O impacto da estratégia de crédito na liquidez e rentabilidade: uma análise das lojas de departamentos do setor de comércio varejista

AutorFernanda Tavares Rezende Lobato - Ana Paula Silva - Karem Cristina de Sousa Ribeiro
CargoMestranda em Administração na Universidade Federal de Uberlândia - Mestranda em Administração na Universidade Federal de Uberlândia - Pós-Doutora em Administração na Universidade de São Paulo
Páginas11-34

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O impacto da estratégia de crédito na liquidez e rentabilidade: uma análise das lojas de departamentos do setor de comércio varejista

The impact of the strategy of credit in the liquidity and yield: an analysis of the department stores of the sector of retailing

Fernanda Tavares Rezende Lobato

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Uberlândia

Endereço: Avenida Engenheiro Diniz, 1095 - Bairro Martins CEP: 38.400-462 - Uberlândia/MG - Brasil Email: fernandatavarezende@yahoo.com.br Telefone: (34) 3214-3402

Ana Paula Silva

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Uberlândia

Endereço: Rua Pedro Urias da Silva, 198 - Bairro Luizote de Freitas CEP: 38.414-380 - Uberlândia/MG - Brasil Email: anapaullas@gmail.com Telefone: (34) 3214-3402

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro

PósDoutora em Administração na Universidade de São Paulo

Professora de Finanças da Universidade Federal de Uberlândia Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1F - Sala 216 - Campus Santa Mônica – Bairro Santa Mônica CEP: 38.400-902 – Uberlândia/MG - Brasil Email: kribeiro@ufu.br Telefone: (34) 3239-4132

Artigo recebido em abril de 2009. Passou por uma avaliação double blind review em novembro de 2009. Aceito em dezembro de 2009 pela Editora Científ‌ica Sandra Rolim Ensslin.

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A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar o impacto da política de crédito nos indicadores de liquidez e rentabilidade das lojas Globex Utilidades S.A., das Lojas Americanas S.A. e da Cia. Brasileira de Distribuição. Verif‌icouse que, para as três empresas analisadas, as políticas crédito e condições de vendas adotadas inf‌luenciam diretamente a liquidez e a rentabilidade. Estratégias de concessão de crédito mais f‌lexíveis, quase sempre resultaram em menor liquidez e menor rentabilidade. Na maior parte do período analisado não se evidenciou tradeoff entre liquidez e rentabilidade, indicando que políticas de crédito mais liberais não têm se traduzido em ganho real para as empresas, comprometendo a maximização do valor para os acionistas.

Palavras-chave: Política de Crédito, Liquidez, Rentabilidade.

The present research has for objective to demonstrate to the impact of the credit policy in the liquidity indicators and yield of the department stores of Globex Utilidades S.A., of the Lojas Americanas S.A. and of the Cia. Brasileira de Distribuição. It was found that, for the three companies examined, the credit policies and conditions of sales taken directly inf‌luence liquidity and prof‌itability. Strategies lending more f‌lexible, almost always resulted in lower liquidity and lower prof‌itability. Most of the analysis showed no tradeoff between liquidity and prof‌itability, it indicating that credit policies are more liberal have been not translated into real gains for f‌irms, undermining the maximizing shareholder value.

Key words: Credit Policy, Liquidity, Prof‌itability.

1 Introdução

A concessão de crédito representa um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento do consumo e do padrão de vida dos cidadãos, pois ela está associada ao aumento do poder de compra do individuo e conseqüente aumento das vendas nas empresas.

Esse crédito conf‌igurase em investimento da empresa em determinado cliente e como tal, oferece riscos e retornos que devem ser mensurados. De acordo com Brealey e Myers (1995) em certas empresas, cerca de um terço do ativo circulante está na forma de contas a receber, portanto verif‌icase a necessidade da empresa estar em constante aperfeiçoamento com as suas políticas de créditos, a f‌im de atender o objetivo principal da administração f‌inanceira que é maximizar a riqueza dos proprietários e acionistas.

A política de crédito das empresas inf‌luencia diretamente na sua liquidez e rentabilidade. Uma política mais afrouxada, com um período médio de recebimento (PMR) mais prolongado, tende a diminuir a liquidez e aumentar a rentabilidade do empreendimento, já uma política mais enrijecida, com um PMR mais curto, tende a aumentar a liquidez e conseqüentemente, diminuir a rentabilidade. Assim, verif‌icase a existência de um tradeoff entre a política de crédito, liquidez e rentabilidade.

Assim, optouse por analisar a inf‌luência da política de crédito na liqui-

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dez e rentabilidade nas lojas de departamento do setor do comércio varejista no período de 2001 a 2008, pois de acordo com o Instituto Brasileiro de Geograf‌ia e Estatística (IBGE), neste setor, observase um constante crescimento em suas receitas de vendas, o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 1,8% sobre março do ano anterior e de 3,8% e 7,2% nos acumulados do primeiro trimestre e dos últimos 12 meses, respectivamente.

A partir da análise de dados disponibilizados pelo IBGE e pelo BNDES, verif‌icase que a disponibilidade de crédito ao consumidor é de suma importância para as vendas no comércio varejista, assim, grande maioria das empresas nesse setor oferece algum tipo de f‌inanciamento aos seus clientes, sendo importante analisar as políticas de créditos adotadas.

O problema de pesquisa que motivou essa pesquisa pode ser assim enunciado: Qual é o impacto da estratégia de concessão de crédito na liquidez e na rentabilidade das lojas de departamentos do comércio varejista?

Assim, o objetivo principal desse trabalho é analisar o impacto da estratégia de concessão de crédito na liquidez e na rentabilidade das lojas de departamento do comércio varejista. Como objetivo específ‌ico pretendese analisar a existência do tradeoff entre liquidez e rentabilidade na política de crédito das empresas Globex Utilidades S.A., das Lojas Americanas S.A. e da Cia. Brasileira de Distribuição, no período de 2001 a 2008, as quais compõem o subsegmento das lojas de departamentos do comércio varejista.

O presente trabalho justif‌icase pela relevância da política de crédito no setor varejista, pois o crédito estimula as vendas e lucratividade das empresas nesse setor.

Além desta introdução, o trabalho está divido em mais cinco seções: a segunda apresenta uma contextualização do comércio varejista brasileiro, a terceira traz uma breve revisão do referencial teórico, a quarta trata da metodologia utilizada, a quinta seção descreve a análise dos resultados e a última apresenta as conclusões.

2 Referencial Teórico

Os dois eixos teóricos que informam o presente estudo são explorados, em termos de revisão de literatura, nas subseções a seguir.

2. 1 Comércio Varejista

O comércio varejista organizase para vender mercadorias direto ao consumidor f‌inal, representando assim, o último elo da cadeia de distribuição. As atividades desse setor classif‌icamse de acordo com a gama de produtos vendidos,

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a saber: combustíveis e lubrif‌icantes, hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, tecido, vestuário e calçados, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, livros, jornais, revistas e papelaria, veículos e motos, partes e peças e material de construção.

Tradicionalmente, o comércio varejista é dividido em dois grandes segmentos, alimentos e não alimentos, ou, entre bens de consumo duráveis, semiduráveis e não duráveis.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geograf‌ia e Estatística (IBGE), o comércio varejista do país, registrou alta no terceiro mês do ano de 2009, assinalando taxas de 0,3% no volume de vendas e de 0,5% na receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior (ajustadas sazonalmente).

Tabela 1: Brasil – Volume de vendas do comércio varejista e comércio varejista ampliado segundo Grupos de Atividades da Pesquisa Média do Comércio - 2009

[VER PDF ADJUNTO]

Fonte: Adaptado do IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

De acordo com os dados na Tabela 1, verif‌icase que o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 1,8% sobre março do ano anterior e de 3,8% e 7,2% nos acumulados do primeiro trimestre e dos últimos 12 meses, respectivamente.

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o setor

Comércio Varejista

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de comércio varejista caracterizase por possuir uma demanda com signif‌icativa sazonalidade, e ao mesmo tempo, por necessitar de um giro rápido de estoques. As políticas econômicas afetam diretamente o comércio varejista, pois seus volumes de vendas respondem rapidamente às mudanças na conjuntura macroeconômica e nos indicadores mais diretos de renda dos consumidores.

Nesse contexto, observa que disponibilidade de crédito ao consumidor é de suma importância para as vendas. Assim, notase que a grande maioria das empresas oferece algum tipo de f‌inanciamento aos seus clientes. Essa venda f‌inanciada é necessária para que o consumidor possa adquirir os produtos oferecidos, potencializando assim os negócios, ao passo que a empresa que oferece o crédito deve ser capitalizada em bases sólidas e...

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