Introdução ao recrutamento de pessoal

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas89-103

Page 91

Objetivos do capítulo

· Conceituar Recrutamento de Pessoal;

· Apresentar as etapas do Recrutamento de Pessoal;

· Apresentar as principais fontes de Recrutamento;

· Discorrer sobre a montagem de cadastro de candidatos;

· Verificar os aspectos motivacionais dos candidatos a emprego. /

Conceituação

Considera-se recrutamento o meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização. Pode-se observar algumas conceituações. Segundo Toledo e Milione, recrutamento "é a etapa inicial do processo de busca e atração de mão de obra para a organização, procurando prover o número adequado de candidatos para as posições em aberto"1. Para Werther e Davis, "é o processo de encontrar e atrair candidatos capazes para solicitação de emprego"2, e, conforme Chiavenato, "é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização"3. Diz, ainda, Chiavenato que, "para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção"4.

Considerando recrutamento como "atração de mão de obra", uma empresa terá maior facilidade no recrutamento externo quanto melhor for sua imagem perante o mercado. Essa imagem associada à remuneração, à carreira, aos desafios, a oportunidade de desenvolvimento, ao clima de trabalho, à qualidade de vida, entre outros, conforme narrado anteriormente, levará a empresa a ter maior facilidade na disputa pelos melhores profissionais do mercado de trabalho.

É claro que a empresa tem pontos positivos, e cabe ao recrutador ressaltá-los, de modo que ela passe a ser conhecida por essa imagem positiva. É como uma campanha de marketing, no lançamento de novo produto: temos de, pelo recrutamento externo, despertar nos profissionais o interesse de candidatar-se às nossas vagas. Assim, recrutamento não é uma atividade

Page 92

passiva, de ficar esperando na empresa candidatos, mas sim uma atividade muito ativa, de atrair e despertar o interesse de possíveis candidatos às nossas vagas. Voltamos a lembrar que somente podemos realizar uma boa seleção caso tenhamos bons candidatos. O sucesso da seleção é traduzido pelo sucesso no recrutamento.

ETAPAS DO RECRUTAMENTO DE PESSOAL

O Quadro 5.1 resume as etapas do recrutamento de pessoal.

Conforme vimos nos capítulos anteriores, o planejamento de pessoal fornece as estimativas das vagas que são abertas formalmente mediante o preenchimento do formulário "Solicitação de Pessoal" pelo requisitante (Chefe da Unidade). Partindo do pressuposto de que existe na empresa o catá-logo de descrições e especificações de cargos, o formulário de "Solicitação de Pessoal" pode ser em muito simplificativo (veja modelo no Quadro 5.2). O campo "Informações Adicionais" do formulário destina-se ao preenchimento dos requisitos não constantes da análise de cargos. Caso a empresa não tenha o catálogo de descrição e especificação de cargos, é necessário incluir campos destinados a esse fim.

Quadro 5.1

ETAPAS DO RECRUTAMENTO DE PESSOAL

[VER PDF ADJUNTO]

Page 93

Quadro 5.2

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE PESSOAL

[VER PDF ADJUNTO]

Fontes de recrutamento

São duas as fontes de recrutamento: a interna e a externa. Por meio da interna, os candidatos são recrutados na própria empresa e, mediante a externa, os candidatos são recrutados no mercado de trabalho5. Quando utilizada a fonte externa, podemos escolher entre diversas opções, conforme Quadro 5.3.

Entre as duas fontes, devemos dar prioridade ao recrutamento interno, a não ser que se trate de preenchimento de cargos iniciais de carreira. Esse recrutamento merece atenção especial por parte do recrutador. Caso não existam candidatos internamente, deve-se recorrer a uma fonte externa. O recrutamento interno é narrado no capítulo a seguir e o recrutamento externo no capítulo 7.

Page 94

Quadro 5.3

PRINCIPAIS FONTES DE RECRUTAMENTO

[VER PDF ADJUNTO]

Cadastro de candidatos externos

Um bom cadastro de candidatos traduz-se no sucesso do recrutamento externo; no entanto, isso não significa um grande número de fichas de inscrições ou currículos, mas sim fichas de inscrições ou currículos que possuam a qualificação devida para o preenchimento de possíveis vagas de cargos que possam vir a ser abertos no futuro. Portanto, nunca se deve arquivar um currículo ou ficha de inscrição sem uma análise prévia, uma vez que isso só irá...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT