Redução do imposto sobre produtos industrializados e seu efeito sobre a venda de automóveis no Brasil: uma análise do período de 2006 a 2013

AutorMarcelo Driemeyer Wilbert - André Luiz Marques Serrano - Rodrigo de Souza Gonçalves - Laís Sienna Alves
CargoDoutor em Economia pela Universidade de Brasília, UnB - Doutor em Economia pela Universidade de Brasília, UnB - Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, UnB - Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília
Páginas107-124
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2014v11n24p107
107
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 107-124, set./dez. 2014
Redução do imposto sobre produtos industrializados e seu efeito sobre a
venda de automóveis no Brasil: uma análise do período de 2006 a 2013
Tax reduction on industrialized products and its effect on car sales in Brazil: an analysis of
the period 2006 to 2013
Reducción del impuesto sobre productos industrializados y su efecto sobre la venta de
automóviles en Brasil: un análisis del período de 2006 a 2013
Marcelo Driemeyer Wilbert
Doutor em Economia pela Universidade de Brasília - UnB
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA), Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade (FACE), Universidade de Brasília (UNB)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, Asa Norte
CEP: 70.910-900 󰜔 Brasília/ DF 󰜔 Brasil
E-mail: marcelodw@unb.br
Telefone: +55 (61) 3107-0795
André Luiz Marques Serrano
Doutor em Economia pela Universidade de Brasília - UnB
Professor do Departamento Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
(FACE), Universidade de Brasília (UNB)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, Asa Norte
CEP: 70.910-900 󰜔 Brasília/ DF 󰜔 Brasil
E-mail: andrelms@unb.br
Telefone: +55 (61) 3107-7110
Rodrigo de Souza Gonçalves
Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA), Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade (FACE), Universidade de Brasília (UNB)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, Asa Norte
CEP: 70.910-900 󰜔 Brasília/ DF 󰜔 Brasil
E-mail: rgoncalves@unb.br
Telefone: +55 (61) 3107-0798
Laís Sienna Alves
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA), Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade (FACE), Universidade de Brasília (UNB)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, Asa Norte
CEP: 70.910-900 󰜔 Brasília/ DF 󰜔 Brasil
E-mail: lais_sienna@hotmail.com
Artigo recebido em 10/02/2014. Revisado por pares em 17/09/2014. Reformulado em
16/10/2014. Recomendado para publicação em 15/11/2014 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 15/12/2014.
Marcelo Driemeyer Wilbert, André Luiz Marques Serrano, Rodrigo de So uza Gonçalves e Laís Sienna Alves
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 107-124, set./dez. 2014
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Resumo
No período entre 2006 a 2013 a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para
automóveis foi reduzida em dois momentos, com o objetivo de aumentar a demanda destes e
estimular a economia. Assim, o objetivo deste artigo é verificar se a redução da alíquota do IPI
causou alterações nas vendas de automóveis. Por meio de análise de regressão, foi testada a
influência da redução da alíquota do IPI sobre a venda de automóveis. Os resultados obtidos
demostraram que não é possível afirmar que a redução da alíquota do IPI foi capaz de modificar o
comportamento da venda de automóveis. Como resultados adicionais, observa-se no período a
expansão do crédito à pessoa física, mesmo em uma situação de declínio da renda real do
trabalhador. Outra observação foi de que o preço do automóvel popular teve um aumento abaixo
da inflação, indicando uma mudança de preços relativos.
Palavras-chaves: Imposto sobre produtos industrializados. IPI. Venda de automóveis. Renúncia
fiscal.
Abstract
In the period between 2006 and 2013 the tax rate on industrialized products for cars was reduced
in two stages, with the aim of increasing their demand and stimulate the economy. Thus, the aim
of this paper is to verify whether the reduction in the rate of tax on industrialized products caused
alterations in auto sales. Through regression analysis, was tested the influence of the reduction in
of tax on industrialized products on the cars sale. The results showed that it is not possible to state
that the reduction in tax on industrialized products rate was able to change the behavior of car
sales. As additional results, can be seen in the period the expansion of credit to the natural person,
even in a situation of worker󰜚s real income declining. Another observation was that the price of
the economy car had an increase below inflation, indicating a change in relative prices.
Keywords: Tax on industrialized products. TIP. Car sales. Fiscal waiver.
Resumen
En el período entre 2006 y 2013 la alícuota del Impuesto sobre Productos Industrializados para
automóviles fue reducida en dos momentos, con el objetivo de aumentar la demanda de estos y
estimular la economía. Así, el objetivo de este artículo es verificar si la reducción de la alícuota
del IPI causó alteraciones en las ventas de automóviles. Por medio del análisis de regresión, fue
probada la influencia de la reducción de la alícuota del IPI sobre la venta de automóviles. Los
resultados obtenidos demostraron que no es posible afirmar que la reducción de la alícuota del IPI
fue capaz de modificar el comportamiento de la venta de automóviles. Como resultados
adicionales, se observa en el período la expansión del crédito a la persona física, aun en una
situación de declive de la renta real del trabajador. Otra observación fue que el precio del
automóvil popular tuvo un aumento abajo de la inflación, indicando un cambio de precios
relativos.
Palabras clave: Impuesto sobre productos industrializados. IPI. Venta de automóviles. Renuncia
fiscal.

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