Introdução

AutorTito Lívio Ferreira Gomide - Lívio Gomide
Páginas11-12

Page 11

O que nos levou a escrever este Manual foi a constatação do incrível descuido de nossas instituições públicas e privadas quanto à segurança documental, decorrente da desinformação generalizada de noções básicas de Grafoscopia.

Essa situação é consequência da inexistência de incentivos destinados à divulgação das técnicas de segurança documental, ou mesmo da boa formação de profissionais nessa área, inversamente ao que ocorre nos países do Primeiro Mundo.

A ausência de fotografia do portador nos Títulos de Eleitor, além de outras falhas primárias em outros documentos, comprovam a incúria nacional com a segurança de documentos.

O abandono e o desconhecimento que envolvem a Grafoscopia têm favorecido o surgimento de fraudes nas mais diversas atividades, facilitando a conduta criminosa e a corrupção.

Inconformados com essa situação e movidos pela admiração e respeito à ciência grafoscópica, procuramos despertar o interesse de leigos sobre a matéria, através de divulgação simples e objetiva, que visa desmistificar a disciplina e atrair novos talentos para a profissão.

A literatura disponível no Brasil é escassa e voltada apenas para a perícia, o que nos direcionou para um trabalho de reno-vação, incluindo técnicas de prevenções contra fraudes e revisão de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT