Introdução

AutorMauricio Godinho Delgado
Páginas35-35

Page 35

O desemprego, a partir de meados dos anos 1970, tornou- se, de modo notório, fenômeno socioeconômico persistente e grave em inúmeros países capitalistas ocidentais, desde o universo europeu desenvolvido até a realidade de distintas economias latino-americanas.

O elevado índice de muitas das taxas nacionais de desempre go (comumente próximas ou acima de dois dígitos) e a sua renitente continuidade ao longo do tempo têm ensejado a busca de explicações sobre o fenômeno.

Ganhou hegemonia, desde a década de 1980, a linha explicativa que perfila argumentos em torno da singularidade do fenômeno na presente fase capitalista: o desemprego, ao invés da natureza conjuntural (ainda que eventualmente grave) sempre ostentada em períodos anteriores do sistema econômico, teria assumido, nas últi mas décadas, efetivo caráter estrutural.

A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT