Fatores determinantes na compra de roupas femininas com marcas próprias no Município de Caxias do Sul

AutorDeise Taiana de Ávila Dias - Daniele Nespolo - Gabriel Sperandio Milan
CargoEstudante de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) - Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Doutor em Engenharia de Produção. Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Páginas68-91
FATORES DETERMINANTES NA COMPRA DE ROUPAS FEMININAS
COM MARCAS PRÓPRIAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL
Deise Taiana de Ávila Dias
1
Daniele Nespolo2
Gabriel Sperandio Milan3
Resumo: Este estudo abordou os fatores determinantes na compra de roupas femininas, com marca própria na
cidade de Caxias do Sul, também identificou-se o perfil das consumidoras, e diante ao composto de marketing,
os 4Ps propostos por Kotler, pretendeu-se identificar como eles são ordenados segundo o ponto de vista destas
consumidoras. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, tendo objetivo
exploratório e lançando mão dos procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e levantamento de dados.
O questionário foi desenvolvido com a utilização de uma escala baseada na Escala de Likert. Na análise e
interpretação dos dados, aplicou-se a estatística descritiva: frequência relativa, média aritmética simples, desvio
padrão e coeficiente de variação. Com relação ao perfil das cons umidoras foi possível afirmar q ue são pessoas
com id ades entre 20 e 30 anos, solteiras e com Ensino Médio completo. Elas comprovam sua independência
financeira por meio de renda própria, apresentando renda familiar entre R$ 1.400,00 e R$ 4.200,00. Aponta-se
que a remuneração própria representa 30% na renda familiar. Costumando efetuar suas compras em grifes uma
vez por mês. Com a finalidade de investigar a ordenação dos 4Ps, percebeu-se que o “P” de preço, que aborda se
o preço é o principal elemento no momento da concretização da compra, é o q ue obteve a menor média (4,363 ).
O “P” de promoção, e m especial que menciona ser o atendimento d o vendedor fundamental p ara finalizar a
compra, foi o que obteve a maior média (5,339).
Palavras-chave: Fatores determinantes, roupas femininas, perfil das consumidor as, composto de marketing.
Abstract: This study addressed the factors in buying women's clothing under its own brand in the city of Caxias
do Sul, also identi fied the profile of consumers, and on the market ing mix, the 4Ps proposed by Kotler, seeks to
identify as they are ordered according to the viewpoin t of the consumer. Developed a research of an applied
nature, with a quantitati ve ap proach with explo ratory objective and making use of the methodological
procedures: literature review and data collectio n. The questionnaire was developed using the a scale based on the
Likert Scale. The analysis and interpretation of data, applied to descriptive statistics : relative frequency,
arithmetic mean, standard deviation and coefficient of variation. Regarding the profile of consumers was
possible to say that people are aged between 20 and 30 years old, unmarried and completed high school. They
prove their financ ial independence through their own income, with an income of R$ 1.400, 00 and R$ 4.200,00.
Points out that the compensation itself represents 30% of the family income. Usually br ands make their
purchases once a month. In order to investigate t he ordering of the 4Ps, it was realized that the "P" price, which
addresses whether the price is the main element at the time of completion of the purchase, is what got the lowest
average (4,363). The "P" promotion, in partic ular mentioning is the fundamental service of the seller to finalize
the purchase, was the one that had the highest average (5,339).
Keywords: Determinants, women's clothing, the profile of consumers, marketing mix.
1 INTRODUÇÃO
As coleções criadas pelas grifes são elaboradas para responder às exigências
das classes média, média alta e alta. Os produtos elaborados apresentam alto padrão de
1 Estudante de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) deiset.dias@gmail.com
2 Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) dani.nespolo@ibest.com.br
3 Doutor em Engenharia de Produção. Universidade de Caxias do Sul (UCS). gsmilan@ucs.br
2
qualidade, uma vez que são confeccionados com os melhores tecidos nacionais e importados,
com design que valoriza as tendências de cada temporada. As organizações que atuam nesse
segmento primam pela qualidade e a diversificação dos seus produtos. Assim, a criatividade e
o aperfeiçoamento são os elementos fundamentais para apoiar a competitividade e a criação
de riqueza.
A presente investigação, com base nas pesquisas desenvolvidas, pretende
fornecer subsídios que permitam realizar um estudo acerca da viabilidade de instalação de
uma nova grife de roupas femininas exclusivas na cidade de Caxias do Sul, contando com
fabricação e marcas próprias de vestuários femininos, estilos casual e clássico tradicional, sob
o ponto de vista do cliente. Barletta (2003, p. 21) afirma que “as mulheres são as
consumidoras mais poderosas do mundo”. Com base nessa afirmação, o problema de pesquisa
pode ser definido como: “Quais são os fatores determinantes na compra de roupas femininas
exclusivas, com marca própria na cidade de Caxias do Sul?”
O objetivo geral procura responder ao problema de pesquisa citado no
parágrafo anterior e definido como: “Avaliar os fatores determinantes na compra de roupas
femininas exclusivas, com marca própria em Caxias do Sul.” Nesse contexto, os objetivos
específicos, que apoiam o objetivo geral, são: a) “conhecer o perfil da cliente de grifes de
roupas exclusivas”; e b) diante ao composto de marketing, os 4Ps propostos por Kotler,
pretendeu-se identificar como eles são ordenados segundo o ponto de vista destas
consumidoras”.
Buccelli (2007) afirma que as empresas excelentes aprendem continuamente,
não somente por meio de suas atividades próprias e com seu desempenho, no entanto também
com a prática dos outros, mediante o compartilhamento do conhecimento. Assim, procurar
entender o comportamento do consumidor não é tarefa fácil, pela complexidade que cerca o
ser humano.
Desse modo, analisar e compreender os diversos fatores que influenciam as
pessoas em suas decisões de compra é uma atividade desafiadora para os profissionais de
marketing. Porquanto, as pessoas consomem bens ou serviços a todo o momento, e estão
cercadas por milhares de opções para satisfazê-las. As motivações para compra têm estímulos
muito subjetivos e pessoais, fazendo surgir até mesmo uma relação de afeto com o produto ou
serviço consumido.
O referencial teórico é a parte do estudo que apresenta o desenvolvimento de
textos sobre o tema proposto, com base nos principais autores consultados; utilizam-se
citações diretas e indiretas. (SANTOS; MOLINA; DIAS, 2007). Portanto, o referencial

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