Os segredos da Modernidade Líquida: a vida comandada por especialistas e a fragilidade dos laços humanos a partir de The Secret

AutorHumberto Ribeiro Júnior
CargoUniversidade Federal Fluminense
Páginas176-197

Humberto Ribeiro Júnior. Doutorando em Sociologia e Direito pela UFF; Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pela UFSC.

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Introdução

Uma celebridade é uma pessoa conhecida por ser muito conhecida, e um best-seller um livro que vende bem porque está vendendo bem.

Zygmunt Bauman

The Secret, ou O Segredo, foi um filme criado, escrito e produzido por Rhonda Byrne e lançado por ela em março de 2006 através de sua produtora independente de televisão Prime Time Productions. Diante de seu sucesso, logo em seguida ao seu lançamento como programa de televisão e filme em DVD, a obra expandiu o seu leque de opções para o mercado criando um verdadeiro complexo de produtos – todos líderes de vendas.

Após três anos O Segredo já pode ser encontrado na forma de livro, audiolivro, DVD, filme para pay-per-view via internet, acompanhados ainda por uma série de produtos chamados de “ferramentas do segredo” tais como: um livro de “ensinamentos diários”, com 365 fragmentos para serem lidos um por dia; o The Secret Gratitude Book que, segundo o site oficial, serve para auxiliar a viver os princípios d’O Segredo de maneira mais fácil e eficiente; um segundo audiolivro chamado The science of getting rich; além de um sistema de envio diário de mensagens de texto via telefone celular ao custo de US$ 3,99 ao mês.

O livro teve mais de 7,5 milhões de cópias impressas, já atingiu o topo da lista de mais vendidos do New York Times e se encontra traduzido em 39 idiomas – incluindo alguns como árabe, holandês, duas versões de chinês, finlandês, húngaro, coreano, tailandês, etc. O filme está disponível em DVD em 31 idiomas e para visualização on-line em 29 idiomas ao custo, neste caso, de US$ 4,95 por 14 dias de acesso. Valendo dizer que por conta de tudo isso a autora foi considerada pela revista TIME como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em sua edição “The TIME 100: The people Who shape our world”.1

Em qualquer de suas versões O Segredo tem um mesmo conteúdo e estrutura. Segundo ele, ao longo da história haveria um segredo milenar conhecido e guardado pelos grandes personagens e líderes do passado e que agora seria revelado para o mundo. A organização do livro e do filme é a mesma: a autora diz ter sido apresentada ao grande segredo e, a partir disso, uma série de “mestres vivos do segredo”2 passam a prestar seusPage 178 depoimentos explicando o que ele é, como utilizá-lo, alguns “exercícios práticos” e sua aplicação para conseguir dinheiro, parceiros, saúde, paz, felicidade, etc.

No filme, as falas dos especialistas são intercaladas por diversos recursos imagéticos como recriações dramáticas das entrevistas, animações gráficas, reconstituições históricas, uma trilha sonora envolvente, todos com a intenção de causar o máximo impacto no telespectador3. Apesar de no livro esses recursos não serem factíveis no todo, ao menos na edição brasileira tomada como base para este trabalho, o layout é muito bem trabalhado, colorido, em capa dura, papel especial, repleto de imagens – inclusive a foto dos especialistas convidados.

A base fundamental de tudo são sempre os conselhos dos “mestres do segredo”. Todavia, diante de um apelo estético obviamente menor para compor o contexto geral do livro, a autora tenta suprir a falta dos elementos imagéticos com comentários próprios para explicar ou complementar os conselhos. Não fosse isso, ele seria praticamente a reprodução literal das falas do filme.4 Por conta desses fatores, neste trabalho ora será citado o filme, ora o livro, de maneira quase indistinta, uma vez que ambos também são quase indistintos no conteúdo. Quando for necessário frisar algum elemento diferente isso será registrado em notas de rodapé.

Tal “segredo” há muito escondido e agora revelado se resume na chamada Lei da Atração, uma chave para o sucesso segundo a qual “tudo que entra em sua vida é você quem atrai, por meio das imagens que mantém em sua mente”,5 ou, em outras palavras, qualquer um é individualmente responsável por tudo o que ocorre em sua vida em virtude daquilo que pensa e, portanto, atrai. Deste modo, com base nesta lei, qualquer coisa pode acontecer desde que aquele que deseja pense incondicionalmente e positivamente nisto. Nada seria impossível à luz do segredo, basta seguir os passos necessários (e indicados) para tanto.

Para chegar a esta conclusão, a criadora do projeto diz que depois de um período de grande desespero na sua vida, com a morte de seu pai e diante de relacionamentos amorosos e profissionais turbulentos, acidentalmente recebeu seu “maior presente”: foi apresentada a um grande segredo que incessantemente passou a investigar.6

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Diante disso, ela empreendeu uma “odisséia de dois meses” em que fez uma “vasta pesquisa” a fim de investigar o segredo em todo o campo do conhecimento humano. Como explica o making of encontrado no site:

O que se sucedeu foi uma odisséia de dois meses de pesquisa e investigação enquanto Rhonda seguia o passado d’O Segredo através de milhares de anos, incluindo quase toda religião e campo do trabalho humano ao longo da história.7 (grifos nossos)

Neste “longo” período de tempo em que fez essa “profunda pesquisa”, ela teria conseguido estudar o trabalho dos grandes pensadores, artistas, cientistas, inventores e filósofos em campos diversos que variam deste a física quântica e psicologia até a religião. Sua conclusão é que de que “sem exceção [...] tudo o que eles conseguiram ou obtiveram foi feito em completo acordo com este que é o princípio mais poderoso”8: O Segredo, ou a Lei da Atração.

Diante de todas essas descobertas, a autora se incumbiu da tarefa de divulgar este segredo tão bem guardado para o mundo e, por isso, produziu o filme e posteriormente todos os produtos já citados. Agora, não apenas os “grandes líderes” teriam acesso à chave para o sucesso, mas todos os indivíduos comuns.9

Ocorre que, independente da opinião que se possa ter a respeito do projeto e das idéias contidas nele, de fato todos os seus produtos tornaram-se líderes de vendas10. Os especialistas que aparecem no filme, mais do que nunca, estão rodando o mundo com suas palestras de motivação e livros de auto-ajuda. Inúmeras outras obras ainda seguiram na esteira desta vendendo “o segredo por detrás do segredo” ou as “chaves para viver a lei da atração”.

Indiscutivelmente a chamada autoajuda virou mais uma megaindústria no mundo contemporâneo. Ao investigar as listas de livros mais vendidos, a surpresa já não é mais nelas encontrar algum livro que se enquadre nesta definição, o que surpreende é que ao lado dasPage 180 tradicionais listas de ficção e não-ficção não raro encontram-se as listas à parte apenas para área de autoajuda, com alguns livros figurando nelas há mais de 200 semanas11.

A magnitude destes dados e de tais números faz-nos pensar em qual poderia ser a razão para todo este sucesso? Quais são as características de uma sociedade que enche as prateleiras das livrarias com este tipo de literatura? Ou mais, o que faz com que as pessoas cada vez mais busquem agora a ajuda em si mesmas?

Desta forma, na tentativa de caminhar por estas perguntas, o objetivo do presente artigo é o de investigar, a partir do conteúdo da obra O Segredo, algumas das características da sociedade contemporânea a fim de tentar perceber o motivo pelo qual as pessoas cada vez mais têm se identificado com este tipo de argumentação.

Para tentar realizar tal empreendimento, nos apoiaremos na obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em especial em suas reflexões sobre o que ele chama de modernidade líquida e o tipo de sociedade e de indivíduos que se constroem a partir desta idéia. Portanto, antes de retornarmos às questões específicas é importante que nos situemos quanto a alguns pontos dos quais partem o pensamento deste autor.

1. Notas introdutórias sobre a sociedade líquido-moderna

O que poderia fazer com que uma expressão normalmente relacionada com os estados físicos da matéria servisse de metáfora adequada para analisar o estágio atual da era moderna? A resposta estaria propriamente na natureza das substâncias quando encontradas nestes estados.

Os sólidos, de modo geral, não se alteram com facilidade, mantêm suas propriedades, sua forma, a não ser que forças físicas de grande magnitude exerçam seu poder sobre eles – e mesmo assim, sob impacto, por exemplo, eles poderiam mudar de forma assumindo uma nova com as mesmas propriedades e a mesma tendência a se manter como está ao longo do tempo. Segundo o Dicionário Aurélio,12 além das características de força, robustez e segurança, os sólidos ainda poderiam ser classificados como aquilo “que tem fundamento real, substancial”.

As substâncias líquidas, por outro lado, são conhecidas justamente por serem aquelas que assumem qualquer forma dependendo do recipiente onde se encontram, podem passar dePage 181 cubo a esfera em fração de segundos. Sua principal característica é justamente a fluidez, sua capacidade de estar em constante mobilidade.

Os fluidos se movem facilmente. Eles “fluem”, “escorrem”, “esvaecem-se”, “respingam”, “transbordam”, “vazam”, “inundam”, “borrifam”, “pingam”; são “filtrados”, “destilados”; diferentemente dos sólidos, não são facilmente contidos – contornam certos obstáculos, dissolvem outros e invadem ou inundam seu caminho. Do encontro com os sólidos emergem intactos, enquanto os sólidos, se permanecem sólidos, são alterados – ficam molhados ou encharcados. A extraordinária mobilidade dos fluidos é o que os associa à idéia de “leveza”.13

Entendidas as características destas substâncias, torna-se possível entender porque a transição pela qual passa a era moderna consegue ser compreendida a partir desta metáfora física. O que se vive atualmente é um grande processo de...

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