Investigando as categorias foucaultianas: o olhar genealógico sobre os modos de condução das condutas

AutorNei Antonio Nunes
CargoUniversidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça/SC, Brasil
Páginas100-116
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NUNES, Nei A. Investigando as categorias foucaultianas: o olhar genealógico sobre os modos de...
Investigando as Categorias Foucaultianas: o olhar genealógico
sobre os modos de condução das condutas
Investigating the Foucauldian Categories: a genealogical look on the
modes of the conduct of conducts
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p100
Nei Antonio Nunes
Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça/SC, Brasil
Neste artigo, escrutinamos primeiramente as
noções foucaultianas de acontecimento, dispositi-
vo e regime de verdade procurando destacar sua
pertinência no instrumental genealógico. Levando
em consideração estas noções, buscamos explicitar
as categorias de governo e governamentalidade
mostrando sua relação com os processos moder-
nos e contemporâneos de condução das condutas.
Para tanto, e tomando por referência o curso “Os
anormais”, discutimos a transformação da tecnolo-

de normalização individualizante que sujeita as
pessoas. Em seguida, com base ainda nas pesqui-
sas genealógicas da década de 1970, indicamos a
existência de práticas de poder, de resistência e de
contracondutas distintas dos processos de sujei-
ção. Estas emergem como exercícios da liberda-
de e, assim, como modo possível de condução da
  
salientamos que este artigo é fruto de uma discus-
são eminentemente teórica, centrada em pesquisa

Palavras-chave: Genealogia – Poder – Condução
– Resistência - Contraconduta.
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Foucauldian notions of event, device and system of
truth seeking to highlight its relevance in the gean-
ological instrumental. Considering these notions,
we have tried to clarify the governement and gov-
ernamentality categories showing their relation-
ship with the modern and contemporary processes
of the conduct of conducts. For that, and having the
course “The abnormals” as a reference, we have
discussed the transformation of pastoral technol-
  -
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After that, still based on the 1970’s genealogical
researches, we indicate the existance of practices
of power, resistance and distinct counter-conducts
 -
dom exercises and, therefore, as a possible way of
conducting the self conduct and the other’s. Lastly,
we would like to stress this article is the result of
an eminently theoretical discussion, centered on
bibliographical research and conceptual analysis.
Keywords: Genealogy – Power – Conduction –
Resistance Counter-conduct.
Introdução
A consolidação do método como procedimento investigativo rigoroso na
pesquisa é um traço comum aos diferentes campos de conhecimento e mode-
los epistemológicos. Na tradição do pensamento social, o debate em torno das
metodologias tem ocupado pesquisadores dos mais diferentes matizes. Dentre
os teóricos que na segunda metade do século XX se ocuparam da questão dos
procedimentos investigativos em Ciências Humanas, Michel Foucault (1926-
        
temática. De passagem, salientamos que a discussão metodológica atraves-
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Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 47, n. 1, p. 100-116, abr. 2013
sa toda a sua obra, ou seja, está presente desde os estudos arqueológicos da
década de 1960. Quanto às pesquisas do período genealógico – que revelam
importantes deslocamentos em relação ao campo conceitual arqueológico –,
sobressaem-se importantes categorias investigativas como as noções de acon-
tecimento, dispositivo e regime de verdade, atualmente utilizadas no estudo
de diferentes fenômenos sociais.
Nos cursos do Collège de France intitulados “Segurança, território, popu-
lação” e “Nascimento da biopolítica” – ministrados em 1978 e 1979 – Fou-
cault dá um passo além em relação, sobretudo, ao que propusera nos estudos
genealógicos sobre as disciplinas, articulando a temática do poder ao que de-
nominou como práticas de governo e/ou governamentalidade – neologismo
por ele utilizado. Com isso, o pensador francês objetiva inquirir as diversas
formas de condução das condutas humanas exercidas nos diferentes espaços
da sociedade. Embora anterior aos cursos citados, em “Os Anormais” (1975)
já aparece uma importante problematização das práticas de condução das
         
individualização. Trata-se da discussão de tecnologias de poder que será reto-
mada, por exemplo, nas aulas de “Segurança, território, população”. Há que
considerar, contudo, que apesar dos muitos pontos de convergência entre as
duas pesquisas, as práticas de direção e exame de consciência são discutidas
nas aulas ministradas no Collège de France em 1975, respeitando um recorte
histórico diverso daquele proposto três anos depois. Em “Os anormais”, o
teórico prioriza a investigação dos efeitos da tecnologia pastoral no ocidente
moderno e contemporâneo. Já o curso “Segurança, território, população” co-
teja as experiências modernas do governo dos “outros”, mas introduz a análise
tendo por base a distinção entre a prática da direção de consciência dos gregos
e a do cristianismo na antiguidade.
Neste artigo, ao escrutinarmos as categorias genealógicas de aconteci-
mento, dispositivo e regime de verdade, visamos enfatizar a sua pertinência
aos estudos foucaultianos dos modelos ocidentais de gestão da vida humana.
Levando em consideração estas noções, procuramos explicitar as categorias
de governo e governamentalidade visando confrontar alguns aspectos das prá-
ticas de governo presentes nas sociedades ocidentais, enfocando as produti-
vidades que delas decorrem: a metamorfose da tecnologia pastoral cristã de

na produção foucaultianas dos anos de 1970, possibilidades de práticas de go-
verno (como condução da própria conduta e da conduta dos demais) distintas
dos processos de sujeição analisados no curso de 1975. Salientamos ainda
que este artigo é fruto de uma discussão eminentemente teórica, centrada em

Acontecimento, dispositivo e regime de verdade: problematizações
genealógicas
É certo que o termo genealogia indica tanto os alvos foucaultianos de
pesquisa a partir de 1970, quanto a presença de Nietsche (1844-1900) no

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