A relevância da informação contábil na identificação de empresas criadoras de valor: um estudo do setor de energia elétrica brasileiro

AutorAna Carolina Costa Corrêa - Alexandre Assaf Neto - Sílvio Hiroshi Nakao - Alyne Anteveli Osajima
CargoDoutoranda em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto - Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo
Páginas137-166
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n18p137
137
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.9, n.18, p.137-166, jun./dez., 2012
A relevância da informação contábil na identificação de empresas criadoras
de valor: um estudo do setor de energia elétrica brasileiro
The relevance of accounting information in the identification of value creating companies:
a study of the brazilian electricity sector
Ana Carolina Costa Corrêa
Doutoranda em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade
da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto
Endereço: Avenida dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre
CEP: 14040-905 – Ribeirão Preto/SP – Brasil
E-mail: carolcorrea@yahoo.com
Telefone: (16) 3602-4746
Alexandre Assaf Neto
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.
Professor Titular do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração,
Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (FEA-
RP/USP).
Endereço: Avenida dos Bandeirantes, n◦ 3900, Monte Alegre
CEP: 14040-905 – Ribeirão Preto/SP– Brasil
E-mail: assaf@terra.com.br
Telefone: (16) 3602-4746
Sílvio Hiroshi Nakao
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Professor do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP/USP
Endereço: Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre
CEP: 14040-030 - Ribeirão Preto/SP - Brasil
E-mail: shnakao@usp.br
Telefone: (16) 3602-4746
Alyne Anteveli Osajima
Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo
Endereço: Rua T064, Quadra 149, Lote 9/11, Apto 603 R, Bairro: Setor Bueno
CEP: 74230-110 – Goiânia/GO –Brasil
E-mail: lyosajima@yahoo.com.br
Telefone: (62) 8122-6060
Artigo recebido em 14/06/2011. Revisado por pares em 07/09/2012. Reformulado em
07/11/2012. Recomendado para publicação em 22/11/2012 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 14/12/2012.
Ana Carolina Costa Corrêa, Alexandre Assaf Neto, Sílvio Hiroshi Nakao e Alyne Anteveli Osajima
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.9, n.18, p.137-166, jul./dez., 2012
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Resumo
A relevância da informação contábil é um dos princípios que norteia a Contabilidade.
Sabendo-se que a criação de valor é um dos principais objetivos da empresa, este trabalho
buscou identificar os indicadores contábeis mais relevantes para discriminar as companhias
criadoras de valor no setor de energia elétrica brasileiro. Foi utilizada uma amostra de 52
empresas com ações negociadas na BM&FBOVESPA, totalizando 385 balanços anuais. Os
resultados indicam que houve geração de valor em 41,82% dos casos. Além disso, apontam
quatro indicadores como mais relevantes: retorno sobre o patrimônio líquido, composição do
endividamento bancário, independência financeira e composição do endividamento.
Palavras-chave: Relevância da informação contábil. Valor econômico agregado (VEA).
Indicadores contábeis. Gestão baseada no valor.
Abstract
The relevance of accounting information is one of the accounting guiding principles.
Knowing that value creation is one of the main objectives of the company, this study sought
to identify the most relevant financial indicators for discriminating companies that create
value in the Brazilian electricity sector. We used a sample of 52 companies listed on the
BM&FBOVESPA, totaling 385 annual statements. The results indicate that there was value
generation in 41.82% of cases. In addition, they point four indicators as most relevant: return
on equity, bank debt composition, financial independence and composition of debt.
Keywords: Relevance of accounting information. Economic value added (EVA). Accounting
indicators. Value-based management.
1 Introdução
Cada vez mais as informações contábeis estão voltadas para auxiliar a tomada de
decisão dos usuários externos, especialmente investidores. Isso pode ser visto explicitamente
no Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que
destaca a relevância como uma das quatro principais características qualitativas das
demonstrações contábeis. Nesse contexto, está a literatura sobre a relevância da informação
contábil, conhecida como Value-Relevance, na qual muitas pesquisas foram desenvolvidas
relacionando as informações contábeis e o mercado de capitais, testando sua capacidade de
influenciar a tomada de decisões dos investidores.
Um dos principais interesses destes é avaliar as empresas, tanto para escolher em qual
investir, como para verificar se o resultado está dentro do esperado. Há diversas medidas de
desempenho que podem ser usadas para essa finalidade. Porém, a Moderna Teoria Financeira
defende que a administração está voltada para a criação de riqueza, e a orientação básica das
decisões financeiras das empresas segue o objetivo principal de maximização da riqueza de
seus proprietários (ASSAF NETO, 2010).

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