Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo: constituição, histórico e primeiros movimentos de salvaguarda da coleção

AutorKatya Zuquim Braghini - Ricardo Tomasiello Pedro - Raquel Quirino Pinãs
CargoUniversidade Católica de São Paulo - Mestranda no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Mestrando no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Páginas28-49
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p28
MUSEU ESCOLAR DO COLÉGIO MARISTA
ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO:
CONSTITUIÇÃO, HISTÓRICO E PRIMEIROS
MOVIMENTOS DE SALVAGUARDA DA COLEÇÃO
THE MUSEUM SCHOOL OF SÃO PAULO MARIST
ARCHDIOCESAN COLLEGE: CONSTITUTION, HISTORY
AND FIRTS ACTIONS TOWARD SAFEGUARDING THE
COLLECTION
Katya Zuquim Braghini*
Raquel Quirino Pinãs**
Ricardo Tomasiello Pedro***
Resumo: O artigo apresenta o Museu Escolar do Colégio Marista
Arquidiocesano de São Paulo, instituição católica, confessional, fundada em
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iniciado há 150 anos e serve aos estudos voltados à história do ensino das
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conhecimento escolarizado. O objetivo do artigo é sondar o atual estado da
coleção, mas, ao mesmo tempo, mostrar como se deu o momento inicial de sua
composição, a partir do histórico de aquisição de suas peças, sempre pensado
como material didático inovador e representativo da modernização do ensino
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do espaço escolar, ou seja, entre ter sido local para o ensino de ciências e,
hoje, ambiente de guarda de coleção histórica dando historicidade à noção de
patrimônio como “propriedade”.
* Professora no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. E-mail: katya.braghini@yahoo.com.br
** Mestranda no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. E-mail: rickpedro@hotmail.com
*** Mestrando no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. E-mail: rqpinas@gmail.com
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 21, n. 31, p. 28-49, ago. 2014.
Palavras-chave:   
Práticas pedagógicas.
Abstract: The article presents the School Museum of São Paulo Marist
Archdiocesan College, a Catholic institution, confessional, established in
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began 150 years ago and serves the studies related to the history of science
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the “school museum” as the biography of the school itself, i.e. having been
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historical collection, giving historicity to the notion of heritage as “property”.
Keywords:
practices.
INTRODUÇÃO
Em 2006, é iniciado no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo
um projeto com o objetivo reforçar a memória institucional. Essa ação viria a
ser precursora e base das comemorações dos 150 anos de existência do colégio
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A constituição de um Memorial originou-se das demandas da comunidade
escolar no ano comemorativo, que desejava apontar as suas próprias seleções
e interesses documentais para a manutenção de suas tradições. Havia uma
expectativa em torno de itens que seriam eleitos como de “importância
histórica”. Os resultados dessas ações - pesquisa histórica e cronologia inicial,
organização prévia da documentação e o acesso ao público - foram alvos de
diversas apropriações e usos pela comunidade escolar.
Tratava-se da organização de um histórico que também demarcasse a
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expressa no “carisma” pela Educação, no qual o exercício da fé se apresenta
por meio do ensino. As comemorações fundaram um movimento de guarda
patrimonial, ao mesmo tempo em que buscava escolher, aquilo que, de maneira
histórica, compusesse e acomodasse uma “forma de ser Marista” na rotina
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