Metodologia qualitativa e quantitativa nos estudos em administração e organizações: lições da história da ciência

AutorSamuel Carvalho De Benedicto - Gideon Carvalho de Benedicto - Carlos Maciel Stieg - Gustavo Henrique Nogueira de Andrade
CargoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor nos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Fundação Educacional de Oliveira ? FEOL. End.: Estação de Ityrapuan S/N, Caixa Postal 122, Lavras ? MG. CEP: 37200-000 ? Brasil - Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor do Departamento de Administração e ...
Páginas39-60
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Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 30, p. 11-38, maio/ago 2011
A Contribuição de Thomas Kuhn para a Produção Científica em Administração
1 Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor nos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Fundação
Educacional de Oliveira – FEOL. End.: Estação de Ityrapuan S/N, Caixa Postal 122, Lavras – MG. CEP: 37200-000 – Brasil. E-mail:
sdebenedicto@bol.com.br.
2 Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
End.: Estação de Ityrapuan S/N, Caixa Postal 122, Lavras – MG. CEP: 37200-000 – Brasil. E-mail: gideon.benedicto@gmail.com.
3 Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvaro Penteado - FECAP. Professor das Faculdades Integradas Adventistas de
Minas Gerais. End.: Estação de Ityrapuan S/N, Caixa Postal 122, Lavras – MG. CEP: 37200-000 – Brasil. E-mail: cstieg@bol.com.br.
4 Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA. End.: Universidade
Federal de Lavras, Depto de Administração e Economia, Caixa Postal 3037, Lavras–MG. CEP: 37200-000 – Brasil. E-mail:
nogueiradeandrade@yahoo.com.br.
Artigo recebido em: 25/08/2010. Aceito em: 20/10/2010. Membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo editorial: João Nilo
Linhares.
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
DOI: 10.5007/2175-8077.2011v13n30p39
Metodologia Qualitativa e Quantitativa nos Estudos em Administração e Organizações: lições da história da Ciência
Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 30, p. 39-60, maio/ago 2011
Metodologia Qualitativa e Quantitativa nos
Estudos em Administração e Organizações:
lições da história da Ciência
Samuel Carvalho De Benedicto1
Gideon Carvalho de Benedicto2
Carlos Maciel Stieg3
Gustavo Henrique Nogueira de Andrade4
Resumo
Este estudo de natureza teórica analisa as contribuições da história da ciência
para a produção do conhecimento científico no campo da administração e dos
estudos organizacionais. Verificou-se no estudo que as teorias concernentes aos
estudos administrativos e organizacionais são falíveis e permanecem sujeitas a
um aperfeiçoamento constante ou substituição. Deve-se aceitar a ideia da
necessidade de constante transformação e aperfeiçoamento do conhecimento.
Evidenciou-se que os estudos em administração e organizações testemunharam
uma mudança de paradigma quando a escola clássica de administração foi
questionada e acrescida de novos paradigmas. Dessa forma, esse campo de estudos
tornou-se pluralístico, com conflito entre paradigmas e ciência normal, não sendo
diferente as questões concernentes às suas metodologias de pesquisa. Nesse
contexto, a história da ciência pode prover importantes lições ao mostrar que a
revolução científica não foi aceita pacificamente, senão por meio de acirradas
discussões e aparentes contradições. Diversos autores buscaram uma aproximação
entre as Ciências Sociais e Naturais. Assim, a utilização conjunta de metodologias
qualitativas e quantitativas está cada vez mais presente na pesquisa administrativa
e organizacional conferindo uma maior legitimação às diversas formas de
abordagem do tema. Os debates sobre qual a melhor abordagem permanecem,
apesar de ocorrer um maior diálogo entre essas duas correntes de pensamento
metodológico nas últimas décadas.
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Samuel Carvalho De Benedicto • Gideon Carvalho de Benedicto • Carlos Maciel Stieg • Gustavo Henrique Nogueira de Andrade
Palavras-chave: Metodologia qualitativa. Metodologia quantitativa. Administração.
Estudos organizacionais. História da ciência.
1 Introdução
A pesquisa no campo da administração e das organizações está passan-
do por transformações nos últimos anos. Avanços consideráveis estão ocor-
rendo nesta área, com resultados relevantes. Isso demonstra que as pesqui-
sas neste campo estão seguindo um curso normal, já trilhado por outras áre-
as do conhecimento, tais como a Economia, a Sociologia, a Física, a Biolo-
gia, entre outras (HATCHUEL, 2005).
Entretanto, as reflexões sobre a administração e os estudos
organizacionais ainda hoje, muitas vezes, refletem o resultado de pesquisas
fragmentadas e modelos e abordagens mutuamente excludentes. Assim, tor-
na-se necessário analisar e discutir uma gama de questões controversas que
ainda não foram bem compreendidas (DE BENEDICTO, 2008). Dentre ou-
tros problemas a serem superados nos estudos de administração e organiza-
ções, se encontra o método qualitativo versus quantitativo (BEARD; VAN
FLEET, 2003; CÂMARA, 2004).
Atualmente, há consenso sobre a necessidade de utilização rigorosa do
método na pesquisa, embora haja divergência sobre a utilização de um ou
mais paradigma. Também os debates sobre qual a melhor abordagem, se
qualitativa ou quantitativa, permanecem efervescentes, apesar ocorrer um
maior diálogo entre essas duas correntes de pensamento metodológico des-
de a década de 1970 (BEARD; VAN FLEET, 2003; DE BENEDICTO, 2008).
Partindo dessas considerações, este estudo tem como objetivo precípuo
analisar as contribuições da história da ciência para a produção do conheci-
mento científico no campo da administração e dos estudos organizacionais,
particularmente, sobre o uso isolado ou concomitante das metodologias qua-
litativa e quantitativa. Tal objetivo se encontra ancorado na posição de vári-
os autores – a exemplo de Barbieri (2006), de Beard, Van Fleet (2003) e de
Santos (2005) que afirmam ser a história da ciência um campo a ser explo-
rado na tentativa de auxiliar os estudos em administração e organizações na
superação de suas próprias contradições.

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