As estratégias de resistência dos operadores de telemarketing frente às ofensivas do capital

AutorMônica Duarte Cavaignac
CargoUniversidade Estadual do Ceará (UECE)
Páginas155-164
As estratégias de resisncia dos operadores de
telemarketing frente às ofensivas do capital
Môn ica Dua rte Cav aigna c
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
As estratégias de resistên cia dos opera dores de tele marketing frente às ofensi vas do capital
Resumo: Este artigo propõe reflexões acerca das formas de consciência, organização e resistência dos trabalhadores num contexto de
flexibilização das relações de trabalho, fragmentação da classe trabalhadora e setorialização do movimento sindical, à luz de estudiosos
das transformações contemporâneas no mundo do trabalho. Resgata parte da tese de doutorado da autora, apresentando resultados de
uma pesquisa sobre a greve dos operadores de telemarketing de uma empresa privada de telecomunicações que ocorreu na cidade de
Fortaleza, em 2007, motivada por baixos salários e precárias condições de trabalho de jovens trabalhadores terceirizados. A observação
dos protestos e das mobilizações, bem como a coleta de depoimentos, revelou as percepções, motivações e perspectivas dos manifestantes,
apontando os significados do movimento que marcou a história desses “infoproletários” mais pelo seu caráter inédito de luta política
contra o grande capital do que pela conquista efetiva de direitos.
Palavras-chave: Operadores de telemarketing. Resistência. Greve.
Recebido em 07.03.2013. Aprovado em 10.06.2013.
R. Katál., Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 155-164, jul./dez. 2013
PESQUISA APLICADA
155

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT