Metodologias para avaliar o desempenho organizacional: revisão e proposta de uma abordagem multicritério

AutorAdemar Dutra
CargoProfessor no Departamento de Administração da UNISUL
Páginas25-56
Revista Contemp orânea de Cont abilidade
ano 02 z v. 01 z jan./jun. z 2005 25
Ademar Dutra
professor no Departamento de Administração da UNISUL
RESUMO
No contexto organizacional contemporâneo a busca de competitividade
tem exigido das organizações preocupações permanentes com sistemas
de ava li ão de se u pr óp ri o de se mp en ho . As si m se nd o, as
organ izaçõe s lançam mão de modelos de avali ação disp onívei s n a
literatur a. Dada a importância do modelo selecionado para o processo
avali ativo, faz-se necess ária um a investigação sobr e a natu reza e o
poten cial d as me todolo gias e xisten tes. Neste sentido, e a par tir d e
uma rev isão da li teratu ra, este trabalh o, de cunh o teórico, prop õe a
análi se e compa ração d e alguns modelos de avali ação consider ados
releva ntes, segun do cr itério s def inidos pel o aut or. Em um prim eiro
momen to, este tr abalho apresen ta uma justifica tiva da sel eção fei ta
entre as metodologias disponíveis, explicitando os critérios construídos
para o proce sso seleti vo. Poste riormen te, são discutidos os asp ectos
de uma met odol ogi a pouco explor ada no cam po disc ipl inar de
admin istraçã o de empresas, a saber, a me todolo gia Multi-Cr iteria
Decis ion A iding – Constructivist (MCD A-C). Argum enta-s e que esta
metod ologia tem se desta cado em rel ação aos critéri os de avali ação
const ruídos e, conse qüente mente, em comp aração com as demai s
me to do lo gi as dis cuti das. P rete nde-s e, ass im , of er ec er uma
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contr ibuiçã o te órica para o processo de aval iação de dese mpenho
organiz acional , em consonância com o contexto atual.
Palavras-chave : sistemas de avaliação, desempenho organizac ional,
abordagem multicritério.
ABS TRA CT
In the present orga nizational context the sear ch for competiti vity has
demanded from the ent erpris es an everlas ting conc ern with sys tems
of eva luatio n of the ir own p erform ance. T hus the organizatio ns use
the par adigms of evalu ation av ailabl e. Due to the impor tance o f the
paradigm select ed it is necessary to assess the nature and potential of
the existing methodolo gies. Thus, starting with a review of the litera-
ture concer ned, t he pre sent w ork, w hich is mai nly th eoreti cal, p ro-
poses to analy se and co mpare some of t he most r elevan t model s of
evalua tion, acc ording to some criter ia defined by its autho r. First the
pr esent pap er just if ie s th e sel ec ti on unde rt ak en amon g th e
methodologies available and explains the criteria used for such a choice.
The n the mai n aspe cts of the Multi -Cr ite ria Decis ion Aidin g –
Constructivist (MCDA-C), a methodology still little exploited by the area
of business administration, are discusse d. It is argued that this meth-
odology stands out when compared to the other methodologies taking
into ac count th e evalua tion criteria adopted . The aim of the pres ent
work is t o off er a theor etical cont ribution t o the proc ess o f per for-
mance evaluation keeping in mind the present situatio n.
Key words : evaluati on system s, enterp rise perfo rmanc e, Multi-
Criteri a Decision Aidin g.
A impo rtânc ia do processo de avaliação do desempenho
organizacional pode ser caracterizada por meio da afirmação: tudo o
que não é medido não é gerenciado (KAPLAN; NORTON, 1997, p.
21). Assim, o ato ou ação de gerenciar uma organização requer um
processo de avaliação de seu desempenho, mesmo que seja informal.
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Considerando, ainda, que a melhoria do desempenho organizacional
passou a ser o foco diário de todos os profissionais que exercem funções
de liderança, a adoção de sistemas de avaliação tornou-se indispensável
nos dias atuais.
Historicamente, os processos de avaliação de desempenho
organizacional têm passado por alterações significativas, com vistas ao
ajuste e ao alinhamento a novos modelos de organização e gestão que
têm disciplinado a dinâmica de funcionamento do mundo organizacional.
A partir da Revolução Industrial até a segunda metade do século
XX, as preocupações com a avaliação do desempenho organizacional
focalizavam critérios estritamente financeiros e econômicos. Utilizavam-
se modelos quantitativos e normativistas, centralizados na capacidade
da organização de maximizar lucros no horizonte de vida de um projeto,
em detrimento de qualquer outro critério. Nesse período, o ambiente
organiz acional era cara cterizado pela certeza, pr evisib ilidade e
estabilidade, o que justificava a adoção de tais modelos.
Já a partir da década de 70, do século passado, iniciaram-se
mudanças fundamentais no ambiente organizacional, influenciadas,
principalmente, pelos seguintes aspectos: (i) processo de globalização;
(ii) aumento da competitividade; (iii) concorrência em escala global; (iv)
rápido desenvolvimento tecnológico; (v) processos integrados com
fornecedores e clientes; (vi) segmentação e enfoque nos clientes; (vii)
conhecimento como fator de produção (ULRICH, 1998; DRUCKER,
1997, 2001; KAPLAN e NORTON, 1997).
Essas mudanças no ambiente organizacional, que permanecem e
se tornam mais intensas nos dias de hoje, exigem das organizações: (i)
flexibilidade, por meio da maleabilidade nos processos de trabalho; (ii)
agilidade, por meio da velocidade nas mudanças; (iii) geração de
conhecimento, por meio do processo de aprendizagem organizacional;
(iv) criação de capital intelectual, por meio do desenvolvimento de
capacidades individuais e do comprometimento dos colaboradores; (v)
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