Teoria U e programação neurolínguística: Acessando o poder de presenciar

AutorDione Lorena Tinti
CargoDoutora em Sociologia Política pela UFSC. Professora da UFPR/SEPT
Páginas93-109
Revista Global Manager
V. 14, N. 1, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
TEORIA U E PROGRAMAÇÃO NEUROLÍNGUÍSTICA:
ACESSANDO O PODER DE PRESENCIAR
Dione Lorena Tintia,
a Doutora em Sociologia Política pela UFSC. Professora da UFPR/SEPT. dio netinti@ufpr.br.
Informações de Submissão
Dione Lorena Tinti,
Rua Francisco Alves Guimarães,
522/ap.802, Cristo Rei -
Curitiba - PR - CEP: 80050-210.
Recebido em : 06/03/2014
Aceito em:24/05/2014
Publicado em: 04/06/2014
Resumo
A Teoria U é um conjunto de teorias, ferramentas e práticas
para auxiliar os líderes empreendedores e de organizações e
comunidades a enfrentarem o s problemas atuais não só com ideias,
mas principalmente através de ações que gerem inovação, com uma
nova qualidade de consciência e atenção, passando por profundos
processos de aprendizado e mudança coletiva. P ara que esse processo
de aprendizado e mudança coletiva aconteça, são necessárias téc nicas
que conduzam os participantes a uma reflexão interiorizada sobre
como tem at uado e se relacionado nos meios em que convive. Neste
artigo, o objetivo é verificar se uma das técnicas d a PNL
(Programação Neurolinguística), mais especificamente, a técnica dos
Níveis Neurológicos, que trabalha com mudanças no
desenvolvimento humano, pode ser um recurso interessante para o
processo em U preconizado pela Teoria U. Os resultados observados
sugerem que o Metamodelo dos Níveis Neurológicos é uma
ferramenta com bastante afinidade para possibilitar a interiorização
do sujeito no processo em U recomendado pela Teoria U, porq ue esta
técnica, pela autopercepção que proporciona, pode de fato contribuir
na ref lexão sobre mudanças de comportamentos e desenvolvimento
de novas habilidades e estratégias mais afinadas dos líderes
empreendedores e comunitários com uma ética humana, ambiental e
planetária.
Abstract
The U Theory, is a set of theories, tools and practices to help leaders
entrepreneurs and of organizations a nd communities to address the
current problems not only with ideas, but mainly through actions that
generate innovation with a new quality of consciousness and
attention, through deep learning processes and collective change. In
this ar ticle, the object is one of the Neuro Linguistic Programming
(NPL's) techniques, more specifically, the neurological levels
working with changes in human development as a resource to the U
process advocated by U Theory. The results suggest that Metamodel
Neurological Levels is a tool with enough affinity to allow
internalization o f the subject in the process recommended by the U
Theory, because this technique may indeed contribute to the
reflection on changing behaviors and develop new skills and more
attuned strategies of entrepreneurs and community leaders with a
human, environmental and planetary ethics.
Palavras-chave
Teoria U, Programação Neurolinguística,
Níveis Neurológicos.
Keywords
U Theory, Neurolinguistic Programming,
Neurological Levels.
Revista Global Manager v. 14, n. 1, p. 93-109, 2014
1. INTRODUÇÃO
Otto Sharmer, criador da Teoria U, enfatiza que vivemos em um tempo de fracasso
institucional generalizado e, que criamos, coletivamente, resultados que nenhum de nós
deseja. E se pergunta: Por que nossas tentativas de lidar com os desafios de nosso tempo
frequentemente fracassam? Suas investigações o levaram a acreditar que a causa deste nosso
fracasso coletivo reside no fato de que as pessoas são cegas para dimensões mais profundas de
liderança e mudança transformacional, as quais estão relacionadas.
Em seu livro “Teoria U” (2010), Sharmer desenvolve a ideia de que o ser humano é
geralmente condicionado pelo seu ambiente e pelo seu passado. Por isso desenvolvemos um
“ponto cego” que existe não somente na liderança coletiva, mas também em nossas
interações sociais diárias, gerado pela incapacidade de conexão com nossa fonte interior que
nos faz agir. Sua proposta para resolver os desafios do mundo contemporâneo, que repercute
tanto no trabalho quanto na vida pessoal de cada um, é a Teoria U um conjunto de teorias,
ferramentas e práticas para auxiliar os empreendedores, líderes de organizações e de
comunidades a enfrentarem os problemas atuais não só com ideias, mas através de ações que
gerem inovação, com uma nova qualidade de consciência e atenção, passando por profundos
processos de aprendizado e mudança pessoal e coletiva. A Teoria U tem sido utilizada em
situações complexas, que necessitam de mudanças profundas e sistêmicas, que precisam
mudar a forma de pensar/modelos mentais, não somente mudar o que é feito e como é feito.
Otto Sharmer argumenta que o que aprendeu trabalhando com empresas para
fortalecer suas capacidades de se conectar com a fonte interior, sentir a Presença como
veremos mais adiante, é que os líderes precisam de ferramentas e métodos voltados para o
exterior jornadas de aprendizagem, práticas de observação direta, entrevistas com partícipes
e métodos de modelagem coletiva como também de ferramentas complementares que
trabalhem o interior e que dão vida às práticas do sentir (2008).
Nesta mesma perspectiva de Otto Sharmer sobre o condicionamento do ser humano,
encontra-se um pressuposto básico da Programação Neurolinguística PNL, que é O mapa
não é o territór io”, descoberto por Gregori Bateson, que se fundamenta na ideia de que todo
comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada
(reprogramada). Em outras palavras, os sujeitos não são vistos como determinados pela
estrutura social, mas sim como condicionados pelos meios onde nasceram e vivem, isto é,
aprenderam o que pensam, o que acreditam e o que fazem. Por isso, a exemplo do mapa de

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