O Programa Reuni e os desafios para a formação profissional em Serviço Social

AutorKátia Regina de Souza Lima
CargoUniversidade Federal Fluminense (UFF)
Páginas258-267
258
O Programa Reuni e os desafios para a formação
profissional em Serviço Social
Kátia Regina de Souza Lima
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Recebido em 19.12.2012. Aprovado em 15.07.2013.
PESQUISA TEÓRICA
O Programa Reuni e os desafios para a formação profissional em Serviço Social
Resumo: Este artigo analisa a implantação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
(Reuni), particularmente no que se refere à ampliação do número de vagas discentes ofertadas nos cursos de Serviço Social das
universidades federais. Identifica o Reuni como uma expressão da política de expansão em curso no Brasil na primeira década do novo
século. Ao final, o texto problematiza o significado político e pedagógico do referido Programa, seus impactos na intensificação do
trabalho docente e na formação profissional em Serviço Social.
Palavras-chave: Reuni. Universidade federal. Trabalho docente. Formação profissional. Serviço Social.
The Reuni Program and Challenges for Professional Education in Social Work
Abstract: This article analyzes the implementation of the Program for Support to Plans for the Restructuring and Expansion of Federal
Universities (Reuni), particularly concerning the expansion of the number of openings for students in the schools of Social Work at
federal universities. It identifies Reuni as an expression of the expansion policy underway in Brazil in the first decade of the new
century. The text analyzes the political and pedagogical significance of the program, it’s impacts on the intensification of the work of
teaching and on professional education in Social Work.
Keywords: Reuni. Federal university. Teaching. Professional education. Social Work.
R. Katál., Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 258-267, jul./dez. 2013

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT