍGENES MEDIEVALES DE LA RACIONALIDAD ECONÓMICA MODERNA
Apresentação
Apresentamos aqui uma tradução de um reconhecido historiador italiano,
Giacomo Todeschini
1, que gentilmente nos cedeu o direito de apresentar um texto
representativo de uma obra que traz um tema recorrente: o da origem medieval e,
digamos, católica da racionalidade econômica moderna e capitalista. Esta posição
assumida pelo autor insere-se num debate importante em curso, em que desponta a
interpretação feita por Max Weber no início do século XX, sobretudo com sua "A
Ética protestante e o espírito do capitalismo". Se para este e tantos outros autores, o
capitalismo tem como origem, mesmo que não seja a única, a reforma protestante
em sua vertente calvinista e puritana, Todeschini defende outra leitura: a de que é
no contexto do surgimento e fortalecimento do comércio na Idade Média, em que se
estabelece uma relação problemática entre mercadores cristãos e não-cristãos
(incluindo os judeus), e no qual se debate longamente a legitimidade e a
pecaminosidade da usura, que se vai forjando um significado sagrado para o próprio
comércio ("metáfora da salvação cristã") e se lançam as raízes de uma nova
mentalidade, que marcará a modernidade.
Selvino J. Assmann2
1 Giacomo Todeschini leciona Filosofia Medieval na Universidade de Trieste, Itália desde 1979.
Dedica-se ao estudo do desenvolvimento das teorias e das linguagens econômicas medievais, à
doutrina cristã relativa à cidadania e ao mercado, e ao papel político-econômico dos judeus no mundo
cristão medieval. É também visiting professor junto à École Normale Supérieure (Paris), fellow da
Oxford Centre for History (Oxford University), além de membro do Institute for Advanced Study
(Princeton). É autor, dentre outras obras, de: La ricchezza degli ebrei. Merci e denaro nella riflessione
ebraica e nella definizione cristiana dell’usura . Centro Italiano di Studi sull’Alto Medioevo, 1989; I
mercanti e Il tempio. La società Cristiana e Il circolo virtuoso della ricchezza fra medioevo ed età
moderna. Bolonha, 2002; Ricchezza francescana. Dalla povertà volontaria alla società di mercato.
Bolonha, Il Mulino, 2004 (traduzido para o inglês e para o francês); Visibilmente crudeli: Malviventi,
persone sospette e gente qualunque dal medioevo all’età moderna, 2007.
2 A tradução do texto para língua portuguesa é de Selvino José Assmann, doutor em Filosofia pela
Pontificia Università Lateranense, PUL, Itália, professor titular em Filosofia do Departamento de
Filosofia, professor do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Coordenador do Programa
de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado) do Centro de Filosofia e
Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. E-mail:
selvinoassmann@gmail.com

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