O projeto de avaliação institucional da faculdade da serra gaúcha - FSG

AutorComissão própria de avaliação da FSG
CargoDiretor da FSG - Prof. Ms. João Dal Bello
1 Contextualização do projeto: avaliação institucional na FSG e o sinaes

É imprescindível ressaltar que o processo de Avaliação Institucional na FSG não se restringe a uma discussão atual, tendo em vista as orientações e exigências governamentais; ao contrário, respeita inúmeras ações que já vinham sendo desenvolvidas anteriormente. Como base, o processo envolvia uma prática de avaliação semestral das disciplinas, infraestrutura e instituição, que propiciava uma leitura das diferentes ações desenvolvidas. No entanto, os resultados obtidos não subsidiavam o processo de planejamento institucional.

Considerando a importância da integração dos processos de avaliação e planejamento nas IES, decidiuse implementar na FSG um modelo integrativo de ambos os processos, resultado de um estudo de doutorado realizado por Rodrigues (2003) intitulado Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as Universidades Comunitárias Gaúchas.

Tal estudo foi a base do projeto de Avaliação Institucional da FSG e começou a ser implementado no mês de março de 2004, a partir da apresentação da proposta junto aos dirigentes da Faculdade. Entendeuse que a proposta era perfeitamente aplicável a seu ambiente institucional, necessitando de pequenos ajustes à estrutura organizacional vigente.

As reuniões que foram estabelecidas no grupo desde a sua implementação focaram a sua análise na avaliação do ensino de graduação, tendo em vista que a metodologia pressupõe um cronograma de execução. Desta forma, foram estabelecidos no grupo alguns procedimentos, ou seja: (i) o instrumento de coleta de dados sobre a satisfação dos alunos em relação à disciplina e cursos seria mantido no ano de 2004 com ajustes; (ii) a avaliação aconteceria tanto de forma quantitativa (conforme modelo proposto por Rodrigues, 2003) quanto de forma qualitativa.

Também ficou decidido que os instrumentos de avaliação da satisfação dos alunos na FSG seriam basicamente três: (i) avaliação dinâmica, ou seja, pontos como xerox, biblioteca, cantina, entre outros, deveriam ser avaliados ao longo do tempo e não ter um período para a sua realização. Tal processo ainda está em fase de discussão, onde estão sendo estudadas formas de agilizar esse serviço como caixa de sugestões, entre outros; (ii) canal aberto, ou seja, processo que visa levantar a opinião do público envolvido (aluno, professor, funcionário, etc.) a respeito da Instituição, sendo de natureza qualitativa. Oportuno salientar que tal processo também está em fase de planejamento e (iii) avaliação por blocos, onde a idéia principal é mudar o enfoque adotado pela FSG. Objetivase fazer com que a avaliação aconteça não em um determinado período de tempo, como no final do semestre, e sim que a avaliação referente à satisfação dos alunos seja realizada em blocos (mensal ou bimestral). Para tanto, os alunos receberão um informativo via email e deverão acessar a página da Instituição para o preenchimento dos dados.

A comissão de avaliação aperfeiçoou a forma de aplicação dos instrumentos e a interpretação dos dados propriamente dita, agregando ao processo a construção do Informativo Avalie, que já está na sua segunda edição, buscando mostrar à comunidade acadêmica os resultados obtidos, assim como as ações da Faculdade para a melhoria dos pontos deficitários.

Em abril de 2004, através da Lei nº 10.861, o Governo Federal insti¬tuiu o novo Sistema de Avaliação da Educação Superior - SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, dos Cursos de Graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

O SINAES é um sistema de avaliação integrada e global das atividades acadêmicas, composto por três processos diferenciados, ou seja:

(i) avaliação das IES - AVALIE;

(ii) avaliação dos cursos de graduação - ACG;

(iii) avaliação do desempenho dos estudantes - ENADE.

Segundo o Art. 2º da Lei 10.861, o SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

I - a avaliação institucional interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das IES e de seus cursos;

II - o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;

III - o respeito à identidade e à diversidade de Instituições e de cursos;

IV - a participação do corpo discente, docente e técnicoadminis¬trativo das Instituições de Educação Superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.

No seu Art. 3º, o SINAES aponta que a avaliação das IES terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas, obrigatoriamente, as seguintes:

I - A missão e o plano de desenvolvimento institucional.

II - A política para o ensino, a pósgraduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

III - A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere a sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, à memória cultural da produção artística e do patrimônio cultural.

IV - A comunicação com a sociedade.

V - As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnicoadministrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

VI - A organização e gestão da Instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

VII - A infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

VIII - O planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.

IX - As políticas de atendimento aos estudantes.

X - A sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

A partir da mudança no Sistema de Avaliação da Educação Superior, a FSG adequou a sua metodologia de trabalho ao disposto na legislação, a fim de enviar a proposta à CONAES (Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior) para apreciação.

Apresentaremos, a seguir, de um modo geral, o itinerário que a Comissão Própria de Avaliação - CPA percorreu nesse período:

Em março de 2004, institucionalizouse na FSG uma nova concepção de Avaliação Institucional que respeitou as práticas existentes até então e inseriu uma nova metodologia1.

Adequouse a nova proposta vigente na Instituição às exigências do SINAES2. A proposta será explicitada a seguir e cabe ressaltar que a mesma contempla as...

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