Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo: constituição, histórico e primeiros movimentos de salvaguarda da coleção
Autor | Katya Zuquim Braghini - Ricardo Tomasiello Pedro - Raquel Quirino Pinãs |
Cargo | Universidade Católica de São Paulo - Mestranda no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Mestrando no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Páginas | 28-49 |
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p28
MUSEU ESCOLAR DO COLÉGIO MARISTA
ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO:
CONSTITUIÇÃO, HISTÓRICO E PRIMEIROS
MOVIMENTOS DE SALVAGUARDA DA COLEÇÃO
THE MUSEUM SCHOOL OF SÃO PAULO MARIST
ARCHDIOCESAN COLLEGE: CONSTITUTION, HISTORY
AND FIRTS ACTIONS TOWARD SAFEGUARDING THE
COLLECTION
Katya Zuquim Braghini*
Raquel Quirino Pinãs**
Ricardo Tomasiello Pedro***
Resumo: O artigo apresenta o Museu Escolar do Colégio Marista
Arquidiocesano de São Paulo, instituição católica, confessional, fundada em
iniciado há 150 anos e serve aos estudos voltados à história do ensino das
conhecimento escolarizado. O objetivo do artigo é sondar o atual estado da
coleção, mas, ao mesmo tempo, mostrar como se deu o momento inicial de sua
composição, a partir do histórico de aquisição de suas peças, sempre pensado
como material didático inovador e representativo da modernização do ensino
do espaço escolar, ou seja, entre ter sido local para o ensino de ciências e,
hoje, ambiente de guarda de coleção histórica dando historicidade à noção de
patrimônio como “propriedade”.
* Professora no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. E-mail: katya.braghini@yahoo.com.br
** Mestranda no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. E-mail: rickpedro@hotmail.com
*** Mestrando no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. E-mail: rqpinas@gmail.com
29
Revista Esboços, Florianópolis, v. 21, n. 31, p. 28-49, ago. 2014.
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas.
Abstract: The article presents the School Museum of São Paulo Marist
Archdiocesan College, a Catholic institution, confessional, established in
began 150 years ago and serves the studies related to the history of science
the “school museum” as the biography of the school itself, i.e. having been
historical collection, giving historicity to the notion of heritage as “property”.
Keywords:
practices.
INTRODUÇÃO
Em 2006, é iniciado no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo
um projeto com o objetivo reforçar a memória institucional. Essa ação viria a
ser precursora e base das comemorações dos 150 anos de existência do colégio
1
A constituição de um Memorial originou-se das demandas da comunidade
escolar no ano comemorativo, que desejava apontar as suas próprias seleções
e interesses documentais para a manutenção de suas tradições. Havia uma
expectativa em torno de itens que seriam eleitos como de “importância
histórica”. Os resultados dessas ações - pesquisa histórica e cronologia inicial,
organização prévia da documentação e o acesso ao público - foram alvos de
diversas apropriações e usos pela comunidade escolar.
Tratava-se da organização de um histórico que também demarcasse a
expressa no “carisma” pela Educação, no qual o exercício da fé se apresenta
por meio do ensino. As comemorações fundaram um movimento de guarda
patrimonial, ao mesmo tempo em que buscava escolher, aquilo que, de maneira
histórica, compusesse e acomodasse uma “forma de ser Marista” na rotina
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO