Nulidade da sentença Arbitral

AutorAdevanir Tura
Ocupação do AutorBacharel em Direito, (Ciências Jurídicas), formado pela USF - Universidade São Francisco
Páginas93-100

Page 93

Somente poderá ocorrer o pedido de nulidade da Sentença Arbitral, quando não forem observadas as formalidades legais do Dispositivo Federal, ou na ocorrência de alguns vícios, tais como os descritos no artigo 32, Parágrafo I a VIII da Lei 9.307/96.

À parte que se sentir prejudicada e injustiçada com a Sentença Arbitral, terá, conforme a Lei de Arbitragem, 02 (duas) vias judiciais possíveis que são:

1) Se tratar de Sentença Arbitral Condenatória, poderá entrar com Impugnação nos termos do artigo, 475-L1do novo Código de Processo Civil, que disporá à parte o prazo de 15 (dez) dias contados de sua citação para adimplir a obrigação, sabido, como é, que a execução de Decisão Arbitral é processada perante o Juízo Estatal e não perante o Juízo Arbitral.

Page 94

2) Outra maneira de pleitear a nulidade perante o Poder Judiciário é verificar se a sentença foi proferida ao arrepio de qualquer um dos pressupostos ínsitos na Lei de Arbitragem, quais sejam:

  1. Se foi prolatada com ofensa a qualquer um dos textos supra, i é, se não contiver o Relatório, os Nomes das Partes e o Resumo do Litígio;

  2. Sem os seus fundamentos, nos quais os Árbitros analisaram as questões de Fato e de Direito;

  3. Se os Árbitros não declararam expressamente se julgaram a questão por Equidade ou não;

  4. Se nela não tiver mencionado o Dispositivo em que os Árbitros se basearam para resolver as questões que lhes foram submetidas;

  5. Se nela não foi estabelecido o Prazo para seu cumprimento, sempre que a hipótese julgada for esta;

  6. Se nela não constar o Lugar onde foi proferida a Sentença, além do dia em que os Árbitros prolataram;

  7. Se não estiver assinada pelo Árbitro ou Árbitros que a proferiram, decidindo a controvérsia;

  8. Se o Compromisso Arbitral for nulo;

  9. Se emanar de quem não podia ser Árbitro;

  10. Se não contiver os requisitos do artigo 26, incisos e parágrafos da Lei em questão;

  11. Se for proferida fora dos limites da Lei de Arbitragem;

  12. Se resultar de Concussão, Corrupção Passiva ou Prevaricação2 ou dos Árbitros ou do Árbitro único;

    Page 95

  13. Se for proferida fora do prazo legal estabelecido no Compromisso Arbitral, salvo se as partes, de comum acordo, concordaram em dilatá-lo;

  14. Se não foram respeitados os princípios do Contraditório, da Igualdade das partes da Imparcialidade do Árbitro e de seu livre convencimento.

    Enfim, são dois os tipos de Contestação admitidos na Arbitragem, tendo em vista não existir neste Instituto Legal, duplo grau de Jurisdição:

1 Embargos de declaração
1. 1 Embargos de devedor

Embargos de Declaração - Estes não constituem um recurso contra a Sentença, posto que ela não será anulada ou modificada, mas deverão ser prestados esclarecimentos, no sentido de torná-la mais clara e perfeita. Neste caso, a Sentença não será reparada. Em documento à parte, como se fosse outra Sentença, o Árbitro ou Tribunal Arbitral, no prazo de 10 (dez) dias eliminará as dúvidas com a subsequente notificação do aditamento às partes.

Todo ato jurídico é passivo de anulação. Sendo a Sentença Arbitral um ato jurídico, poderá ser anulada judicialmente, principalmente quanto à sua forma, tendo em vista que é um ato extremamente formal, e poderá ser plenamente anulada se não atender ao Princípio da Formalidade do Ato Processual.

A Lei prescreve que será nula a Sentença Arbitral se o Compromisso for nulo, se a Arbitragem é instituída pelas partes por meio de documentos viciados, ficando prejudicado todo o Procedimento até a Sentença.

Page 96

O Código Civil 2002 prescreve no seu artigo 104 que todo negócio jurídico, para ser válido, requer agente capaz. Será...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT