Paradigma e Disciplina nas Perspectivas de Kuhn e Morin

AutorS?rgio Lu?s Boeira - Adilson Alciomar Koslowski
CargoDoutor em ci?ncias humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o - Doutorando em filosofia (UFSC), professor de filosofia no Centro Universit?rio de Brusque (UNIFEBE) e Faculdade S?o Luiz (FSL).
Páginas90-115
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.6, n.1, p. 90-115, jan./jul. 2009
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PARADIGMA E DISCIPLINA NAS PERSPECTIVAS DE KUHN E MORIN1
PARADIGM AND DISCIPLINE IN THE PERSPECTIVES OF KUHN AND MORIN
PARADIGMA Y DISCIPLINA EN LAS PERSPECTIVAS DE KUHN Y MORIN
Sérgio Luís Boeira 2
Adilson Alciomar Koslowski 3
RESUMO:
Este ensaio compara o conceito de paradigma nas perspectivas de Thomas Kuhn e
Edgar Morin. Apesar da relevância internacional de suas obras e de suas
contribuições para a história da ciência e para a filosofia da ciência, observa-se na
literatura uma falta de estudos comparativos s obre suas principais idéias, o que tem
gerado confusões e simplificações. O ensaio parte de extensa pesquisa de obras
publicadas pelos autores em âmbito internacional. Na primeira seção, trata-se da
perspectiva de Kuhn sobre diversas noções, como paradigma, matriz disciplinar,
comunidade científica e incomensurabilidade. Na segunda, examina-se a
perspectiva de Morin sobre paradigma disjuntor-redutor e paradigma da
complexidade. Na terceira seção, comparam-s e suas perspectivas sobre progresso
científico, a partir da noção de disciplina, para discernir aspectos convergentes e
divergentes em suas obras, resumidos nas conclusões.
Palavras-chave: Paradigma; Disciplina; Filosofia da ciência.
ABSTRACT:
This essay compares the concept of paradigm in the perspectives of Thomas Kuhn
and Edgar Morin. Despite the international relevance of their works and their
contributions to the history of science and the philosophy of science, there is a lack in
literature of c omparative studies on their main ideas, and this lack has generated
confusion and simplifications. The article starts from an extensive research of the
works published by the authors at international level. In the first section, there is the
perspective of Kuhn on various concepts, such as paradigm, disciplinary matrix, the
scientific community and incommensurability. In the second section, the perspective
of Morin on the separation-reduction paradigm and on the complexity paradigm is
presented. In the third section, their perspectives on scientific progress under the
concept of discipline are compared, in order to discriminate convergent and divergent
aspects in their works. Finally, the findings are summarized.
Key-words: Paradigm; Discipline, Philosophy of science.
1 Os autores agradecem as críticas e recomendações dos pareceristas anônimos.
2 Doutor em ciências humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do
Programa de Pós-Graduação em Administração; e do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas
Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). E-mail: sergio.l.boeira@redelnet.com.br.
3 Doutorando em filosofia (UFSC), professor de filosofia no Centro Universitário de Brusque
(UNIFEBE) e Faculdade São Luiz (FSL). E-mail: kadilson@unifebe.edu.br
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.6, n.1, p. 90-115, jan./jul. 2009
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RESUMEN:
Este ensayo compara la noción de paradigma en las perspectivas de Thomas Kuhn
y Edgar Morin. A pesar de la relevancia internacional de sus obras y de sus
contribuciones para la historia de la ciencia y para la filosofía de la ciencia, se
observa en la literatura una falta de estudios comparativos sobre sus principales
ideas, lo que está generando confusiones y simplificaciones. El ensayo parte de una
extensa pesquisa de obras publicadas por los autores en ámbito internacional. En la
primera sección, se trata de la perspectiva de Kuhn sobre diversas nociones, como
paradigma, matriz disciplinar, comunidad científica y inconmensurabilidad. En la
secunda sección, se examina la perspectiva de Morin sobre el paradigma disyuntor-
reductor y sobre el paradigma de la complejidad. En la tercera sección, se comparan
sus perspectivas sobre el progreso científico, desde el concepto de disciplina, para
discernir aspectos convergentes y divergentes en sus obras, resumidos en las
conclusiones.
Palabras-claves: Paradigma; Disciplina; Filosofía de la ciencia.
1 INTRODUÇÃO
Este ensaio tem como objetivo principal esclarecer e comparar a noção de
paradigma nas obras de Thomas Kuhn e Edgar Morin. Secundariamente, pretende-
se comparar suas perspectivas sobre progresso científico, a partir da noção de
disciplina. Tal iniciativa justifica-se principalmente por dois motivos: a) relevância
internacional das obras dos autores e de suas contribuições para a história e filosofia
da ciência; b) falta de estudos comparativos sobre suas principais ideias, o que t em
gerado confusões e simplificações. (Exemplos disso: o uso da noção de paradigma
de Kuhn em ciências sociais tornou-se comum; a noção de paradigma de Morin é
com frequência confundida com teoria). A pesquisa bibliográfica concentrou-s e em
obras publicadas pelos autores em âmbito internacional. A seguir, destacamos uma
breve apresentação de aspectos biográficos e acadêmicos de cada um dos autores,
com o propósito de evidenciar a relevância de um estudo comparativo.
A obra do físico, historiador e filósofo da ciência norte-americano Thomas
Samuel Kuhn (nascido em 18 de julho de 1922, em Cincinnati, e falecido em 17 de
junho de 1996) influenciou decisivamente a filosofia da ciência no século XX, e ainda
continua a inspirá-la. Kuhn é considerado o principal responsável pela ruptura,
dentro da filosofia da ciência, com as tendências dominantes na primeira metade do
século XX: o positivismo lógico e o racionalismo crítico. Este autor pode ser
considerado um dos fundadores da tendência histórico-sociológica na filosofia da

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